Gadgets para elevar a sua produtividade a outro patamar

Se trabalha a partir de casa, provavelmente as distrações rodeiam-no a todo o momento. Mas mesmo que não esteja em teletrabalho, é fácil perder o foco. Aqui vão alguns truques e sugestões para aumentar a sua produtividade e reduzir o stress do dia-a-dia.

Quando há demasiadas tarefas para realizar e pouco tempo para as fazer, a preguiça pode ser o nosso pior inimigo. É fácil deixarmos tudo para amanhã e passar horas no telemóvel ou a ver televisão sem realmente despachar nada, mas com a tecnologia do seu lado é possível ser muito mais produtivo do que pensa.

 

Como a tecnologia o vai ajudar a ser mais produtivo

Relatórios por entregar, trabalhos por começar ou até treinos matinais por fazer podem tornar-se avassaladores quando chega o momento de pôr mãos à obra. Por isso, aqui recomendamos alguns gadgets e equipamentos que o vão impulsionar a concretizar mais objetivos, seja em termos profissionais ou até para preenchimento pessoal.

Segundo monitor

Quantas vezes olhou para o seu portátil ou desktop e ficou desanimado com o tamanho do seu ecrã? Se trabalha com muito texto ou páginas web constantemente abertas para visualizar e comparar informação, provavelmente os seus olhos já pedem um ecrã para poder escrever, pesquisar e digitar melhor.

Por isso é que o sistema de dois monitores tem sido uma das maiores tendências do mercado no que diz respeito à utilização dos computadores. Adquirir um segundo monitor para complementar o que já possui não só permite “respirar” o ecrã, como lhe deixa fazer muito mais do tendo apenas um monitor.

Por exemplo: se trabalha com muitos números e analisa muitos dados, pode colocar as folhas excel num dos monitores e escrever ou consultar outros dados no outro monitor; ou se trabalha na área da criação de conteúdos, poderá colocar os textos que está a escrever num monitor e os outros conteúdos que servem de inspiração no seu segundo monitor.

Este sistema permite-lhe ser muito mais rápido a transmitir as suas ideias e facilmente poderá comparar e navegar pela web de uma forma muito mais ampla e dinâmica do que se utilizasse apenas um só monitor, onde teria que estar sempre a mudar de aba ou a dividir as janelas no ecrã de uma forma nada confortável para os seus olhos.

Teclado

E porque o toque é tão importante quanto a visão, escrever em superfícies confortáveis aos dedos e que permitam uma digitação fácil, rápida e simples é fundamental.

Por essa razão, aconselhamos a escolha de um computador com um teclado suave e confortável ou, caso veja que tem essa necessidade, a compra de um teclado complementar ao seu computador portátil ou desktop.

Os teclados sem fios são mais aconselhados, pois ocupam menos espaço e confusão na secretária. Teclados com teclas altas e robustas provavelmente vão atrasar a sua digitação, enquanto que teclados com teclas mais baixas e com pouco ruído não atrapalham as suas ideias e permitem uma maior rapidez na escrita.

Mais iluminação

Trabalhar em locais com pouca luz pode ser uma das causas para a sua falta de concentração e desmotivação. Ambientes escuros não favorecem em nada a produtividade: causam sono, dificuldade de visão e cansam bastante os seus olhos.

Por isso, optar por espaços iluminados por luz solar direta tem de ser uma prioridade, já que o vão ajudar a organizar-se e tornar mais claras as tarefas que tem que fazer ao longo da semana ou do mês.

Caso goste de trabalhar de noite, não deve prescindir de candeeiros para iluminação do espaço de trabalho, preferencialmente com lâmpadas LED ou Economizadoras (principalmente para pessoas que passam muitas horas seguidas a trabalhar).

Rato

Um rato de computador é um instrumento essencial para trabalhos que envolvam edição e manuseamento de ficheiros. Se trabalha nas áreas da Ilustração, Edição de Vídeo, Imagem e Som, ou fá-lo para puro prazer pessoal, editar sem um rato é certamente receita para o desastre!

Se já está cansado de utilizar o touchpad do seu portátil e a mão começa a latejar, provavelmente já está na altura de adquirir um rato de computador. Comprar o rato correto é crucial para o seu bem-estar: deve ser confortável e bastante maleável – não queremos problemas nas suas articulações mais tarde.

Bons programas de edição

No seguimento do ponto acima, ter os periféricos certos não basta para que se sinta motivado a criar mais e melhor. Se a área da criatividade e criação de conteúdos é a sua praia, apostar em boas ferramentas e programas de edição deve estar no topo da sua lista.

Qualquer programa da Adobe (Adobe Premiere, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, etc) é recomendado para profissionais ou fãs de edição e design gráfico, mas, caso tenha um Mac, o Final Cut Pro (para a edição de vídeo) também não fica nada atrás.

Headphones com Cancelamento de Ruído Ativo

Se trabalha em casa e o ruído das obras dos vizinhos lhe causa dores de cabeça, ou até se já está no escritório e a música do colega de secretária o põe furioso, está na altura de comprar uns headphones com cancelamento de ruído ativo.

Como o próprio nome indica, estes auscultadores são produzidos de forma a bloquearem por completo o barulho à sua volta, sendo por isso ideais para manter a concentração e despachar as tarefas urgentes, ouvindo apenas aquilo que gosta.

Máquina de café

Acordar cedo para trabalhar pode ser um verdadeiro martírio, por isso opte por comprar aparelhos que o vão fazer saltar da cama.

Nem precisamos de enumerar as diversas vantagens que existem em possuir uma máquina de café em casa… vamos apenas concordar que não há nada como uma chávena de café bem tirada para melhorar a sua disposição matinal e produtividade.

Purificador de ar e difusor de aroma

O ambiente em que trabalhamos e criamos pode tem um impacto direto no nosso humor e produtividade. Desta forma, trabalhar num local limpo e higienizado, perfeito para a sua saúde, é extremamente importante para que se sinta preparado para enfrentar qualquer projeto no trabalho ou pessoal.

Propomos, por isso, a aposta num purificador de ar, que garante que o espaço no local dedica todos os seus esforços está purificado e higienizado, livre de bactérias e outros microrganismos nocivos à sua saúde respiratória. Optar por um difusor de aroma garante-lhe um ambiente ainda mais agradável e poderá aliviar o seu stress.

Relógio de desporto e bicicleta elétrica

Noutro parâmetro completamente diferente, se um dos seus objetivos para aumentar a sua produtividade é mexer-se mais durante o dia e tornar-se mais saudável, nada melhor do que adquirir um monitor de desporto para começar.

Outros equipamentos que lhe vão transmitir mais motivação para ser mais ativo são, por exemplo, as bicicletas elétricas. Não só pratica exercício enquanto passeia, como está a ter um impacto positivo no planeta — e não há melhor sensação do que essa, certo?

Não há mais desculpas para ficar sentado no sofá. Com os equipamentos e gadgets corretos, a produtividade está completamente ao seu alcance!

[sc name=”assina”]