Como transferir dados da Nintendo Switch para a Switch Lite

Como transferir dados da Nintendo Switch para a Switch Lite

Tem uma nova Nintendo Switch Lite, mas pretende continuar a jogar alguns jogos da Nintendo Switch sem perder o progresso? Pode perfeitamente transferir os seus dados de uma consola para a outra. Há três formas possíveis, conforme o que lhe der mais jeito.

Se a sua família decidiu dar as boas-vindas a uma nova consola Nintendo Switch Lite mas já tinha uma Nintendo Switch na qual jogava e não quer perder todo o progresso que fez nos jogos, saiba que é possível transferir dados de utilizador e progresso de jogos de uma consola para a outra.

Tanto pode transferir toda a informação para o equipamento de destino e eliminá-la do equipamento original (caso o queira vender ou oferecer a alguém), como pode copiar os dados e manter uma das consolas como backup ou jogar em ambas (a Nintendo Switch pode funcionar como uma excelente consola doméstica e a Lite como uma consola portátil).

Felizmente, a Nintendo torna o processo de partilha de dados rápido e fácil. Vejamos quais as opções que tem para transferir dados de um hardware para outro.

 

Novas opções de transferência

Existem duas opções de configuração quando se trata de transferir os seus dados de utilizador. Pode manter a sua Nintendo Switch como uma “consola de origem” ou optar por uma transferência completa para o seu novo hardware, a Nintendo Switch Lite, tornando-a a sua nova consola principal.

Manter a Nintendo Switch como a consola de origem ou…

Esta opção é para quem deseja manter ambas as consolas e, como tal, quer os seus dados nos dois equipamentos. Desta forma, poderá manter uma consola como principal e outra como secundária.

Pode, por exemplo, manter a Nintendo Switch como consola principal — uma vez que permite jogar em formato multiplayer quando ligada à TV — e sincronizar os seus dados guardados com a Switch Lite, para jogos single player em movimento.

O único senão deste método é que todas as licenças dos seus jogos permanecem na consola principal, o que significa que irá precisar de autenticar os jogos digitais através da Internet antes de jogar em ambas as consolas.

… transferência completa para a nova Switch Lite

Outra opção que tem é começar do zero: pode simplesmente fazer cortar e colar dos seus dados da sua antiga Nintendo Switch para a Switch Lite.

Nintendo Switch Lite

Desta forma, a sua consola original ficará “limpa”, sem informação, e a sua consola nova irá conter todos os seus dados antigos. Os seus dados que foram guardados permanecerão intactos, mas terá de instalar todo o conteúdo do jogo novamente.

Este é um ótimo método que pode ser usado se quiser dar ou vender o seu equipamento a outra pessoa.

 

3 formas de transferir dados para a Switch Lite

Pode optar por um destes métodos, de acordo com o que achar mais conveniente.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Transferir dados de utilizador e de backup

Esta opção é simples e direta: irá transferir os seus dados de uma consola para a outra, sendo que os dados serão apagados da consola original.

Siga estas etapas para migrar a sua informação para a Nintendo Switch Lite:

  • Certifique-se de que ambas as consolas têm a versão mais recente instalada e que estão ligadas à corrente.
  • Na consola original vá a “Configurações do sistema” > “Utilizadores” > “Transferir os seus dados de utilizador”
  • Na consola de destino vá a “Configurações do sistema” > “Utilizadores” > “Adicionar um utilizador” > “Importar dados de utilizador de outra consola”

Agora terá de esperar cerca de meia hora pela conclusão do processo, mas terá que admitir que foi fácil e rápido dar início ao mesmo. E funciona muito bem.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Guardar na cloud da Nintendo Switch Online

O serviço Nintendo Switch Online vem com uma série de ótimos recursos, um dos mais úteis é guardar em nuvem. Isso permite que faça backup e que transfira os seus dados por meio de armazenamento online virtual de uma consola Switch para outra.

Antes de mais nada, deverá garantir que todos os dados foram copiados da sua consola original. Assim que tiver a certeza de que os dados foram atualizados e guardados, pode iniciar o processo de recuperação na sua consola.

A única desvantagem é que alguns jogos não são compatíveis com backups em cloud, pelo que deverá confirmar essa questão antes de avançar.

Este método pode ser usado por quem prefere continuar a usar ambas as consolas. Infelizmente há que realçar que os seus dados não são atualizados automaticamente. Assim sendo, antes de voltar ao jogo verifique se guardar o seu último avanço.

Para recuperar o backup mais recente dos seus dados guardados do jogo, a Nintendo Switch Online facilita a operação através da nuvem. Para recuperar os seus dados, selecione o jogo no menu inicial. De seguida, pressione a cruz (+) na parte superior direita do comando Joy-Con.

No separador “Guardar informação da cloud” ser-lhe-à mostrado se tem a atualização mais recente ou se é necessária uma sincronização. Se for necessária uma atualização, faça-o agora e estará pronto para retomar as suas aventuras precisamente do local onde as deixou da última vez que jogou.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Transferência direta entre consolas (sem Nintendo Switch Online)

A Switch também possui um recurso útil que permite transferir dados guardados diretamente para uma consola que se encontra próxima. Para quem não é assinante do Nintendo Switch Online ou quem tem acesso limitado à Internet, esta é uma boa solução.

Este tipo de transferência de informações guardadas diretamente de sistema para sistema são fáceis de executar, para que possa continuar o seu jogo exatamente de onde o deixou com apenas alguns passos.

Em ambas as consolas selecione o jogo do qual deseja transferir os dados guardados e pressione “+” > “Gerir software” > “Transferir os seus dados guardados”.

Na consola de origem, onde os dados estão, selecione “Enviar dados guardados para outra consola”. Já na consola de destino, onde quer colocar um backup, selecione “Receber dados guardados”. Na lista de jogos disponíveis selecione o título do qual deseja transferir os dados. Já está!

[sc name=”assina”]