Cozinha com frigorífico Whirlpool
-

Dicas para poupar dinheiro com o frigorífico

Cozinha com frigorífico Whirlpool

Ainda que seja um eletrodoméstico indispensável a qualquer cozinha, o frigorífico pode estar a dar-lhe mais despesas do que pensava. Aqui deixamos algumas sugestões para que consiga poupar algum dinheiro no final do mês.

Sabia que o equipamento que mais energia consome em muitas casas é o frigorífico? Isto deve-se ao facto de ser utilizado 24h por dia, mas existem várias técnicas que pode utilizar para reduzir esse consumo de eletricidade desnecessário.

 

Dicas para economizar energia

Algumas formas de reduzir os seus custos com a eletricidade envolvem um esforço maior e contínuo ao longo do tempo, mas são ideias fáceis de aplicar se as seguir corretamente.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Opte por um frigorífico com alta eficiência energética

Numa era em que há cada vez mais evolução tecnológica nos eletrodomésticos, aconselhamos uma reflexão acerca do seu atual equipamento.

Frigoríficos mais antigos consomem eletricidade a olhos vistos, enquanto que frigoríficos mais modernos possuem uma eficiência energética mais elevada, podendo ir da classe energética A+ até A+++. A regra para avaliar isto é simples: quantos mais “+” existir, maior a eficiência energética e poupança do frigorífico.

Substituir o seu equipamento mais antigo por um mais atual e que consuma menos energia pode ser um excelente investimento a longo-prazo, visto que apesar de ser um pouco mais dispendioso no imediato, a sua conta mensal irá diminuir consideravelmente.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Coloque o frigorífico num sítio estratégico

Coloque o seu frigorífico no sítio mais frio da cozinha, onde não apanhe luz solar direta ou esteja próximo de um forno ou fogão, já que isso faz com que o aparelho aqueça.

Por esta razão, garantir que o aparelho tem ventilação suficiente é um aspeto a ter em conta, para evitar falhas no equipamento relacionadas com um elevado consumo de energia devido ao sobre-aquecimento.

Manter uma distância de segurança entre o aparelho e a parede é também recomendado, para que os espaços destinados à ventilação não sejam obstruídos.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Não ultrapasse a temperatura recomendada

A temperatura ideal de um frigorífico situa-se entre os 4ºC e os 5ºC e a de um congelador nos -18ºC. Estabelecer estes valores limite no seu frigorífico é de extrema importância para minimizar os custos com a eletricidade.

A diferença de 1ºC nos equipamentos pode ser suficiente para levar a um aumento do consumo energético de 5 a 10%, o que se traduz numa despesa desnecessária ao fim do mês.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Faça a manutenção do equipamento regularmente

Se o seu congelador apresenta alguma condensação na parte exterior, pode ser um sinal de que as borrachas utilizadas para fechar a porta precisam de ser substituídas.

As borrachas são usadas para isolamento e evitam que haja troca de calor entre o ar e o frigorífico ou congelador. Por vezes alguns alimentos não são corretamente guardados no frigorífico e fazem com que as portas não fechem corretamente.

Portas mal seladas fazem com que haja fuga de ar frio, o que se traduz numa diminuição da qualidade dos alimentos e uma perda de energia. Não se esqueça, o seu objetivo é poupar!

Para evitar que se crie uma camada de gelo no congelador, aconselhamos que descongele o equipamento com alguma regularidade (pelo menos uma vez por ano ou sempre que o gelo se acumule).

 

Truques para reduzir o consumo energético no dia-a-dia

Para além das ações acima referidas, toda a família pode contribuir de alguma para reduzir o consumo energético com práticas simples e descomplicadas.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Se for de férias, desligue o frigorífico

Os períodos de férias servem para relaxar e livrarmo-nos de todas as preocupações do dia-a-dia. O pior cenário possível seria lembrarmo-nos de que nos esquecemos de desligar a principal fonte de consumo de energia da casa.

Por mais que não utilizemos o frigorífico durante um número elevado de dias, ele está sempre a trabalhar e acaba por pagar sem ter usufruído do equipamento, acabando por se acumular mais uma despesa desnecessária que nos impede de poupar na conta da eletricidade.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Abra a porta o menor número de vezes possível

De cada vez que a porta do frigorífico é aberta, perde-se ar frio e o ar ambiente entra no frigorífico. Para compensar a mudança de temperatura, o equipamento tenta equilibrar os valores e gasta mais energia.

Abrir menos vezes a porta do frigorífico é um truque para poupar energia que muitas vezes nos esquecemos de fazer. De facto, já existem frigoríficos que permitem ao utilizador ver os alimentos que se encontram no seu interior sem ter de abrir a porta.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Evite armazenar comida quente no frigorífico

Se a comida ainda estiver quente, não só o ar dentro do frigorífico fica mais quente como também provoca o aquecimento dos restantes alimentos. Ou seja, o aparelho vai gastar mais energia para tentar baixar a temperatura.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Não o encha demasiado, mas também não o deixe vazio

Se encher o equipamento com demasiados alimentos, o ar não circula tão livremente quanto o aconselhado, o que pode levar a que percam qualidade e validade mais depressa. Se o frigorífico estiver demasiado vazio, um truque é encher o espaço com, por exemplo, garrafas de água cheias até metade para equilibrar a temperatura.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Organize melhor os seus alimentos

Quando guarda alimentos no congelador, o aconselhado é embrulhá-los em sacos ou outro revestimento consistente para que não haja formação de gelo.

No que diz respeito ao frigorífico, mantenha os líquidos tapados e bem conservados, de forma a que não percam o sabor e sequem tão facilmente.

Como vê, economizar na eletricidade não é um bicho de sete cabeças: basta seguir as nossas sugestões para que consiga poupar mais algum dinheiro ao final do mês.

[sc name=”assina”]