Conheça as 8 vantagens de uma máquina de embalar a vácuo!

Selar hermeticamente alimentos traz muitas vantagens. Conheça-as e fique a saber quais os benefícios de ter uma máquina de embalar a vácuo em casa.

Há diversas técnicas de conservação de alimentos, como refrigeração, congelamento, desidratação, defumação, entre outras. Nem todas oferecem as mesmas vantagens ou asseguram que nenhuma propriedade dos alimentos é alterada. A técnica de embalar os alimentos a vácuo oferece uma solução para quase todos os problemas.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/maquina-de-colar-sacos/?utm_source=RPT” ]

 

Em que consiste embalar a vácuo?

Selar a vácuo é o ato de colocar um alimento, produto ou objeto dentro de um recipiente, o qual passa por um processo onde todo o ar dentro do mesmo e do produto é removido utilizando uma máquina própria para o efeito. Assim se criam as embalagens a vácuo, as quais podem ser um saco (películas) ou tupperwares preparados para esse efeito.

 

Vantagens de embalar a vácuo

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Aumento da vida útil de alimentos

Os alimentos aguentam mais tempo sem se estragarem se forem embalados a vácuo. Este processo retira praticamente todo o oxigénio presente no interior da embalagem, elemento que é a fonte na qual os micro-organismos se proliferam. Assim, embalar a vácuo é aumentar de 2 até 10 vezes a validade do produto.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Redução significativa de desperdícios

Esta vantagem é uma consequência da primeira: se os alimentos duram mais tempo, também terá mais tempo para os consumir, reduzindo a probabilidade de se estragarem e terem de ser deitados fora.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Produtos ocupam menos espaço

Se tem mais produtos para preservar do que espaço para eles, uma máquina de embalar a vácuo é o equipamento que está a faltar em sua casa.

A embalagem fica reduzida de forma a envolver o produto por completo e não ocupa mais espaço para além disso — algo que não acontece quando precisa de guardar pequenos alimentos, mas só tem tupperwares grandes, por exemplo. Esta vantagem é particularmente útil para quem congela muitos alimentos, mas tem um congelador pequeno.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Propriedades dos alimentos são preservadas

As propriedades nutritivas dos alimentos ficam, desta forma, completamente preservadas — sem necessidade de utilizar aditivos químicos —, bem como as propriedades sensoriais (cor, sabor e odor).

Os alimentos não ficam desidratados, pelo que não perdem peso nem cor. Para além disso, selar a vácuo cria uma barreira ao odor, tanto do interior da embalagem para o exterior, como vice-versa.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Produtos sem cristais de gelo

Mais uma vantagem para quem armazena alimentos no congelador: produtos embalados a vácuo e congelados não criam cristais de gelo, mantendo-se, assim, todas as propriedades do mesmo.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Facilita o transporte

Da mesma forma que o torna mais fácil de armazenar, também o transporte do produto fica facilitado, uma vez que a embalagem do mesmo é compactada. Outra vantagem é que fica mais protegido, prevenindo-se desta forma o vazamento de líquidos, por exemplo, o que em contexto de viagem se torna problemático.

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Visibilidade do interior

Longe da vista, longe do coração. Guardar alimentos em contentores opacos é a fórmula para esquecermo-nos deles, até ser tarde de mais…

Uma das vantagens das embalagens a vácuo é que os sacos são transparentes, permitindo-nos ver na totalidade o que está dentro dos mesmos sem que seja preciso abrir tampas — e quantas vezes não se atrapalhou para abrir uma tampa de um tupperware congelado?

[su_dropcap class=”dropcap”]8[/su_dropcap] Embalagem mais higiénica

Como já foi referido, embalar a vácuo previne o vazamento de líquidos do interior da embalagem para o exterior, como acontece no caso das carnes com sangue. Não só confere um aspeto muito mais apelativo à embalagem — o que para alimentos é muito vantajoso, afinal os olhos também comem —, como também é mais higiénico.

 

Máquina de embalar a vácuo: vale a pena?

Esta é a pergunta a que resta responder: vale a pena adquirir uma máquina para embalar a vácuo para ter em casa? A principal função destes equipamentos é selar hermeticamente sacos, no entanto os alimentos também podem ser cozinhados dentro desses mesmos sacos!

[sc name=”CJ” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/maquina-de-colar-sacos/?utm_source=RPT” ]

Para além disso, e como já deve ter percebido, selar a vácuo é uma forma de poupar dinheiro, uma vez que reduz o desperdício alimentar, pode adiar (ou até evitar) adquirir um frigorífico ou congelador maior e ainda lhe permite adquirir mais quantidade de alimentos de uma só vez — nunca mais perca uma promoção por não ter onde os guardar.
Dito isto, selar a vácuo não se aplica apenas a alimentos. Este processo pode revelar-se muito útil quando está a fazer a mala para ir de viagem. Se separar a roupa por sacos pode selá-los a vácuo para que ocupem menos espaço dentro da mala, por exemplo.

Se concorda com as diversas vantagens enumeradas e/ou se identifica com alguma das situações referidas, então uma máquina de embalar a vácuo será perfeita para si.

[sc name=”assina”]