Máquina de fotografar em casa
-

Fotografar em casa: um desafio e uma conquista

Máquina de fotografar em casa

Com um pouco de vontade e criatividade, fotografar dentro de casa pode dar origem a fotografias de qualidade equiparável às de um profissional. Veja as dicas que temos para si.

Quem percorre o feed das redes sociais por estes dias depara-se com inúmeras fotos de viagens ou eventos com descrições saudosas de quando ainda não vivamos em quarentena ou praticávamos o distanciamento social.

É certo que há circunstâncias onde parece muito mais fácil obter uma boa foto, mas não é necessariamente assim. Dentro de casa também se consegue fotografias de elevada qualidade, seja com o smartphone ou com uma câmara fotográfica, basta ter alguma criatividade e seguir as dicas seguintes.

 

Luz natural é fundamental

Iluminação faz toda a diferença no que refere a boas fotografias. Claro que é possível tirar boas fotografias com pouca luz, no entanto, é sempre preferível dedicar alguns minutos para analisar a melhor forma de obter boa iluminação.

Procure por uma forte fonte de luz natural sempre que possível. As janelas são as melhores amigas dos fotógrafos e, se praticar fotografar perto delas, rapidamente entenderá o porquê. Dentro de casa, abra todas as janelas e fotografe próximo possível delas. Nos dias de sol será mais fácil conseguir fotografias com tons quentes e bonitos.

 

Descubra o seu melhor ângulo

Comece por experimentar fotografar-se dos mais variados ângulos e poses. Depois de descobrir qual o ângulo que mais favorece será mais fácil tirar fotos das quais realmente goste e não voltará a precisar de apagar grande parte das fotos que tira.

 

Dê uso ao espelho

Quando estamos a fotografar em casa temos de dar uso a todos os elementos a que podemos deitar a mão. Há muitas formas de se fotografar em frente ao espelho ou de usar este objeto de formas originais de forma a conseguir fotografias de bastante qualidade. Basta que saiba usá-lo em seu favor.

 

Sessão de fotos com a família

Já que durante a quarentena estamos praticamente fechados em casa, dificilmente encontrará uma melhor ocasião para fazer uma sessão de fotos com os membros da sua família. Aproveite agora para capturar os retratos da família para emoldurar e um dia recordar que pelo menos estávamos com os entes queridos numa altura mais complicada.

 

Aproveite a tela em branco que são as paredes

As paredes brancas podem ser bastante úteis, principalmente se gostar de fotografar outfits ou qualquer outro tipo de foto de corpo inteiro. Se gosta de experimentar roupas e ver quais as que lhe ficariam melhor, pode fazê-lo e tirar várias fotos, para depois avaliar. Use as paredes brancas para que nada perturbe o objetivo da foto.

 

Montar um cenário

Se telas em branco não é algo que lhe agrada e se, pelo contrário, prefere fundos preenchidos, quando fotografar em casa coloque-se em frente de um papel de parede do qual goste. Se não tiver nenhum atualmente pode encomendar online. Desta forma, os seus retratos ganham vida e profundidade.

Também o mobiliário, quando estrategicamente posicionado, pode fazer a diferença para obter uma foto bonita.

 

Luzes artificiais bem direcionadas

Já referimos que a luz natural é fundamental para uma boa foto, mas também pode obter resultados muito interessantes com luzes artificiais. Se está a fotografar em casa recorra a vários candeeiros e coloque-os de diversas formas em direção a si, por exemplo, para fazer um jogo de luz e de sombras.

 

Animais de estimação são sempre bem-vindos

Qualquer animal de estimação torna uma imagem mais apelativa e ainda tornam o empreendimento de fotografar mais divertido. Se tem um animal de companhia fofinho e fotogénico é esta a altura para o tornar num modelo.

 

Fotos com estabilidade

Se não arranja voluntários para darem uma ajuda, investir num tripé pode ser uma boa ideia. O principal motivo para usar um tripé é, obviamente, manter a câmara estável. Quando está a iniciar o seu percurso pelo mundo da fotografia, a estabilidade que este acessório confere pode fazer toda a diferença.

Um fotógrafo que se preocupa com o enquadramento da imagem e as linhas, e que ambiciona progredir na sua arte, rapidamente se apercebe de que um simples equipamento fotográfico pode ser aprimorado com acessórios que fazem toda a diferença. Portanto, para fotografias de qualidade superior use um estabilizador, como um tripé.

 

Edição: o toque final

Por fim, pode sempre recorrer a um programa de edição, como o Photoshop da Adobe, para retocar algo que não gosta tanto, dar mais contraste, aumentar a luz numa parte em específico, entre outros pequenos ajustes.

Não precisa de alterar a sua foto a ponto de já nem reconhecer a original, mas um trabalho de edição com atenção aos detalhes pode dar origem a uma fotografia tirada em casa de muito boa qualidade.

[sc name=”assina”]