Está a chegar uma galáxia de novidades: rumores sobre os Samsung Galaxy S22

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2022/02/utp52o1j.mp4[/KGVID]

Enquanto esperamos pelas revelações do próximo evento da Samsung, aqui estão os rumores e as fugas de informações que já circulam na web sobre os novos smartphones Samsung Galaxy S22.

Dias separam-nos da aguardada revelação da mais recente linha de telemóveis da Samsung. Apesar de ainda não terem sido confirmadas nenhumas informações relativas a estes equipamentos, no mundo de hoje tudo se sabe, pelo que a Internet já está inundada de fugas de informação, imagens vazadas e rumores vários.

No ano passado, os Galaxy S21 impressionaram os utilizadores com desempenhos em geral bastante sólidos, bom equilíbrio de recursos e preço, e uma incrível configuração de câmara e capacidade de tirar excelentes fotos com zoom, em particular o modelo Ultra. Será que os sucessores terão o mesmo sucesso? Estas são as informações que circulam.

 

Os três modelos do costume: Galaxy S22, Plus e Ultra

É praticamente um dado adquirido que os novos S22 surjam em três modelos, como já tem vindo a acontecer com as versões anteriores: Samsung Galaxy S22 (standard), Samsung Galaxy S22 Plus e Samsung Galaxy S22 Ultra. Tal como de costume, devemos observar que as características são cada vez mais premium, bem como o preço.

Tem sido esta a estratégia da Samsung e em equipa vencedora não se mexe. É possível que vejamos um Galaxy S22 FE a ser lançado brevemente, mais acessível, embora não neste próximo Unpacked.

Como sempre, imagens vazadas mostram-nos um vislumbre do que a marca terá para nos oferecer. É muito provável que os smartphones tenham bordas curvas laterais e planas na parte superior e inferior do telemóvel, um design mais angular — que lembra a linha Galaxy Note.

No entanto, não é apenas no design que devem terminar as semelhanças com os Galaxy Note. É muito possível que pelo menos o modelo Galaxy S22 Ultra inclua S Pen, bem como encaixe para a mesma. Esta será uma das grandes mudanças no paradigma da linha S.

De resto, prevê-se que o ecrã se estenda ainda mais pelas margens e na parte traseira quatro lentes devem compor a câmara, especulando-se que o módulo tenha o formato da letra P.

 

Resolução de 200 megapixels?

A gama Galaxy S costuma ter câmaras impressionantes, principalmente o modelo Ultra. Já a câmara do Samsung Galaxy S21 Ultra é excelente, mas há quem considere que não foi uma grande atualização em relação ao seu antecessor.

Alguns rumores sugerem que o S22 Ultra terá atualizações de câmara bastante consideráveis: há a possibilidade deste ser o primeiro smartphone Samsung com a enorme resolução de 200 megapixels — um grande salto dos 108 megapixels do S21 Ultra.

Dito isto, outras fontes sugerem que o telemóvel irá manter o sensor de 108 megapixels, com as principais especificações da câmara ainda muito semelhantes às do S21 Ultra, possivelmente até com o mesmo hardware. Para além disso, o Galaxy S22 poderá estar equipado com uma lente Ultra-Wide de 12 MP e duas teleobjetivas de 10 MP.

É ainda possível que o S22 Ultra tenha zoom ótico contínuo, em vez de simplesmente definir lentes de zoom ótico de 3x ou 10x para alternar.

Não se espera que os modelos S22 e S22 Plus tenham a câmara aprimorada na mesma proporção, pelo que a questão que permanece é quando o S22 Ultra se destacará e se irá justificar a diferença de preço.

 

Quatro cores e uma nova à escolha

À semelhança da Apple, a Samsung tem vindo a diversificar nas cores que oferece nos smartphones, particularmente na linha FE, mas também na linha S. Assim, é esperado que os novos Galaxy S22 incluam pelo menos quatro cores — embora não se saiba quais destas ficam disponíveis em Portugal — e que o modelo Ultra ofereça cores que não encontrarás nos outros modelos.

