Este ano, as festas populares festejam-se em casa!

Com um pouco de imaginação, boa vontade e preparação antecipada, as celebrações caseiras podem ser muito divertidas. Este ano, celebre as festas populares em casa.

“Santo António já se acabou
O São Pedro está-se acabar
São João, São João
Dá cá um balão para eu brincar.”

Sejam as festas de Santo António em Lisboa, de 12 para 13 de junho, o S. João na noite de 23 para 24, no Porto, ou o S. Pedro, que se comemora a 29 de junho em várias localidades do país, como Sintra ou Évora. As festas populares são um evento importante e, embora este ano tenham sido canceladas, nada nos impede de juntar família e/ou alguns amigos e celebrar em casa.

Se tiver um jardim, pátio ou terraço, esta poderá ser uma excelente altura para os aproveitar e receber os convidados nesse espaço, uma vez que as festas são tradicionalmente ao ar livre.

Não deixe o cancelamento das festas populares abalar a sua vontade de festejar! Temos tudo o que precisa para festejar em casa.

 

O essencial: comida e bebida

Nenhuma festa poderá ser bem sucedida sem comida e bebida. Churrasco e grelhados são a opção tradicional.

Não se esqueça de tirar o peixe ou a carne do congelador — sabia que deve descongelar no frigorífico? — no dia anterior e marinar com os temperos de sua preferência. Não se esqueça também das saladas, algumas entradas e sobremesa, para impressionar os seus convidados.

Também irá precisar de algo refrescante, uma vez que é muito provável que o calor se faça sentir. Se colocar algumas rodelas de limão dentro de jarros de água esta terá um sabor mais fresco e sofisticado. Pode sempre fazer limonada ou sumo de laranja: com um espremedor de citrinos será consideravelmente mais rápido.

Mas também convém ter sempre algumas cervejas à mão. Deixe-as dentro de um balde com gelo para que nunca aqueçam, o que seria muito desagradável.

 

Deixar os alimentados preparados

Receber pessoas em casa dá algum trabalho — embora o resultado seja muito gratificante. A não ser que tenha uma empresa de catering para servir os convidados, terá que preparar as refeições com antecedência.

Descascar, cortar, laminar, fatiar, misturar: há muito a fazer nos dias que antecedem a festa, visto que no próprio dia não há tempo para tudo, apenas cozinhar.

Economize tempo investindo num processador de alimentos multiuso. Cortar, picar, bater ou ralar, tudo é possível num só equipamento. São aparelhos cujo design compacto significa que podem ser usados em qualquer cozinha, mesmo nas pequenas, e depois guardado de forma conveniente. Dependendo do modelo, até pode pôr algumas partes na máquina de lavar louça quando terminar.

 

Prepare e decore o seu jardim

Liberte a sua criatividade e faça as suas próprias decorações. Para trazer ao de cima a verdadeira sensação de festas populares — ainda que caseiras — deve aproveitar os espaços exteriores que a casa tiver e decorá-la.

Ilumine o caminho com lanternas e gambiarras estrategicamente localizadas. Velas também podem ajudar a criar ambiente (se forem de citronela afastam os mosquitos). Decore as mesas com flores ou, melhor ainda, manjericos, bastante apropriados para a época. Crie áreas de estar com mantas de piquenique e almofadas, caso não tenha mobiliário de exterior.

Em preparação para as alterações climatéricas, pode adquirir uma ventoinha nebulizadora para ajudar a refrescar o espaço ou, se pelo contrário estiver um pouco frio, os aquecedores a gás são indicados para exteriores.

 

O soundtrack certo para a festa

Crie um clima interessante e alegre com música. Pode misturar as músicas mais populares com algumas tradicionais das festas populares. Seja comercial, eletrónica, jazz ou rap, a música faz toda a diferença num ambiente da festa.

Crie a sua própria lista de reprodução para durar a noite toda. Com uma coluna portátil tudo ficará mais fácil: pode levar o equipamento consigo para qualquer lado, mudar de divisão em divisão, ou mover a festa do exterior para o interior, caso necessário.

Com a conexão Bluetooth todos os seus convidados podem partilhar e escolher a música à vez através dos seus smartphones.

 

Plano de backup para mau tempo

Digamos que planeou ao pormenor a sua festa num dos espaços exteriores de sua casa. Esteve um sol maravilhoso durante o mês que a antecedeu, mas chega o dia e há nuvens a ameaçar chuva. Nada de pânico.

Pegue na sua coluna portátil e mova a festa para o interior. Já deverá ter colocado previamente algumas decorações e iluminação smart para criar uma atmosfera acolhedora. Troque o churrasco por um grelhador: o resultado é igualmente saboroso e sem os fumos incómodos.

[sc name=”assina”]