Deslocar-se de bicicleta elétrica no Inverno: dicas e cuidados

Deslocar-se de bicicleta elétrica no Inverno: dicas e cuidados

O Inverno, com as temperaturas baixas e a chuva, não precisa de ser um impedimento de usar a bicicleta elétrica para se movimentar. Siga estas dicas para se proteger e pedalar em segurança.

A bicicleta elétrica é um dos meios de mobilidade urbana em que cada vez se aposta mais. Seja para passear e conhecer novas paisagens durante as férias ou para chegar ao emprego sem grande esforço, as e-bikes são uma ótima opção e têm diversas vantagens em relação às bicicletas convencionais.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/bicicletas-e-motas-eletricas/?utm_source=RPT” ]

Com a chegada do Inverno, no entanto, muitos ciclistas optam por deixar de a utilizar devido às condições climatéricas que se fazem sentir. O frio e a chuva podem ser intimidantes, mas não têm de ser impeditivos para continuar com a sua rotina, desde que tenha alguns cuidados.

Para os mais resistentes, os que não desistem de andar de bicicleta, há algumas dicas que podem seguir para que a atividade de pedalar não se torne desagradável nas estações mais frias do ano.

 

Dicas para andar de bicicleta elétrica no Inverno

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Use vestuário adequado

É natural que a deslocação de e-bike o faça sentir frio. A exposição às temperaturas baixas no exterior é potenciada pela movimentação. Assim, para andar de bicicleta elétrica no Inverno é essencial que vista roupas quentes e adequadas. Deve optar por vestuário confortável, que não prejudique a mobilidade, mas também que seja aconchegante o suficiente para manter a temperatura corporal.

Deslocar-se de bicicleta elétrica no Inverno: dicas e cuidados

Não descuide as extremidades do corpo: use luvas, meias e/ou calçado quentes, gorros por baixo do capacete e proteções para o pescoço, como um cachecol curto.

Cuidado para que nenhuma peça seja demasiado comprida: pode ficar presa nos raios das rodas da bicicleta ou nas suas pernas enquanto pedala. Também deverá evitar roupas escuras, já que prejudicam a sua visibilidade perante os condutores de automóveis e pedestres.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Atente no ambiente em redor

É certo que esta dica é aplicável em qualquer altura do ano, mas é ainda mais pertinente de Inverno. O facto de os dias serem mais curtos e, na generalidade, com menos luz solar, prejudica a visibilidade de todos os presentes na estrada, quer esteja ao volante de um automóvel, de uma bicicleta ou seja um pedestre.

O piso também se torna mais perigoso. Assim, tenha especial cuidado com o óleo espalhado pelo chão, este é altamente escorregadio, bem como as formações de gelo. As poças de água podem desorientá-lo, tal como a chuva.

Evite andar a grandes velocidades, mantenha-se na faixa apropriada para ciclistas sempre que possível e não trave nem dê guinadas bruscas com o guião.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Aposte em acessórios próprios

Alguns acessórios são importantes em qualquer altura do ano, como o capacete e até os kits de proteção, mas a relevância destes aumenta quando os riscos aumentam também, como acontece no Inverno. Para além disso, devido à falta de luz solar, um bom conjunto de luzes não deve ser descurado.

Os para-lamas também são um dos acessórios mais importantes para andar de bicicleta elétrica no Inverno, porque evitam a queda de salpicos de água no corpo do ciclista e até possíveis problemas mecânicos na própria e-bike.

Deslocar-se de bicicleta elétrica no Inverno: dicas e cuidados

A chuva que cai do céu é limpa, mas a água que o pneu ‘arrasta’ do chão é bastante suja com lama e óleo que sai dos motores dos carros. Esta sujidade pode afetar de forma séria o funcionamento correto da bicicleta elétrica, principalmente ao nível dos travões e da lubrificação dos mesmos. É por esse motivo que o para-lamas é tão importante.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Aquecimento — afinal, ciclismo é um desporto

Qual é a primeira ação que se exige de cada atleta? Que faça aquecimento. Pedalar uma bicicleta elétrica não requer o mesmo esforço de que uma bicicleta normal, mas ainda é necessário dar aos pedais, pelo que aconselhamos a que faça alguns exercícios de aquecimento antes de iniciar a viagem.

Depois, quando se fizer à estrada, comece por ir devagar, com calma, e vá aumentando o ritmo gradualmente, para dar tempo de preparação aos seus músculos e articulações.

[sc name=”assina”]