Assim, podemos ver os habituais pretos e brancos (ou prateados) serem complementados com roxo ou rosa, como nos S21, mas algumas fontes referem uma cor verde semelhante ao Galaxy Z Fold 3. Dito isto, circulam rumores sobre uma nova cor vermelho escuro ou bordô, a qual até poderá só ser disponibilizada no modelo Ultra.

 

Os processadores do costume e Android 12

A Samsung tem vindo a usar os chips Qualcomm Snapdragon e os seus próprios processadores Exynos nos smartphones da série S — dependendo da região—, pelo que é esperado que faça o mesmo novamente na linha S22. É seguro assumir que será usada a próxima geração de ambos os chips, possivelmente o Snapdragon 895 e o Exynos 2200.

Em 2019, a Samsung fez parceria com a empresa de chips gráficos AMD para obter melhor desempenho gráfico mobile, mas até agora não foi lançado nenhum telemóvel Samsung equipado com hardware AMD dedicado. É possível que o S22 — ou, mais provavelmente, o S22 Ultra — seja o primeiro, com desempenho gráfico superior para jogos.

Também é uma aposta segura que os Samsung Galaxy S22 integrem o Android 12, anunciado em junho do ano passado e já disponível para download — complementado com ajustes de interface da marca, nomeadamente com adições como Samsung Health, Samsung Pay e o software de assistente virtual Bixby.

 

Menor ecrã e menor capacidade de bateria?

O rumor sobre o tamanho partiu de duas fontes diferentes, pelo que podemos ver uma tendência inversa. Se até agora os smartphones eram cada vez maiores, os S22 podem ser mais pequenos que os S21.

Está a chegar uma galáxia de novidades: rumores sobre os Samsung Galaxy S22
Samsung Galaxy S21 Ultra, S21+ e S21 standard (da esq. para a dir.)

Poderemos ver um ecrã de 6.1 polegadas no modelo Galaxy S22, 6.5 polegadas no Plus e o Ultra poderá manter as 6.8 polegadas, aproximadamente. Para comparação, a linha Galaxy S21 possui ecrãs de 6.2, 6.7 e 6.8 polegadas, respetivamente.

A associação natural é que com tamanhos mais pequenos, venham também baterias de menor capacidade. Especula-se que o S22 e o S22 Plus terão baterias de 3.800 e 4.000 mAh, respetivamente, ou de 3.700 e 4.500 mAh, dependendo das fontes em que quisermos acreditar. Dito isto, as mesmas fontes acreditam que o modelo Ultra manterá a célula de 5.000 mAh.

 

Carregamento de 65W nos Samsung Galaxy S22

Em julho do ano passado, circulou no Twitter o rumor de que o carregamento rápido de 65 watts está em fase de testes para Rainbow RGB, nome de código para a série S22. Se essa especulação for verdadeira, o S22 irá oferecer tempos de carregamento significativamente mais rápidos do que a linha Galaxy S21 e Galaxy Note 20, que possuem carregamento de 25 watts.

Outras fontes indicam que o Galaxy S22 Ultra terá suporte para carregamento rápido de 45 watts, o suficiente para alimentar o telemóvel até 70% em 35 minutos.

 

Os recursos extras dos Samsung Galaxy S22

O que mais podemos esperar dos próximos Samsung Galaxy S22? Carregamento sem fios, NFC para pagamentos sem contacto, conectividade 5G e desbloqueio por impressão digital no ecrã são apostas bastante seguras para todos os modelos.

Também é provável que a Samsung continue a oferecer opções de armazenamento básico de 128 GB em todos os modelos, com atualizações de até 256 GB ou até 512 GB disponíveis para quem deseja espaço extra.

Uma vez que a série S21 removeu a opção de adicionar cartões microSD para expandir o armazenamento, é muito possível que os sucessores também não disponham desse recurso, embora possamos manter a esperança de que a Samsung reconsidere esse aspeto — que seria particularmente útil para quem aposta no modelo Ultra, uma vez que as imagens e vídeos de alta resolução ocupam muito espaço.

 

Qual ou quais destes rumores se provam verdadeiros? Só o tempo o dirá. Saberemos com certezas dia 9 de fevereiro, quando ocorrer o Galaxy Unpacked 2022. Qual é a tua aposta? Quais destas especulações achas que se concretizará?

[sc name=”assina”]