Discord: esta aplicação é a arma secreta dos gamers

Discord: esta aplicação é a arma secreta dos gamers

Pensado para o mundo gaming, o Discord já se alargou a toda a comunidade e tornou-se um local onde se pode conversar livremente sobre os mais variados interesses. No entanto, é particularmente útil para os gamers. Vamos-lhe explicar porquê.

Enviar mensagens — texto ou áudio — ou fazer videochamadas ao mesmo tempo que joga é muito fácil com esta aplicação. Antes de mais nada, vamos explicar-lhe o que é o Discord, quais os usos que lhe pode dar e o porquê de ter sido desenhado principalmente para o mundo gaming.

 

O que é o Discord?

O Discord é uma aplicação gratuita de chat por voz, vídeo e texto. Basicamente, é uma coleção de servidores onde as pessoas podem conversar e partilhar informações.

Por exemplo, digamos que tem um grupo de amigos com quem joga regularmente. Pode criar um servidor Discord privado, dar-lhe um nome e convidar os seus amigos para participar em salas de chat, onde podem conversar ou até fazer videochamadas.

Apesar de ter sido criado originalmente para a comunidade gaming, hoje o Discord já se expandiu para um público muito diversificado e tem milhões de utilizadores. Pode-se construir uma comunidade de qualquer tipo, seja apenas entre amigos ou para partilhar informações com outras pessoas com as quais partilha um hobby — por exemplo, há comunidades maiores e mais abertas, geralmente centradas em tópicos específicos, como os jogos populares Minecraft e Fortnite.

Este é um lugar onde o utilizador pode ser ele mesmo e onde pode passar o tempo com outras pessoas com as quais partilha interesses. Ao contrário de outras redes sociais, não há algoritmo para decidir o que vê, nem feed de notícias.

Dito isto, a app foi projetada para o mundo gaming. Saiba por que é que o Discord é ideal para os gamers.

 

Qual a utilidade do Discord?

Jogar com amigos

O Discord acompanha facilmente os jogos: pode manter um chat em funcionamento por voz ou vídeo com os seus amigos ao mesmo tempo que joga. Assim, é mais fácil formular estratégias durante os jogos em equipa, ou apenas conversar. Qualquer elemento pode juntar-se à conversa em qualquer altura, sem precisar de pedir permissão. Portanto, não há nada para atrapalhar a sua jogabilidade.

É por este motivo que tantos jogadores do mais recente jogo viral, Among Us, usam o Discord. Pode ver rapidamente quem está online, propor um jogo e entrar num canal de voz quando tiver jogadores suficientes.

Até pode alterar as configurações de áudio e vídeo para que sejam mais adequadas para jogar enquanto conversa. A configuração de “atenuação”, por exemplo, diminui o volume das outras aplicações quando alguém está a falar.

Para além disso, há uma outra vantagem desta app: não está vinculada a nenhum sistema operativo ou plataforma específicos. Seja no smartphone, no computador ou através da web, mesmo que esteja a jogar no PC com um amigo que está a jogar numa consola, ou até em jogos diferentes. Nada impede a conversação.

Iniciar um stream

Os streamers costumam apostar noutras plataformas para divulgar conteúdos, como o Twitch, mas para quem deseja partilhar as suas jogadas com os amigos mais próximos, o Discord é o ideal.

Para transmitir nesta aplicação entre num canal de voz e selecione a opção ‘Screen’ (ou ‘Ecrã) perto da parte inferior do display. E já está: já está a partilhar o seu ecrã.

O Discord também tem um prático ‘Streamer Mode’ (ou ‘Modo Streamer’). Quando ativa este modo, todas as suas informações pessoais e do jogo ficam ocultas. Desta forma, pode transmitir com segurança, partilhando apenas o que deseja.

Juntar-se a um fandom

Gostaria de conversar com alguém sobre a sua obsessão por um jogo em particular, mas nenhum dos seus amigos partilha desse entusiasmo? Há um sem número de diferentes servidores públicos no Discord dedicados a praticamente todos os jogos que possa imaginar, alguns com até 500 mil utilizadores.

Encontre-os selecionando o ícone de bússola no lado esquerdo da aplicação. Inscreva-se e poderá trocar dicas, conversar ou simplesmente passar o tempo com outros fãs.

Já para não falar de que poderá obter informações privilegiadas sobre os seus jogos favoritos nestes grandes servidores. Procure aqueles com uma marca verde — significa que foram verificados. Geralmente, são feitos pelos próprios desenvolvedores dos jogos, que usam este espaço para transmitir as novidades mais recentes ou até responder a algumas perguntas dos fãs.

A maioria dos servidores públicos são espaços moderados, que impedem utilizadores de serem rudes ou ofensivos. É um espaço seguro. Também é fácil silenciar ou bloquear alguém que não segue as regras e até pode bloquear o conteúdo NSFW nas configurações, se isso for uma preocupação.

[sc name=”assina”]