-

Farto de anúncios e publicidade? Saiba como os bloquear (para smartphones Android)

Janelas de pop-up, publicidade e anúncios: em qualquer site estamos sujeitos a ser bombardeados com conteúdos sem interesse. Se esta situação já o aborrece e tem um smartphone Android saiba aqui como os bloquear.

A publicidade está um pouco por todo o lado na Internet. Há muitos sites que dela dependem para se financiarem e sobreviverem, pelo que não será de admirar que tropecemos em anúncios com frequência.

No entanto, alguns anúncios são criados por páginas pop-up não autorizadas, enquanto outros começam automaticamente a reproduzir vídeos ou áudio. Muitos outros são culpados de consumir dados móveis em quantidade significativa e, em alguns casos, podem conter malware.

Já por isso é que as versões mais recentes do Google Chrome desativam automaticamente os vídeos de reprodução automática. Aliás, se os anúncios estiverem bloqueados, as páginas carregam muito mais depressa.

Para evitar todas estas dores de cabeça, há várias ações que pode tentar para bloquear anúncios enquanto navega pela web do seu smartphone. Temos 4 sugestões aplicáveis a equipamentos Android para que poupe tempo e dinheiro evitando a publicidade.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Bloquear anúncios e pop-ups no Chrome

Desde 2018 que a Google permite bloquear determinados anúncios e páginas pop-up em alguns sites, se estes usarem intersticiais (páginas da web exibidas antes ou depois de uma página de conteúdo esperada) de página inteira. Os sites também têm os seus anúncios bloqueados no Chrome se estes reproduzirem sons ou se usarem muitas animações em estilo intermitente.

No entanto, alguns sites ainda usam pop-ups para gerar anúncios e, felizmente, há uma maneira de combatê-los no Chrome. Se abrir o navegador verá que tem 3 pontinhos verticais no canto superior direito. Clique aí e de seguida em “Definições”. Em Avançadas encontrará “Definições de sites” e deve selecionar essa opção. Aí encontrará “Pop-ups e redirecionamentos” e “Anúncios”: confirme que em ambas estão bloqueados.

Desta forma estará a dar carta branca ao Chrome para desativar alguns anúncios que são considerados “intrusivos”.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Usar o modo de economia de dados no Chrome

Outro método menos conhecido para evitar anúncios incómodos ou, pior ainda, maliciosos ao usar o Chrome é o “Modo Lite”. Novamente nos 3 pontinhos verticais no canto superior direito selecione “Definições” e depois, em Avançadas, “Modo Lite”.

O principal objetivo deste recurso é manter os downloads inativos enquanto usa o navegador. O Lite Mode é conhecido por apenas disponibilizar o conteúdo e funcionalidades estritamente necessárias à navegação em mobile. Ao fazê-lo, exclui tudo aquilo que não é necessário para o browser funcionar.

As páginas acedidas através de  conexões privadas (HTTPS) ou em navegação anónima não serão otimizadas: nestes casos, o Modo Lite não funciona.

O sistema de Navegação segura do Chrome também será usado para detetar páginas maliciosas e protegê-lo contra phising, malware e downloads prejudiciais.

Ao ativar o Lite Mode, ocupa menos espaço no dispositivo e consome menos dados móveis, caso os esteja a utilizar. Ao fazê-lo, bloqueia também, de forma automática, todos os anúncios que façam parte da versão desktop de uma página.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Instalar extensões de bloqueio de anúncios

Os recursos de bloqueio de anúncios do Chrome não são eficazes a 100%. Para garantir que ficam, de facto, bloqueados pode fazer o download de extensões, como o AdBlock, AdGuard, AdLock, AdAway ou o Adblock Plus.

Qualquer uma destas extensões, em conjunto com as definições já referidas do Chrome, devem impedir os anúncios com eficiência.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Usar navegadores com recursos de bloqueio de anúncios

Outra opção dentro das suas possibilidades é usar outro navegador que não o Chrome com os seus próprios recursos de bloqueio de anúncios integrados. Para Android tem à sua disposição o Opera — tipicamente usado em iPhones — e até o Adblock, que tem o seu próprio navegador independente.

Se utilizar a aplicação Opera não precisa de fazer mais nada, nem ativar extensões. Este motor de pesquisa bloqueia os anúncios automaticamente no Android, graças a uma atualização recente. Assim sendo, não irá precisar de se preocupar em eliminar a publicidade manualmente, porque o software encarrega-se disso.

O Adblock Browser foi criado com base na extensão para browsers que existe atualmente. Ao fazer o download deste motor de pesquisa para o seu smartphone não terá de se preocupar com anúncios, uma vez que estes serão automaticamente bloqueados pelo software sem necessidade de medidas adicionais.

[sc name=”assina”]