Como organizar a sua tecnologia passo a passo

Como organizar a sua tecnologia passo a passo

Os equipamentos tecnológicos podem causar alguma desarrumação em sua casa. Cabos emaranhados espalhados por todo o lado, carregadores que já são obsoletos… Organizar a sua tecnologia é mais fácil do que parece. Saiba como.

Também tem uma gaveta em casa cheia de cabos e outras ferramentas, mas nem sabe ao certo tudo o que ali tem? Quando lhe pedem um carregador específico tem que o procurar porque nunca sabe onde o deixou? A desordem apanha-nos sempre desprevenidos! Para que isso não lhe aconteça, continue a ler para saber como organizar a tecnologia que tem por casa.

 

O passo a passo de organizar a sua tecnologia

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Auditoria técnica

O primeiro passo implica inteirar-se de todos os equipamentos, respetivos acessórios e cabos que tem espalhados pela casa. Reúna toda a sua tecnologia: referimo-nos a telemóveis, tablets, computadores portáteis, acessórios e cabos. Naturalmente que não o fará com a TV.

De seguida, combine os acessórios (como carregadores, cabos, capas e afins) com os respetivos dispositivos eletrónicos, separando-os do resto. A ideia é organizar tudo por “secção”.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Livre-se do que já não precisa

Depois de ter procedido a essa organização, irá aperceber-se de que provavelmente tem muitos cabos repetidos ou até obsoletos. O mesmo deverá acontecer com os carregadores. Temos alguma dificuldade em livrar-nos de algumas coisas por julgarmos que eventualmente iremos precisar delas.

Sejamos realistas: a verdade é que esse cenário muito raramente se concretiza. Se já não dá uso a alguma peça há meses, então pondere abandoná-la ou dar a alguém que possa precisar.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Organizar

Pode encontrar um espaço da casa onde organizar todos os cabos, carregadores e acessórios, mas ainda mais prático será organizar a sua tecnologia por secção e de forma a estar perto do local onde provavelmente lhe dará uso.

Pode usar caixas ou cestas, o que lhe for conveniente. Por exemplo, pode deixar a caixa com os cabos HDMI ou os carregadores da soundbar ao lado da TV, na sala. Já os carregadores e acessórios de portáteis e telemóveis podem estar no seu quarto, ao lado da cama. Veja onde lhe é mais conveniente.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Arrumar os cabos

Se há algo que dá um aspeto de desarrumação num ambiente com equipamentos tecnológicos — um escritório, por exemplo — são os cabos por todo o lado, sem ordem.

Sejam os de um televisor ou de um computador desktop, para os aparelhos não portáteis é bom criar um sistema de gestão para os cabos, de forma a que estes não só não atrapalhem, como ainda estará a dar um look mais clean ao ambiente.

Opte por secretárias com buracos por onde os cabos possam passar. Pode prender os cabos debaixo da secretária usando ganchos ou encaixes já existentes. Caso sejam demasiado longos, pode enrolá-los e prendê-los com um elástico e até usar cores diferentes de forma a identificá-los facilmente.

Também há mangas desenhadas para isso mesmo, onde insere os cabos e os prende no chão ou na parte inferior de uma mesa.

Lembre-se que os cabos têm alguma elasticidade para permitir que sejam enrolados, de forma a serem arrumados, mas que se os dobrar demasiado os pode danificar. Não force a forma natural.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Aposte em bolsas para guardar acessórios

Alguns equipamentos tecnológicos dispõem de bolsas e estojos de vários feitios, materiais e cores, onde não só pode guardar o seu equipamento, como também alguns acessórios, de forma a que não se percam. Os tablets e as Nintendo Switch são exemplos disso mesmo.

Assim, também está a proteger os seus aparelhos e com bolsas de cores vivas será mais fácil encontrá-los, principalmente se os partilha com a sua família.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Limpar

O último passo é limpar. Tocamos na nossa tecnologia várias vezes ao dia, é inevitável que acumule alguma sujidade.

Deve prestar especial atenção aos ecrãs dos equipamentos táteis. Eis como os limpar:

1. Antes de mais nada, desligue o equipamento, irá facilitar a tarefa e assim não carrega em botões aleatórios sem querer.
2. Uma solução de limpeza à base de álcool isopropílico é o ideal de forma a garantir tanto a desinfeção da superfície, como que não causará danos no aparelho. Aplique a solução diretamente no ecrã tátil.
3. Pode utilizar qualquer pano limpo, mas idealmente um tecido de microfibra é melhor. Utilize movimentos firmes (sem força em exagero) e circulares até que a sujidade seja completamente eliminada.
4. No fim, deixe o aparelho a apanhar ar durante alguns minutos antes de o voltar a usar.

Limpar eficazmente os seus equipamentos tais como computadores, teclados, ratos e monitores pode evitar a acumulação de pó e o sobreaquecimento.

A forma mais eficiente é através dum pano húmido — daqueles que utiliza para limpar os óculos de sol —, cotonetes, e uma lata de ar comprimido. Para limpar o monitor, utilize um pano macio e aplique uma solução desinfetante com álcool, passando suavemente pelo ecrã até as manchas de utilização desaparecerem completamente. Para limpar o mouse, repita o processo.

Já para limpar o teclado, poderá também desinfetá-lo com o pano, e se as teclas do teclado forem mais salientes, poderá utilizar a lata de ar comprimido para retirar as migalhas. Caso não consiga chegar onde quer para remover as impurezas, poderá utilizar um palito ou uma agulha.

No caso de limpar os cabos, um pano seco fará o trabalho. Não se esqueça de aplicar a lata de ar comprimido nas entradas dos cabos para ter a certeza que o pó sai todo!

[sc name=”assina”]