Descubra qual o tipo de ar condicionado ideal para a sua casa

Estar num ambiente confortável é essencial quando passamos muito do nosso tempo em casa. Já se perguntou qual o melhor tipo de ar condicionado para tornar as suas divisões mais frescas? Neste artigo vamos tentar perceber qual o melhor equipamento para a sua casa.

Que ar condicionado (AC) deve escolher? A resposta depende de vários fatores, entre eles a dimensão dos espaços, o tempo que passa em casa ou mesmo as características de cada modelo de ar condicionado. Este guia abrange os diferentes tipos de ar condicionado e quais são mais adequados para cada casa.

 

O que deve saber sobre o ar condicionado

Antes de escolher o primeiro sistema de ar condicionado que lhe aparecer, existe uma série de aspetos em que deve considerar antes da compra. Deve assegurar-se de que garante o máximo rendimento do seu sistema de AC e que este se adapta à sua casa.

Tenha em atenção o espaço e o tamanho do AC

Provavelmente, o fator mais importante ao escolher o seu ar condicionado é a dimensão da divisão em que este irá ser instalado, assim como o tamanho do próprio aparelho.

Se escolher um ar condicionado demasiado pequeno para um quarto, provavelmente não irá sentir muita diferença na temperatura. Se o seu ar condicionado for demasiado grande para o quarto, irá desperdiçar muita energia, pois o seu sistema estará constantemente a ligar e desligar para tentar regular a sua temperatura.

Ajustes de velocidade

A velocidade do ventilador no seu sistema de ar condicionado deve ser ajustável para lhe permitir controlar a quantidade de ar limpo que irá fluir pela sala.

Sala de estar com ar condicionado

Se uma sala estiver particularmente quente e abafada, por exemplo, uma regulação mais elevada permite um arrefecimento da sua sala muito mais rápido. Tenha também em consideração que pode optar por uma configuração mais silenciosa para uso noturno, se necessário.

Outras características adicionais

Desde termostatos remotos e inteligentes a definições de poupança de energia, o seu sistema de ar condicionado pode ser personalizado de acordo com as suas necessidades exatas.

Caso seja preciso, pode optar por um termóstato remoto, que significa que pode ajustar as definições de temperatura utilizando um controlador separado. Pode até ser capaz de poupar em eletricidade nas suas contas ao final do mês, escolhendo a opção de poupança de energia que alguns modelos de ar condicionado já possuem.

 

Tipos de ar condicionado

Encontrar o sistema de ar condicionado adequado para si depende completamente das suas necessidades. Aqui ficam os principais tipos de sistema de ar condicionado, que variam de propriedade em propriedade:

Sistemas de ar condicionado split

Este tipo de ar condicionado é o mais comum. Um sistema de ar condicionado split envolve a colocação de uma unidade montada na parede dentro de casa e uma unidade ao ar livre, ligada a ela. Este tipo de sistema AC é uma escolha bastante utilizada por uma série de razões.

Não só exigem apenas um pequeno orifício a ser cortado através de uma parede para ligar as duas unidades, eliminando a necessidade de qualquer trabalho estrutural, mas também vem com a capacidade de controlar a temperatura ambiente e aquecer a sua casa quando desejado.

Se está satisfeito por ter uma unidade montada na parede em sua casa e se preocupa com a eficiência do seu sistema, então um sistema dividido é o que mais lhe convém. Para além disso, existem várias vantagens neste modelo de sistemas de ar condicionado:

  • Eficiência energética
  • Benefícios do arrefecimento e do aquecimento
  • Instalação simples.

Ar condicionado central

Os sistemas de ar condicionado central são mais comuns em casas mais recentes ou em edifícios novos. Isto acontece visto que, geralmente, as condutas terão de ser instaladas em todas as paredes existentes.

Se possuir uma casa mais antiga, poderá resultar através de cortes nas paredes existentes — o que significa demasiado trabalho, sendo por isso algo que é melhor evitar. Mas se estiver a passar pelo processo de remodelação de propriedade ou não tiver um limite no seu orçamento, um sistema central de ar condicionado pode ser adequado.

Mesmo que as taxas de eficiência energética sejam elevadas, os custos iniciais são também bastante altos. Isto deve-se à instalação da conduta e ao tempo necessário para a sua conclusão e, para além disso, também será preciso instalar um compressor exterior. Por essas razões, o ar condicionado central:

  • Indicado para propriedades recém-construídas
  • Eficiente do ponto de vista energético
  • Eficaz e silencioso quando está em funcionamento.

Condicionadores de ar portáteis

Os aparelhos de ar condicionado portátil são uma alternativa conveniente a um sistema de ar condicionado maior, sendo perfeitos para arrefecer uma divisão ou área mais pequena.

Embora o sistema portátil não seja tão eficiente como o sistema de ar condicionado central ou dividido, podem ser uma ótima opção para quem aluga imóveis ou tende a deslocar-se frequentemente.

Um ar condicionado portátil tem um design mais elegante, de forma a adaptar-se à decoração da sua casa. As rodas incorporadas facilitam o transporte de sala para sala e são também muito fáceis de controlar. Se precisar de uma opção conveniente, que possa transportar de divisão em divisão sem pagar, o ar condicionado portátil é para si.

As vantagens de um ar condicionado portátil são então as seguintes:

  • Fácil de mover e controlar
  • Ótimo para quem aluga ou se desloca frequentemente
  • Mais barato que um sistema maior.

 

Qual é o melhor ar condicionado?

O tipo de ar condicionado mais adequado para si pode depender de uma série de fatores, incluindo o tamanho do espaço que deseja arrefecer, o seu orçamento e as características incluídas em cada modelo.

A única forma de descobrir ao certo é fazer a sua pesquisa sobre os tipos de sistema que já mencionámos e decidir qual o que possui as maiores vantagens para si e para a sua casa!

[sc name=”assina”]