Descobre as vantagens de fazer iogurte em casa

Descobre as vantagens de fazer iogurte em casa

A tendência por optar por lanches mais saudáveis nas nossas rotinas alimentares está a ganhar cada vez mais espaço. Ao fazeres o teu próprio iogurte em casa estarás a aumentar ainda mais o valor nutricional. Descobre todos os benefícios de fazer iogurte de raiz neste artigo!

Se estás farto/a de experimentar iogurtes e nenhum te enche as medidas por causa do fraco sabor ou demasiados ingredientes prejudiciais à saúde que são constantemente adicionados, porque não prepará-lo diretamente na tua cozinha? Irás ficar surpreendido/a com a facilidade de preparação deste snack saudável e multifacetado, basta que tenhas uma iogurteira.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/iogurteira/?utm_source=RPT” ]

 

As vantagens do iogurte feito em casa

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Mais variedade com iogurte feito em casa

Estás cansado dos mesmos sabores de iogurte no supermercado? Se desejas novos sabores e texturas com ingredientes naturais, fazer iogurte em casa é a solução perfeita. Podes experimentar diferentes aromas e escolher ingredientes que cumprem todas as tuas necessidades dietéticas.

Descobre as vantagens de fazer iogurte em casa

Se te sentes aventureiro na cozinha, não é mal pensado tentar diversificar. Exemplo disso mesmo é experimentar fazer iogurte kefir — uma nova tendência no mundo da alimentação saudável que fica extremamente saboroso. Aventura-te e diz-nos como ficou!

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Uma opção mais saudável

Os benefícios do iogurte diminuem quando o açúcar e outros aditivos são misturados aquando da sua produção industrial. O iogurte feito em casa dá-te liberdade de apenas usar ingredientes de qualidade ou de origem biológica e, por essa razão, mais saudáveis, tais como frutas frescas e mel.

Aumenta os nutrientes do teu iogurte e inclui-os em várias refeições do teu dia a dia, tais como bowls de fruta, molhos para saladas, papas de aveia, entre outros. As opções são imensas e este ingrediente pode fazer maravilhas às tuas criações deliciosas.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Múltiplas aplicações ao fazer iogurte em casa

Uma grande quantidade de iogurte caseiro pode revelar-se extremamente útil. É que o iogurte pode ser usado em diversos pratos e é uma ótima alternativa aos ingredientes menos nutritivos. Surpreendentemente, também é um excelente complemento para a tua rotina de cuidados com a pele.

Descobre as vantagens de fazer iogurte em casa

Não sabias desta curiosidade? A verdade é que as máscaras faciais de iogurte esfoliam, limpam e rejuvenescem a pele, e a aplicação de iogurte numa queimadura de sol proporciona uma sensação de frescura como não há igual. Experimenta!

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Fácil e barato de preparar

Fazer iogurte em casa é fácil e barato. Tudo o que precisas é de um litro de leite, uma taça de iogurte industrializado, um saquinho de fermento lácteo e um chávena de chá de leite em pó. Aproveitamos para deixar aqui uma receita:

  1. Aquece com água quente os potes de vidro da iogurteira
  2. Adiciona o leite na panela até atingir a temperatura de 95°C
  3. Baixa a temperatura do leite agitando-o com a colher de pau até chegar à temperatura de 45°C
  4. Se utilizares o fermento lácteo, adiciona o conteúdo de uma saca diretamente no leite morno, caso utilizes o iogurte natural tempera o iogurte com uma colher do leite morno, dissolvendo o iogurte no leite e depois vertendo no leite morno
  5. Mexe com a colher de pau até dissolver todo o iogurte/fermento no leite
  6. Deixa o teu iogurte numa temperatura quente entre quatro a 12 horas (quanto mais tempo, mais azedo ficará)
  7. Transfere-o para os diferentes potes de vidro e coloca a mistura no frigorífico no mínimo seis horas
  8. Dá forma ao teu iogurte: se quiseres deixá-lo mais cremoso, bate a mistura na liquidificadora com uma chávena de leite em pó.

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/iogurteira/?utm_source=RPT” ]

O iogurte caseiro é incrível para a sua comunidade e para o planeta. Podes demonstrar algum apoio aos produtores locais comprando os seus produtos, ao mesmo tempo que ajudas o meio ambiente, já que não desperdiças ​​copos e embalagens de iogurte de plástico a torto e a direito. Mãos à obra!

[sc name=”assina”]