Economia doméstica com máquina de lavar Samsung
-

Economia doméstica: a poupança começa em casa

Economia doméstica com máquina de lavar Samsung

Muito se fala sobre poupar dinheiro, mas a economia doméstica é fundamental para conseguir chegar ao fim do mês com algum dinheiro de sobra.

Pequenos gestos no dia a dia representam grandes poupanças no final do mês. Não sendo possível evitar as contas de luz, água, gás e renda, há outras despesas que podem ser diminuídas ou eliminadas para poupar no orçamento familiar.

A economia doméstica é onde a poupança começa. Vejamos o que pode fazer para diminuir o valor das contas da casa. Há diversos gastos que podem ser reduzidos e que nem se tinha apercebido.

 

Economia doméstica: as áreas da casa onde poupar

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Aumentar a eficiência energética dos eletrodomésticos

Os eletrodomésticos representam uma elevada parte da conta da luz. Optar por equipamentos com uma etiqueta de eficiência energética mais elevada — como os A+++, A++ ou até A+ — fará uma grande diferença no valor que terá de pagar.

Aparelhos em standby também consomem energia aos poucos, pelo que deve desligar todos os que não estiver a usar, inclusive retirar a ligação à corrente elétrica se não os usar durante um período elevado de tempo, como por exemplo se for de férias.

As máquinas de lavar roupa e loiça devem ser usadas apenas com a carga máxima ou em ciclos económicos, para poupar energia e água. Idealmente, opte por as ligar em horário económico. O mesmo se aplica a passar a ferro, que também deve ser feito nessas horas em que a energia é mais barata.

O microondas como alternativa ao forno pode reduzir o consumo de energia em até 70% e regular corretamente a temperatura do frigorífico e congelador também significará poupança no final do mês.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Não desperdiçar água

Esqueça os banhos de imersão, são um desperdício enorme de água. Os duches devem ser rápidos e aproveite para desligar a água enquanto lava a cabeça ou passa o sabonete no corpo. Também não deve deixar a torneira aberta enquanto lava os dentes.

Torneiras a pingar são milhares de litros de água desperdiçada ao fim de um ano. Se reparar que isto está a acontecer, faça a manutenção desse acessório assim que possa e, se possível, coloque um recipiente por baixo da torneira para aproveitar a água enquanto a reparação não é feita.

Instale um regulador no autoclismo ou utilize o truque da garrafa: coloque uma garrafa de água pequena dentro do depósito para evitar a descarga máxima, que é excessiva na maior parte dos casos — principalmente se não tiver uma sanita com opção de descarga máxima e descarga leve.

Se lava a loiça à mão porque considera que assim está a poupar desengane-se: lavar sempre a louça na máquina desperdiça 40% menos água.

Por fim, aproveite a água do duche que sai fria e que é desperdiçada enquanto esperamos que aqueça. Pode usar um balde para armazenar a água e depois deitá-la na sanita em vez de puxar o autoclismo, por exemplo.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Iluminação mais eficaz

Para poupar na iluminação pode, antes de mais nada, optar por tinta de cor branca nas paredes. Quanto mais claras forem, mais refletem a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.

Deve substituir todas as lâmpadas por outras de baixo consumo, como as LED. Apesar de gastarem um pouco mais ao ligar, são muito mais económicas enquanto permanecem ligadas.

Adquira o hábito de apagar as luzes sempre que sai de uma divisão, mas se planeia regressar em breve e estiver a usar LEDs apenas desligue quando abandonar a divisão de vez, porque manter LEDs ligadas é mais eficiente do que desligar e voltar a ligar.

Durante o dia, mantenha persianas e cortinas abertas, para usufruir da luz natural o máximo de tempo possível.

Também pode instalar sensores, de forma as luzes acenderem quando detetarem movimento e depois voltam a apagar sozinhas.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Mais eficiência na climatização

A climatização de uma casa tem muito que se lhe diga. Se tiver essa oportunidade ou estiver a ponderar uma remodelação na sua habitação, janelas de vidro duplo, caixilhos mais recentes ou outras soluções de isolamento são fundamentais para não se perder a temperatura dentro de casa ou deixar entrar a de fora.

Se fazer obras não está nos seus planos, colocar cortinas grossas e pesadas é uma ótima solução para bloquear a luz e isolar a casa. De verão, deixe arejar a casa nas primeiras horas da manhã e à noite, mas durante o dia mantenha as janelas e persianas fechadas.

Os aquecedores mais modernos são mais eficientes a nível energético, pelo que pode compensar adquirir uns novos. Painéis solares são uma opção amiga do ambiente e também amiga da carteira a longo prazo.

O ar condicionado será mais eficaz se for programado a uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente. Podemos sentir a tentação de elevar ou baixar para aquecer ou arrefecer — respetivamente — mais rápido, mas alguma paciência pode compensar muito na conta da luz.

Regule a temperatura do esquentador: de que adiante ter a temperatura no máximo se durante o banho vai temperar com água fria?

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Renovar a habitação

Quando sentir a necessidade de mudar a decoração da sua habitação experimente pintar as paredes de uma cor diferente ou mudar o papel, alterar a disposição da mobília, reciclar materiais para fazer acessórios, comprar plantas, mudar os candeeiros ou pintar os móveis que já tem.

Estas pequenas alterações são baratas e podem ser o suficiente para sentir que tem uma praticamente casa nova.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Gestão de outros gastos

As despesas fixas, que tantas vezes podem ser a maior fatia das contas por pagar, podem não ser tão fixas assim. Por exemplo, a gestão do condomínio, como a limpeza e a manutenção do espaço, pode ser levada a cabo pelos próprios condóminos.

O pacote da televisão e da Internet pode não ser o mais adequado. Confirme se numa solução mais barata — numa operadora concorrente, por exemplo — encontra as opções que pretende de forma mais económica. O mesmo para a eletricidade e gás: em empresas concorrentes pode encontrar o que gostaria de ter a um preço mais baixo.

Todas estas pequenas ações, se levadas a cabo vão, com certeza, baixar os seus encargos e permitir que poupe dinheiro, que seria bem empregue noutras coisas, como em férias, por exemplo. A economia doméstica, como vê, faz toda a diferença.

[sc name=”assina”]