Cuidados a ter durante as videochamadas

Cuidados a ter durante as videochamadas

O teletrabalho não vai desaparecer tão cedo e, se faz parte do grupo de pessoas que vai continuar a trabalhar em casa por tempo indeterminado, provavelmente ainda tem muitas chamadas por realizar. Neste artigo reunimos alguns cuidados a tomar para que as suas videochamadas decorram sem percalços.

Quer sejam reuniões de trabalho semanais ou até entrevistas online, tem que estar sempre preparado para fazer boa figura. Certifique-se de que toma os cuidados necessários para causar boa impressão nas suas videochamadas.

 

Cuidados a ter para impressionar nas videochamadas

Quando falamos com outros colegas de trabalho pessoalmente, o processo de comunicação é mais fácil e descontraído. Mas quando temos que utilizar a tecnologia áudio e visual para comunicar, existem alguns problemas que podem surgir.

A fraca ligação à Internet, a pouca luminosidade, a dificuldade de compreensão ou até certos gestos podem distrair quem o está a ouvir, prejudicando a qualidade das suas videochamadas e o efeito que quer ter com elas — seja para falar com colegas de trabalho ou tentar impressionar um possível recrutador. Veja o que fazer nas sugestões abaixo:

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Garanta uma boa conexão à rede wi-fi

Pode parecer óbvio, mas as videochamadas necessitam de uma excelente conexão à Internet para que ocorram sem problemas. Assim, torna-se imprescindível que não esteja a ter problemas de ligação em casa nos últimos dias, já que pode correr o risco de a chamada encravar ou até perder a ligação a meio de uma conversa importante.

Uma boa dica poderá ser escolher realizar as videochamadas nos espaços ou divisões da casa com melhor sinal de Internet — normalmente, as que estão mais próximas do router. Lembre-se que o router deverá estar localizado em sítios estratégicos e sem obstrução de objetos, visto que isso tende a diminuir a difusão de sinal para o resto da casa.

Se continuar a ter problemas de ligação ou não puder realizar as videochamadas em divisões especiais da casa, não será mal pensado adquirir um repetidor de sinal para outras divisões da casa tais como o escritório ou o quarto.

Para resolver problemas de fraca ligação à rede wireless, a RP Tech criou vários artigos que o poderão ajudar a contornar este problema tão comum.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Desligue a Internet de todos os dispositivos para além do seu

Pode parecer uma sugestão esquisita, mas para pessoas que possuem uma fraca ligação à Internet esta sugestão pode ajudar na qualidade das suas videochamadas. Assim, no seguimento das recomendações anteriores, esta pode ser uma alternativa de curta-duração para resolver problemas de fraca ligação.

Desconecte da wi-fi aparelhos como o tablet, smartphone e televisão que não estão a ser usados e, sempre que possível, peça aos restantes membros da família para não realizarem tarefas que sobrecarreguem a rede, tais como ver vídeos de alta resolução, transferir ficheiros bastante pesados, entre outros, enquanto faz a videochamada.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Tenha papel e caneta sempre à mão

Quando temos uma chamada importante a caminho por vezes deixamo-nos levar pela ânsia de atender a videochamada imediatamente e esquecemo-nos de ter um bloco de notas e caneta ao lado em caso de emergência. É extremamente importante ter todos os cuidados para não permitir que este tipo de situações acontecem.

Claro que poderia levantar-se para ir buscar uma folha e uma esferográfica, ou até utilizar o computador para escrever uma nota importante, mas teria que redimensionar a janela da videochamada, abrir um documento Word ou um bloco de notas virtual… e quando der por si a informação já voou e perdeu metade.

Certifique-se de que tem sempre por perto uma caneta e um caderno, um bloco de notas, post-its… não interessa! Qualquer superfície em que dê para escrever serve para o efeito, garantindo assim que não perde nenhuma data, reunião ou tarefa urgentes.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Ensaie o discurso antes da videochamada

Caso tenha uma reunião de apresentação importante na empresa ou uma entrevista de trabalho que poderá ser decisiva para o seu futuro profissional, é sempre boa ideia tentar prever todos os cenários possíveis e imaginários. Por isso mesmo é que é tão importante ensaiar e treinar o seu discurso em frente ao espelho para não haver erros.

Ao preparar a apresentação antecipadamente, consegue perceber os tiques e falhas que comete no discurso, cronometrar o tempo que gasta com um relógio de monitorização e até arranjar formas de controlar a ansiedade e o nervosismo. Não se acanhe — se a reunião é verdadeiramente importante, pode mesmo gravá-la para avaliar o seu desempenho.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Atenção à postura, aos gestos e outros comportamentos

Esta é uma dica extremamente importante para pessoas que querem deixar uma boa impressão nas videochamadas. Por vezes, possuímos hábitos tão enraizados que nem sequer reparamos que podem prejudicar a comunicação com outras pessoas — e no mundo digital podem tornar-se distrações facilmente evitáveis.

Por exemplo, se é alguém que fala bastante rápido e é entusiástico/a a expressar-se, pode não reparar que está a interromper alguém durante a chamada. Por outro lado, se está constantemente a mexer no cabelo, arranjar a roupa ou a tocar nos óculos, estas atitudes  parecem inofensivas, mas podem distrair quem o está a ouvir.

Lembre-se que, visto que está a ser filmado e a imagem está extremamente focada em si, há que ter atenção a esse tipo de gestos, principalmente quando envolve situações como fechar um negócio, solucionar um problema com um cliente ou impressionar um recrutador numa entrevista de emprego.

 

Estes são alguns cuidados básicos para garantir que as suas videochamadas correm da melhor forma em teletrabalho. Comunique de forma natural e descontraída, mas entre sempre numa reunião digital preparado/a — porque a melhor forma de impressionar quem deseja envolve sempre algum trabalho!

[sc name=”assina”]