Muffins de maçã
-

Dia Mundial da Maçã: uma boa desculpa para a comer

Muffins de maçã

O Dia Mundial da Maçã serve de mote para lhe dar algumas receitas com esta fruta deliciosa e saudável, bem como algumas dicas pelo meio.

Começou em Londres e rapidamente se espalhou por todo o mundo, como data simbólica para organizações que se dedicam à promoção da saúde. Referimo-nos ao Dia Mundial da Maçã, que tem data a 21 de outubro.

A maçã não contém gorduras e é constituída por compostos que combatem o colesterol, razão pela qual é uma fruta muito recomendada pelos médicos. Também beneficia as células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais ligados à memória. É uma fruta aliada do cérebro.

Como forma de celebrar este dia e para ajudar o nosso leitor a ingerir mais desta fruta, damos-lhe 8 receitas para que use a maçã de forma muito saborosa e incorporada num estilo de vida saudável.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Muffins com maçãs caramelizadas

Ingredientes:
2 maçãs (cortadas em cubos)
200 gramas de açúcar amarelo
200 gramas de farinha
1 c. de chá de fermento
1 c. de chá de canela em pó
2 ovos
100 ml de leite
150 gramas de manteiga amolecida

Modo de preparação: Para 14 muffins. Colocar um pouco de manteiga numa frigideira com 50 gramas de açúcar amarelo, em lume brando. Quando o açúcar dissolver, juntar a maçã e deixar dourar. De seguida, retirar e deixar arrefecer. Colocar numa taça todos os ingredientes secos — farinha, fermento, canela em pó e restante açúcar amarelo — e misturar. Noutra taça, bater os ovos com a manteiga e o leite. Juntar os ingredientes secos à mistura líquida e mexer até formar uma massa homogénea. Adicionar a maçã e deixar repousar a massa meia hora. Depois, distribua a massa pelas formas de papel e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos. Serva os seus muffins decorados com creme de manteiga ou polvilhados com açúcar e canela.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Panquecas light de maçã com creme de iogurte natural

Ingredientes para as panquecas:
260 gramas de farinha com fermento
1 c. de chá de sal fino
1 c. de sobremesa de bicarbonato de sódio
2 ovos
2 chávenas de leite
3 c. de sopa de adoçante
2 maças pequenas

Ingredientes para o molho:
1 iogurte natural
2 maçãs pequenas
canela em pó q.b. e/ou cereais a gosto q.b.

Modo de preparação: Para 8 panquecas. Comecemos pela massa. Num recipiente coloque as maçãs descascadas e descaroçadas partidas em pedaços. Acrescente os restantes ingredientes e triture tudo — pode fazê-lo numa centrifugadora também. Numa frigideira untada de óleo coloque conchas de massa e deixe cozinhar dos dois lados. Retire para um prato e reserve. Agora o molho: num recipiente coloque o iogurte e as maçãs descascadas e descaroçadas e triture. Sirva as panquecas com o molho, polvilhadas com cereais ou canela em pó, conforme o seu gosto.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Chá de maçã com gengibre

Ingredientes:
1 litro de água mineral
1 c. de sopa de gengibre picado
3 maçãs grandes e picadas com casca
açúcar ou mel a gosto

Modo de preparação: Para 6 doses. Separe e pique os ingredientes. Coloque a água, as maçãs e o gengibre numa panela e deixe quase ferver — será mais rápido se aquecer a água primeiro numa chaleira ou jarro elétrico. Desligue, aguarde 10 minutos com a panela tampada, coe e deixe arrefecer. Coloque o açúcar ou mel a gosto e guarde no frigorífico até servir.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Sumo natural de cenoura, maçã e laranja

Ingredientes:
5 cenouras
2 maçãs
1 laranja
folhas de hortelã
gelo

Modo de preparação: Lavar muito bem as cenouras — ou em alternativa descascá-las — e cortá-las. Lavar as maçãs e cortá-las em quartos, com as sementes também. Descascar a laranja e cortá-la em quartos. Triturar tudo na centrifugadora. Colocar numa jarra ou copos grandes, com gelo e folhas de hortelã.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Mousse de maçã light

