Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidade

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadeA humidade é um problema muito incómodo, pode ser prejudicial à saúde e é bastante comum nos lares portugueses. Felizmente, há equipamentos capazes de a combater: os desumidificadores. Estes podem ajudar a atenuar o problema, mas sabe como escolher o melhor para si? Nós damos-lhe uma ajuda.

Portugal é um país bastante húmido, principalmente durante o inverno e a primavera, alturas em que se torna mais complicado manter a casa mais arejada. O outono já começou e o inverno está a chegar: inicia-se a saga para controlar a humidade.

Há casos em que este é um problema mais ligeiro e outros em que é realmente uma questão de difícil resolução. A humidade elevada acaba por criar um ambiente propício para o aparecimento de mofo que pode ser prejudicial à saúde e pode danificar mobiliário e outros objetos.

Uma das razões para a concentração de humidade deve-se à construção algo deficiente, com falha de matérias de isolamento. Como tal, as soluções para algumas destas lacunas requerem intervenções de grande complexidade técnica e com custos elevados, motivo pelo qual são muitas vezes colocadas de parte numa primeira estância.

Por outro lado, a instalação e operação de sistemas de ventilação mecânica em habitações continua a ser uma solução pouco vista e pode também não ser muito eficiente.

Os aparelhos de ar condicionado e os desumidificadores podem ajudar a manter os níveis de humidade relativa controlados e dentro dos valores recomendáveis (entre 40 e 60%). Por essa e outras razões, os desumidificadores podem ter um papel importante na nossa qualidade de vida.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/desumidificadores/?utm_source=RPT” ]

 

Como funcionam os desumidificadores?

Os desumidificadores regulam a humidade, retirando-a do ar. Estes aparelhos funcionam a partir do movimento do ar ambiente que possui vapor de água, efetuado pelo moto-ventilador presente no interior de um desumidificador. Dessa forma, o ar ambiente entra em contacto com uma peça responsável pela refrigeração e que produz a condensação.

Após esse processo, o vapor de água passa ao estado líquido. As gotas de água captadas pelo aparelho vão para um depósito. Depois, o ar retorna ao ambiente em temperatura próxima da normal, mas com humidade diminuída.

Simplificando, um desumidificador tem uma ventoinha que puxa ar húmido do exterior para o aparelho. Uma vez no seu interior, o ar ainda húmido cruza-se com uma superfície fria e parte da água nele contida condensa. A água extraída é recolhida num recipiente, enquanto o ar seco passa por um sistema de ar que é aquecido para voltar ao exterior através da uma saída de ar do equipamento.

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadeOs desumidificadores estão equipados com várias funções. Praticamente todos os aparelhos contêm um aviso de quando o reservatório está cheio, há também os aparelhos que têm a possibilidade de serem ligados a um esgoto, para escoar a água. Uma função importante, sobretudo para quem vive em zonas mais frias, é o ‘defrost control’: uma função que impede o congelamento do aparelho, caso a divisão em que se encontra fique com temperaturas muito baixas.

Deve ter ainda em conta o higróstato, o componente que mede e permite regular a humidade. O ideal será adquirir um aparelho com um higróstato digital: revela a humidade relativa no espaço e possibilita a definição do valor que deseja. Quando esse valor for alcançado, o aparelho desliga-se e volta a ligar-se quando o teor de humidade ultrapassa aquele que foi introduzido.

Os modelos com higróstato mecânico não possibilitam definir o valor pretendido. Nem todos os equipamentos permitem regular a humidade relativa, operando de forma fixa para um valor indicado pelo fabricante (regra geral, no intervalo de 40 a 60%).

 

Como escolher um desumidificador?

Antes de mais, deve ter em atenção algumas características do espaço onde pretende colocar o desumidificador, por exemplo, se é um espaço com muita ou apenas com alguma humidade. Na verdade, há várias características técnicas e não só em que deve atentar. Vejamos quais são.

Capacidade do reservatório de água

Esta capacidade é medida em litros e refere-se ao máximo de água que pode ser retirada em 24 horas dentro de um ambiente com 80% de humidade e temperatura de 30 graus.

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadeIsso não significa que o desumidificador vai retirar esse volume de água da sua casa todos os dias. O volume total de água retirado depende da humidade relativa do ambiente da divisão. Esta característica deve ser escolhida mediante a área da divisão que irá desumidificar. Para um quarto de 10 m2, por exemplo, é recomendável utilizar um desumidificador com capacidade de 16 a 20 litros.

Extração diária

Esta é uma das características que dependerá da área da divisão e do nível de humidade. A extração é medida em litros que o aparelho é capaz de extrair em 24 horas. Se a área for muito húmida, deve ponderar um aparelho que tenha valores acima dos 15 ou 20 litros.

