Windows 10
-

Como organizar melhor o Windows 10 e ao seu gosto

Windows 10

O sistema operativo Windows 10 é muito personalizável e garante ao utilizador uma boa experiência. Saiba como colocar tudo ao seu gosto.

Gostamos de ter o sistema operativo do nosso computador ao nosso gosto. Da mesma forma que organizamos e dispomos as divisões da nossa casa conforme a nossa vontade, o mesmo pode ser feito em várias partes do software.

O Windows 10 é altamente user-friendly e permite ao seu utilizador personalização extensa, para que tenha — quase — tudo ao seu gosto. Conheça as possibilidades.

 

Menu e Ecrã Iniciar do Windows 10

O regresso do Menu Iniciar como recurso nativo do Windows 10 — depois da versão Windows 8 que não disponibilizava — agradou aos utilizadores e mostrou ter novas funções de acesso rápido ao sistema e a aplicações que estão agora à disposição.

Esta nova ferramenta permite definir o tamanho dos ícones que representam os programas e organizá-los de forma personalizada facilmente. Descubra como organizar o seu ecrã e menu Iniciar, reposicionando os blocos, definindo categorias para os ícones e adicionando aplicações ao seu interface.

Como organizar o Menu e o Ecrã Iniciar

O Menu Iniciar surge quando clica no botão do Windows, no canto inferior esquerdo do desktop. Este interface de acesso aos programas e principais aplicações pode ser personalizado.

Quando clica no botão de maximização do Menu Iniciar obtém o Ecrã Iniciar, que vai expandir o menu e ocupar todo o espaço visual. As aplicações aparecem organizadas em categorias que podem ser editadas: pode renomeá-las.

Os tamanhos dos blocos podem ser “Pequeno”, “Médio”, “Largo” e “Grande”. Clique sobre qualquer ícone com o botão direito do rato e selecione a opção “Redimensionar”.

Se clicar e segurar com o botão esquerdo do rato num dos ícones, pode movê-lo para qualquer posição e organizar o menu quase como se de um jogo de Tetris se tratasse. Até pode arrastá-lo para fora da categoria onde se encontra e criar uma nova: dê um duplo clique nessa sugestão que o Windows lhe oferece e denomine conforme as suas preferências.

Todas as aplicações exibidas na barra lateral esquerda podem ser adicionadas ao Ecrã Iniciar. Basta clicar com o botão direito do rato sobre qualquer aplicação e selecionar a opção “Afixar em Iniciar”. Uma vez inserido, o programa pode então ser movido para o Menu Iniciar clicando no ícone e arrastando-o para a parte esquerda do ecrã.

O objetivo é deixar a navegação mais fluída e, como tal, user-friendly. Assim, o tamanho e a quantidade de blocos dispostos em qualquer um destes interfaces dependem da necessidade de utilização dos users.

 

Arquivos: como os organizar no Windows 10

À medida que vai usando o seu novo equipamento com o software Windows 10 o explorador de arquivos ficará cada vez mais desorganizado. Damos-lhe algumas dicas para o ajudar a manter a ordem.

Renomear vários ficheiros de uma só vez

Editar o nome de vários ficheiros um de cada vez é uma tarefa penosa. E se lhe dissermos que também é desnecessária? Pode selecionar todos os arquivos que deseja renomear, clicar com o botão direito do rato em cima de um deles e escolher a opção “Mudar o nome” — ou pressionar a tecla F2.

O nome que der a um dos ficheiros torna-se o mesmo para todos os selecionados, mas com um número no final para serem diferenciados.

Passar à frente da reciclagem

Quando apaga um ficheiro no Windows 10 de forma convencional este apenas muda de localização, ou seja, fica na Reciclagem, continuando a ocupar espaço no armazenamento do disco.

Se tem a certeza de que quer eliminar definitivamente basta pressionar as teclas shift e delete ao mesmo tempo, enquanto seleciona o que pretende apagar. Irá surgir uma mensagem na qual lhe é pedido que confirme que quer excluir permanentemente o arquivo selecionado, uma vez que, ao contrário do que fica na Reciclagem, não poderá recuperar os ficheiros.

Os programas certos para os ficheiros certos

O programa padrão para abertura de determinado ficheiro pode não ser o que mais lhe agrada — no caso de ter mais do que uma possibilidade para a mesma função — ou pode ter instalado outro programa novo que prefere usar.

Se clicar com o botão direito sobre um arquivo do tipo desejado e depois selecionar “Abrir com…”, aparecerá “Outras opções”. Clique em “Mais aplicações” e selecione o programa pretendido. Faça check na opção “Utilizar sempre esta aplicação para abrir ficheiros .*extensão*”.

Modo de visualização das pastas

O Windows 10 dá-lhe diversos modos de exibição das pastas, cada um com foco em diferentes informações. Pode escolher o mesmo modo para tudo ou diversificar consoante as pastas.

Além disso, através do “Ver” — uma das opções na parte superior em “Explorador de arquivos” — pode escolher o tamanho e formato dos ícones, e adicionar novas colunas e painéis para mostrar outras informações. Nesse mesmo menu também conseguirá mudar a ordem de exibição dos arquivos.

Acesso rápido

O “Acesso rápido” é a autoestrada para os seus ficheiros. É o menu lateral esquerdo que surge quando abre o explorador de ficheiros ou qualquer outra pasta. Nele pode afixar pastas, criando um atalho para que a elas possa aceder com um único clique.

Para afixar, clique com o botão direito do rato na pasta desejada e selecione a opção “Afixar em Acesso rápido”.

O menu de “Acesso Rápido” também pode ser fixado no “Menu Iniciar”. Basta abrir o “Explorador de arquivos” e, como botão direito, clicar no “Acesso Rápido” e selecionar a opção “Afixar em Iniciar”.

 

Organizar a área de notificações do Windows 10

O Windows 10 tem um espaço no lado direito do desktop onde se encontra a área de notificações. Nela encontramos mensagens das aplicações e atalhos úteis para controlar funções do sistema operativo.

Esta zona pode ser organizada ao gosto do utilizador, inclusive ser movida e adicionar ou remover elementos.

Para abrir a área de notificações clique no botão que está no final da barra de tarefas no seu desktop. Ao carregar com o botão direito do rato em qualquer parte da área irá aparecer-lhe a opção “Editar”. Quando a selecionar todos os elementos se tornam passíveis de serem movidos. Reorganize a gosto ou elimine os que não quer.

Pode, igualmente, adicionar novos ícones. Na parte da baixo da área de notificação, enquanto está a editar, existe a opção “Adicionar”, associado ao sinal de “mais”. Os novos elementos podem também ser reorganizados. Quando terminar, selecione “Concluído”.

Estes atalhos podem salvar-lhe alguns segundos e tornar a experiência mais agradável. O sistema operativo da Microsoft tem tudo para agradar ao seu utilizador.

[sc name=”assina”]