Ingredientes:
3 maçãs descascadas e picadas
1 e meia c. de sopa de gelatina em pó branca
meia chávena de chá de água
8 pacotes de adoçante (8 gramas)
1 c. de sopa de sumo de limão
1 copo de iogurte natural desnatado

Modo de preparação: Para 4 doses. Dissolva a gelatina em pó na água morna e coloque na liquidificadora. Junte o restante dos ingredientes e bata até ficar homogéneo. Deite em taças individuais e leve ao congelador por 2 horas.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Rosas de maçã

Ingredientes:
2 maçãs
1 massa folhada
4 c. de chá de compota de pêssego
açúcar em pó

Modo de preparação: Para 4 doses. Sem descascar, corte a maçã em 8 partes (retirando o caroço) e corte cada parte em finas fatias. Leve-as ao microondas por 15 segundos para que amoleçam e para que possa dobrá-las. Corte a massa folhada em tiras de 5 cm de largura. Passe a compota de pêssego ao longo de cada tira da massa folhada. Em seguida, coloque as fatias da maçã de maneira a que a fruta fique na metade superior da massa e ligeiramente uma sobre a outra. Dobre e feche a outra metade da massa folhada por cima da maçã e enrole tudo, para formar a rosa. Coloque as rosas de maçãs em formas de muffins antiaderente. Leve ao forno por 20 minutos a 180°C. Por fim, polvilhe com açúcar em pó.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Crepes com maçã assada

Ingredientes:
1,25 dl de leite magro
1 ovo
2 e meia c. de sopa de fariha de trigo
1 e meia c. de sopa de farinha de arroz
meia c. de chá de sal
meia c. de sopa de mel
azeite q.b.
4 maçãs assadas
1 c. de sobremesa de açúcar em pó
canela moída q.b.
150 gramas de gelado de baunilha (ou outro sabor, a gosto)

Modo de preparação: Para 6 doses. Preaqueça o forno a 150°C. Numa taça larga, junte o leite com o ovo e mexa. Acrescente as farinhas, batendo energicamente. Tempere com o sal, junte o mel e envolva. Deixe repousar a massa cerca de 20 minutos. Use uma máquina de crepes: deite uma camada fina de massa e espalhe-a, de modo a que a massa cubra todo o fundo. Deixe alourar, vire do outro lado e retire. Repita a operação até terminar toda a massa. Reserve os crepes. Descasque as maçãs e esmague-as ligeiramente. Corte os crepes ao meio, recheie-os com o puré de maçã e enrole-os em forma de cornucópia. Num tabuleiro forrado com papel vegetal, disponha os cones e leve ao forno 5 minutos. Sirva os crepes quentes polvilhados com o açúcar em pó e a canela, acompanhados com uma bola de gelado.

 

[su_dropcap class=”dropcap”]8[/su_dropcap] Waffles de aveia e maçã (sem açúcar, sem laticínios)

Ingredientes:
2 chávenas cheias de farinha de aveia (flocos de aveia triturados até ficarem em farinha)
1 c. de sopa de fermento em pó
2 ovos
1 chávena de leite de aveia
3/4 de chávena de água
1/4 de chávena de óleo de coco derretido
1 c. de sobremesa de canela em pó
1 maçã grande aos cubos

Modo de preparação: Para 12 waffles. Numa taça misture a farinha de aveia, a canela e o fermento em pó. Reserve. Numa outra taça misture os ovos com o leite de aveia, a água e o óleo de coco. Junte a mistura de líquidos às farinhas e envolva bem. Descasque a maçã e corte-a em cubos pequenos. Junte também à massa. Deixe repousar 5 minutos. Aqueça a máquina das waffles e coloque colheradas de massa no centro das chapas. Feche a máquina e deixe cozinhar, cerca de 5 minutos ou até as waffles estarem cozinhadas. Retire e repita até esgotar a massa. Sirva as waffles simples ou com o que mais gostar: mel, compotas, mistura de frutos, iogurte…

 

https://www.facebook.com/RadioPopular.PT/photos/a.199932389536/10156705628839537/?type=3&theater

 

[sc name=”assina”]