Tamanho e peso

Esta é uma característica importante, principalmente se tiver a necessidade de mover o desumidificador entre várias divisões da sua casa. O tamanho e o peso do desumidificador não estão necessariamente relacionados com a capacidade de armazenamento do aparelho.

Sensores

Uma função importante que deve ser ponderada ao escolher um desumidificador de ar é conferir se este possui, ou não, um sensor que alerta quando o reservatório de água está cheio. É uma funcionalidade que apela à comodidade mais do que à utilidade.

Para além disso, há alguns aparelhos que incluem a função ‘Off Timer’, um cronómetro que permite desligar o aparelho se deve desligar, após um período de tempo definido. Esta é também uma forma prática de economizar energia.

Nível de ruído

Este valor é medido em decibéis (dB) e refere-se ao nível de barulho que o desumidificador produz quando em funcionamento. Esta característica é importante principalmente se deseja deixar o aparelho ligado durante a noite no seu quarto ou numa divisão próxima do mesmo.

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadePara a utilização no quarto durante o sono, é recomendável um equipamento com nível de ruído de até 45 dB. Em outros ambientes, pode-se utilizar equipamentos com nível de ruído de até 50 dB. Porém, em qualquer situação, quanto menor for o nível de ruído, melhor.

Eficiência energética

O desempenho energético é avaliado pela quantidade de água extraída a cada hora e a quantidade de energia consumida para esse processo. Quanto mais eficiente for o desumidificador, mais rápida será a desumidificação e, consequentemente, menor energia será consumida.

Neste contexto, para acelerar o processo de desumidificação de um espaço, deve deixar a divisão fechada, o que fará com que o processo seja mais rápido e mais económico. Deve ainda ter em conta que uma das vantagens de usar um desumidificador é que o ar seco também consome menos energia para aquecer.

Um desumidificador tem um consumo energético consideravelmente mais baixo que o de outros aparelhos, como, por exemplo, sistemas de ar condicionado. De qualquer forma, é importante ter em atenção a eficiência energética.

Outras características

Há ainda outras características que poderá ter em conta, uma vez que podem ser importantes para si, tais como:

Bomba interna: bombeia água automaticamente verticalmente para o depósito de água.

Indicador de filtro: mostra quando o filtro de ar precisa ser limpo.

Auto-Humidistat: deteta o nível de humidade na área ao redor do desumidificador e desliga automaticamente o aparelho quando o nível de humidade recomendado é alcançado.

Humidóstato: Em geral, os desumidificadores possuem um modo para selecionar a humidade desejada. Com este modo, o equipamento liga e desliga automaticamente para manter a humidade no nível desejado.

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadeConfiguração de baixa temperatura: permite que as unidades funcionem em temperaturas até 5º C.

Descongelamento automático: evita que o aparelho congele em ambientes de baixa temperatura.

Modo silencioso: Esta função permite que o aparelho tenha um funcionamento com menos ruído; porém, nem sempre tem uma diferença considerável.

Ionizador: Este é um componente incluído em alguns desumidificadores e que fazem a purificação do ar através de iões; em termos leigos, os iões são átomos que perderam ou ganharam eletrões, e podem ser positivos ou negativos; o componente ionizador dos desumidificadores de ar é utilizado para intensificar a eliminação de impurezas do ar, já que as cargas negativas controladas atraem as partículas em suspensão no ar, como bactérias, pólen, fumo, poeira, entre outros.

 

Manutenção e cuidados a ter com desumidificadores

Para que tenha a máxima eficiência energética e durabilidade deste aparelho, estes são alguns dos cuidados a ter.

Desumidificadores: os heróis na luta contra a humidadeLimpe os filtros com frequência, seguindo a recomendação do fabricante. Desligue o desumidificador, antes de o limpar ou aos acessórios. Se for um filtro lavável, verifique se está bem seco, antes de colocá-lo no equipamento.

Deve manter o desumidificador a pelo menos 50 centímetros de distância de qualquer móvel ou objeto que possa dificultar a circulação do ar.

Feche as portas e as janelas da divisão, para impedir a entrada de ar novo.

Evite carpetes e tapetes — apesar destes elementos decorativos darem uma maior sensação de calor a uma habitação, as fibras retêm humidade.

Sempre que possível, instale ventilação na cozinha e na casa de banho de forma a diminuir ou remover vapores de água durante o banho ou preparação de refeições.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/desumidificadores/?utm_source=RPT” ]

Evite colocar a roupa a secar no interior. Pode ser difícil evitar colocar a roupa a secar no interior da casa, principalmente durante o inverno, em que chove durante vários dias seguidos. No entanto, tenha em atenção que secar roupa no interior de casa é sempre um agente acumulador de humidade.

 

Esperemos que com estas recomendações o seu problema com a humidade fique resolvido ou atenuado.

[sc name=”assina”]