Como pesquisar no Google de forma mais eficaz

Obtenha os resultados que realmente procura de forma mais rápida e fácil. O Google disponibiliza vários atalhos que lhe vão facilitar a vida quando estiver a pesquisar. Descubra-os neste artigo.

O motor de busca mais utilizado em todo o mundo é uma ferramenta incrível, mas pode ser usada de forma muito eficaz. Uma vez que pode ver-se a braços com milhões de resultados, filtrar o que realmente procura pode ser complicado.

É para isso que servem os atalhos que lhe indicamos de seguida: para que tenha respostas certeiras às suas questões, quer esteja a pesquisar no smartphone, no computador, no tablet ou em qualquer outro equipamento com ligação à Internet.

Numa só pesquisa pode utilizar um, dois ou vários dos atalhos do Google referidos. Desta forma, será muito mais eficaz a pesquisar e encontrará muito mais depressa o que deseja.

 

Aspas para juntar termos de pesquisa

Para pesquisar um termo específico, que contenha duas ou mais palavras, não basta escrever na barra de pesquisa, porque o Google irá procurar utilizando as palavras individualmente.

Ou seja, se escrever «pão com queijo» obterá resultados com base na palavra «pão» e na palavra «queijo». Assim sendo, para encontrar resultados apenas relacionados com “pão com queijo” terá de colocar o termo entre aspas ().

 

Sinal de menos para filtrar

Palavras com duplo sentido ou que se podem enquadrar em vários contextos podem complicar a sua pesquisa. Utilize o hífen ou o sinal de menos () para filtrar os resultados.

Por exemplo, se pesquisar a palavra «porto» irá obter fontes que se referem ao Futebol Clube do Porto e também à cidade Invicta. Imaginemos que apenas pretende os que se referem ao futebol. Insira o seguinte na barra de pesquisa: «porto -cidade». Desta forma terá resultados otimizados.

 

Asterisco para substituir palavras

Quando não conhece todas as palavras que pretende pesquisar, utilize o asterisco (*) para dar liberdade ao Google para inserir as palavras em falta. Quando inclui esse caractere, o motor de busca vai substituí-lo por uma outra palavra qualquer.

Pode ser muito útil para pesquisar a música que ouviu há pouco, mas da qual não se lembra da letra na totalidade. Insira as palavras que sabe colocando o asterisco naquelas em falta e rapidamente encontrará o que procura, por exemplo «Let’s all * believe» para obter a música dos Oasis.

 

Til para pesquisas mais abrangentes

Quando insere o til (~) estará a indicar ao Google que para além dos termos inseridos na pesquisa, também pretende todas as keywords associadas aos termos ou até sinónimos.

Este sinal de pontuação serve para quem pretende uma pesquisa mais abrangente, de forma a que todos os resultados possíveis são apresentados.

 

Pesquisar num site específico

É possível pesquisar diretamente dentro de determinados sites através do Google. Seja por que o site em questão não disponibiliza a sua própria barra de pesquisa ou por que quer o caminho mais direto para o resultado que procura.

Utilize «site:» — ou seja, a palavra site seguida de dois pontos — e o site no qual quer pesquisar para que os resultados que vão surgir sejam apenas referentes ao site em questão. Não se pode enganar a escrever o site, nem dar espaços. Por exemplo, a palavra «roupa» dentro do blog RP Tech seria «roupa site:rptech.radiopopular.pt».

 

Pesquisar entre determinados intervalos

Pode limitar a sua pesquisa entre determinados anos, preços, medidas, entre outros. Coloque dois pontos finais entre os anos definidos, por exemplo, e os resultados serão referentes apenas a esse intervalo de tempo. Ou seja, em vez de pesquisar «história entre 2010 e 2011», escreva «história 2010..2011».

 

Pesquisar em títulos, URL ou no corpo do texto

Há recursos interessantes do Google permitem pesquisar por informações que estão exclusivamente no título de uma página, no URL ou no corpo de texto da mesma.

Para isso, utilize «intitle:», «inurl:» e «intext:» para pesquisar exclusivamente no título, no URL ou no corpo de uma página, respetivamente.

 

Pesquisar em sites semelhantes

Se tem uma ideia do tipo de sites onde gostaria de pesquisar use o atalho «related:» e depois escreva um site de referência. O Google dar-lhe-á os resultados baseados em sites semelhantes ao que escreveu. São analisadas as páginas semelhantes em conteúdo à página pesquisada.

Para empresas que queiram conhecer a concorrência ou para que trabalha em marketing e precisa de conhecer outros negócios dentro do setor, pode pesquisar por sites semelhantes através de um único atalho de pesquisa.

 

Atalho para o dicionário

Para quê pesquisar um dicionário, abrir o site e só depois pesquisar pela palavra que pretende quando pode utilizar um dos atalhos do Google? Só precisa de escrever «define:» e a palavra para a qual quer saber a definição para obter esse resultado que procura. Muito mais simples e direto.

 

Pesquisar por tipo de documento

Quando pretende procurar por um tipo específico de ficheiro utilize o atalho «filetype:» ou «ext:» antes do termo que pretende pesquisar, sem espaços. Para refinar a pesquisa a um formato específico não existe solução melhor.

É possível restringir os resultados da sua pesquisa a formatos específicos, o que torna mais fácil encontrar documentos de texto do Word, tabelas do Excel, apresentações do PowerPoint, ficheiros em PDF e qualquer outra extensão existente.

[sc name=”assina”]