Estima o telemóvel? O que fazer para que dure mais tempo

Estima o telemóvel? O que fazer para que dure mais tempo

Há algumas ações simples e eficazes que pode pôr em prática para fazer com que o seu telemóvel dure mais tempo. Afinal, é um equipamento que se tornou essencial no nosso dia a dia e queremos que dure alguns anos.

Algumas destas dicas podem já ser do seu conhecimento, outras nem tanto. Apesar de a tecnologia ter evoluído consideravelmente, alguns cuidados ainda são necessários para assegurar a longevidade dos aparelhos, principalmente daqueles que usamos várias vezes ao dia, como o nosso telemóvel. Veja o que pode fazer para que este dure mais tempo.

 

O que fazer para que o telemóvel dure mais tempo

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Usar capa e película para proteger

A primeira coisa que deve fazer depois de adquirir um telemóvel é adquirir também uma capa para o mesmo. Por muito cuidadoso que seja, os acidentes acontecem: deixamos cair o telemóvel ao chão ou até deixamos cair coisas por cima dele. Seja como for, uma capa contribui consideravelmente para amparar a queda.

Seja original da marca ou compatível, pode sempre escolher entre diversas cores, feitios e até materiais. Pode ter mais do que uma, para diversificar. Entendemos que se adquiriu determinado smartphone é porque gosta do design do mesmo. Mas se o estima, também deverá fazer os possíveis para que dure mais tempo.

O mesmo se aplica aos ecrãs: o grande problema dos telemóveis atuais é que tendem a ver o ecrã despedaçar-se à mínima queda. Use uma película para proteger o seu dispositivo — se a partir, pode sempre comprar outra, já o ecrã…

É certo que recentemente as marcas têm apostado em tentar conceber equipamentos mais resistentes, inclusive à prova de água e a poeiras. No entanto, prevenir nunca fez mal a ninguém.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Ter a bateria em atenção

Se os antigos telemóveis exigiam que deixássemos a bateria ir abaixo antes de os carregar, ou corríamos o risco de a viciar, os smartphones mais recentes são compostos por outros materiais e as suas baterias têm outras exigências.

Não deixe que a bateria do seu smartphone baixe para além dos 20% com frequência. Não é importante obter uma carga completa sempre que o colocar a carregar, mas é boa ideia fazê-lo de vez em quando. Também não tem que se preocupar em desligá-lo da corrente quando a bateria está completa: não irá viciar a bateria.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Fazer as atualizações sempre que possível

Os desenvolvedores do sistema operativo do seu telemóvel descobrem falhas no sistema — e formas de as corrigir — todos os dias. Para além disso, há ataques de malware, como vírus, que se vão desenvolvendo. Se o inimigo está sempre a encontrar novas formas de atacar, os nossos equipamentos precisam de formas novas de se protegerem.

É por esse e outros motivos que é importante não descurar as atualizações de software que o seu equipamento apresenta. Desta forma, estará muito mais protegido contra ataques de segurança ao seu aparelho e também terá recursos aprimorados.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Manter uma boa temperatura

Já notou que nos meses de verão a bateria do seu telemóvel parece durar menos tempo? Não é impressão sua. Os equipamentos são sensíveis às temperaturas. Para que o seu telemóvel dure mais tempo mantenha-o fora da luz solar direta e em ambientes nem demasiado quentes, nem demasiado frios.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Fazer uma manutenção anual

Da mesma forma que toma banho e limpa a sua casa, também os telemóveis precisam de uma limpeza periódica, tanto a nível do hardware como do software. No caso do software, aceitar as atualizações resolve a situação. Já do hardware não é tão simples: implica em alguns modelos abrir o aparelho para o limpar por dentro.

Se o fizer por sua conta e risco perde a garantia do equipamento, pelo que aconselhamos seriamente que não arrisque. Dirija-se a uma Radio Popular, onde encontrará técnicos que o saberão ajudar.

[sc name=”assina”]