Entrar em 2021 a comer bem: a tecnologia que o vai ajudar

Ano novo, vida nova! Nada como começar o ano a comer bem para sentirmos um renovar de energia e motivação. Conheça a tecnologia que o vai ajudar a ganhar hábitos alimentares mais saudáveis para entrar com o pé direito em 2021.

Adeus 2020! Não teremos saudades. Depois de um ano no mínimo complicado, há que reerguer a cabeça e enfrentar o ano que aí vem, o qual, com certeza, será muito melhor!

Para tirar todo o potencial do ano que se inicia, nada como estar em boa forma física para realmente o aproveitar. É aí que os equipamentos tecnológicos o podem ajudar. Com os eletrodomésticos certos verá que será fácil criar hábitos de alimentação saudável, mesmo em casa.

 

A tecnologia que o vai ajudar a comer bem

Fritadeiras sem óleo

Fritadeiras a ar são essencialmente fornos de convecção compactos. Os alimentos são “fritos” com ar muito quente e uma pequena quantidade de óleo, o que é incrivelmente atraente para aqueles que procuram alternativas mais saudáveis sem deixar de consumir os seus alimentos preferidos, da forma que mais gosta.

Como só irá precisar de usar uma quantidade limitada de óleo, o resultado final contém menos gordura do que quando cozido com os métodos convencionais na frigideira. Assim sendo, não há nenhum óleo envolvido na confeção dos alimentos? Há, mas significativamente menos que as alternativas e ainda obtém alimentos perfeitamente fritos. Para 1kg de batatas fritas, por exemplo, apenas irá precisar de 1 colher de sopa de óleo.

Legumes como batata, batata doce, cenouras, abóbora, pepinos e todos os outros que levaria no tabuleiro ao forno podem ser fritos a ar.

Pratos de carne, como frango à milanesa, bacon, hambúrgueres e cachorros-quentes também são uma boa opção, alimentos congelados como nuggets de frango, pedaços de mozzarella, rodelas de cebola e batatas fritas, claro. Até filetes de salmão e camarões.

Pode e deve utilizar este equipamento em substituição da frigideira com óleo. Dito isto, há que ressalvar de que não será mais saudável do que grelhar ou assar, por exemplo. O ideal é que inclua uma fritadeira sem óleo aos seus hábitos de cozinhar.

Grelhadores

Grelhar, como já se sabe, é uma alternativa saudável aos fritos e até mesmo a alguns estrugidos. Não precisa de cobrir a grelha com óleo nem azeite, e este processo remove o excesso de gordura, impedindo que a mesma seja reabsorvida enquanto os alimentos estão a ser cozinhados.

Entrar em 2021 a comer bem: a tecnologia que o vai ajudar

No entanto, o que nem toda a gente sabe é que os grelhadores não são indicados apenas para carne e peixe. Vegetais também podem ser confecionados neste aparelho com a vantagem de reterem mais vitaminas e minerais no processo.

Dependendo do modelo que escolher, é provável que o equipamento tenha tamanho suficiente para uma refeição completa ou mesmo para porções suficientes para toda a família de uma só vez. Quando terminar, pode inclinar a grelha para escoar a gordura residual para facilitar a limpeza. É uma forma rápida e muito saborosa de comer bem.

Liquidificadoras, centrifugadoras ou slow juicers

Deve consumir pelo menos 5 porções de frutas e vegetais por dia como parte de uma dieta saudável e equilibrada. No entanto, há uma considerável parte da população que não aprecia nenhum destes alimentos ou não tem o hábito de os consumir, acabando por se esquecer.

Em 2021 dê ao seu dia um início mais saudável e opte por ingerir um sumo de ingredientes frescos em vez de café, por exemplo. Afinal, o nosso corpo até absorve melhor os nutrientes se forem ingeridos logo pela manhã!

As liquidificadoras são uma das melhores formas de obter mais vitaminas, nutrientes e fibras na sua dieta. Além disso, transformar estes ingredientes em sumos é uma forma rápida e fácil de os consumir, bem como de os incluir nos lanches das crianças — que muitas vezes nem se apercebem que estão a beber aqueles vegetais que se recusam a comer quando os encontram no prato.

Quem diz liquidificadora, também diz centrifugadora ou um slow juicer. Em sumo, batido ou smoothie, é uma excelente forma de extrair e consumir todos os nutrientes e fibras destes ingredientes.

Alguns destes equipamentos incluem um copo portátil com tampa que pode ser usado para levar consigo, configurações pré-programadas para determinar a melhor opção para cada receita e até partes removíveis que são facilmente laváveis na máquina de lavar loiça.

Este é um ótimo equipamento para criar bebidas saudáveis e equilibrar a sua dieta. Pode muito bem fazer as combinações que quiser — comer bem não tem de ser um sacrifício!

Balanças inteligentes

As balanças inteligentes são uma das adições recentes às tecnologias de saúde conectadas, disponíveis para facilitar a manutenção da sua saúde.

Com um destes equipamentos, poderá constatar que o seu peso corporal é apenas uma medida entre outras: poderá medir uma série de indicadores de saúde, como gordura corporal (através da massa gorda), Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca, nível de hidratação e muito mais, dependendo dos modelos.

Já para não falar de que graças à sua conectividade, pode registar as variações de todos estes valores ao longo do tempo, para que tenha um histórico do seu progresso.

Apesar de serem ótimas para registar o peso, servem para muito mais do que isso, tendo um papel ativo para o ajudar a controlar a sua forma física. Também lhe oferece uma visão geral de como os seus hábitos alimentares saudáveis estão a ter resultados — ou não, para que possa ajustar sem perder tempo.

 

Agora que já tomou conhecimento de toda a tecnologia que o vai ajudar a comer bem, de que está à espera? Bom ano!

[sc name=”assina”]