A Apple anunciou, no mês passado, algumas novidades de tecnologia para 2021. Neste artigo vamos explorar ponto a ponto o que foi anunciado no evento One More Thing, que ocorreu num formato totalmente online.
Durante anos, Steve Jobs habituou os fãs da Apple a fazer os lançamentos anuais de novos produtos da marca com icónicas apresentações, tão longas quanto excitantes. E mesmo no fim, quando a apresentação parecia já ter terminado e todos se preparavam para deixar o recinto, Jobs levantava o dedo e dizia: “há só mais uma coisinha”.
Na realidade, por trás desse “One More Thing” de que já todos estavam à espera, estava normalmente a grande novidade do evento, o mais recente produto revolucionário com que Steve Jobs vinha outra vez espantar o mundo.
É em homenagem a esta “última coisinha” de Jobs que a Apple batizou o evento com que apresentou ao mundo a mais recente linha de produtos — e a sua mais recente aposta em revolucionar a tecnologia.
O “One More Thing” assinalou o lançamento do novo chip M1, dos novos modelos de MacBook Pro e MacBook Air, o novo Mac Mini e ainda o sistema operativo macOS Big Sur. Vamos conhecer em pormenor cada um destes lançamentos!
One More Thing: novidades desvendadas pela Apple
Apesar de muitos destes equipamentos e sistemas já terem sido anunciados, o seu lançamento não tinha sido oficial até ao evento One More Thing.
Os novos produtos e componentes que a Apple anunciou aumentam as expectativas dos consumidores relativamente a processamentos mais rápidos, poupança de energia e bateria mais longa. Vamos conhecer as novidades uma a uma!
Chip M1
A Apple iniciou o evento a falar não de um produto em específico, mas de um componente. O chip M1 da Apple é o primeiro processador ARM disponível para Mac.
Pode parecer desinteressante, mas este pequeno chip é capaz de dar um boost à performance do seu computador e prolongar a bateria. Isto deve-se à inclusão de 8-cores, 4 dos quais são de “alta performance” e outros 4 são de “alta eficiência”.
Macbook Air (com Apple Silicon)
A Apple já tinha anunciado um MacBook Air para 2020, por isso não se confunda quando voltamos a falar do lançamento do novo MacBook Air de 2020 no evento One More Thing.
Este upgrade do MacBook Air 2020 já vem com o chip M1 abordado acima. Por causa deste pequeno componente, a CPU deste novo MacBook Air é 3,5 vezes mais rápida do que o modelo da geração anterior, e os gráficos são 5x mais rápidos.
Mac Mini (com Apple Silicon)
Existem dois modelos novos do Mac Mini. Ambos oferecem a mesma CPU de 8-core, combinada com uma GPU de 8-core e o Neural Engine de 16-core da Apple. Ambos os modelos também oferecem 6GB de RAM — atualizável para 16 GB.
Macbook Pro (com Apple Silicon)
Também o novo MacBook Pro 2020 de 13” surge com o chip M1 com Apple Silicon. Isto permite uma melhor performance e desempenho e uma vida de bateria mais longa para fazer face a todos os projetos e tarefas que tem para completar.
Para além disso, também foram anunciados novos microfones que elevam a sua experiência em videochamadas.
One More Thing voltou a anunciar o MacOS Big Sur
O novo sistema operativo da Apple também foi abordado e lançado ao público no evento One More Thing. Com diversas funcionalidades e atualizações interessantes, o macOS Big Sur já tinha sido anunciado em julho deste ano, mas só agora foi apresentado oficialmente.
O que faltou por anunciar no One More Thing
O evento One More Thing da Apple anunciou algumas das mais recentes novidades que a marca já tinha promovido anteriormente, mas só agora foram oficialmente lançados para todo o mundo. Ficaram por anunciar os dispositivos AirTags, a Apple TV e comando de jogos, e os novos AirPods.
Para este Natal, fique-se pelos novos modelos de Mac e Mac Mini aprimorados com o novo chip M1, para uma performance fora de série.
Quem sabe na primavera de 2021 não surgem anúncios de produtos ainda mais entusiasmantes?
[sc name=”assina”]