Frigorífico Samsung
-

Como limpar o frigorífico e cuidados a ter na sua manutenção

Como limpar o frigorífico

Limpar o frigorífico de forma eficaz é a única forma de garantir a higienização do equipamento. Saiba como o fazer para obter os melhores resultados e os pequenos gestos que pode colocar em prática para assegurar uma boa manutenção do equipamento.

Se nos recusamos a usar louça suja para comer, então porque haveríamos de aceitar ter um frigorífico sujo? Manter este equipamento limpo não é tão complicado nem cansativo como poderá parecer.

Saiba como o limpar da forma mais eficiente e sem gastar muito tempo a fazê-lo. Desta forma, estará a prolongar a vida do seu eletrodoméstico, já para não falar de que estes bons hábitos de higienização são importantes para a sua saúde.

 

Limpar de quanto em quanto tempo?

Esta é uma das questões mais frequentes. De quanto em quanto tempo devo limpar o meu frigorífico? Ditar uma única resposta que se adequa a todas as situações seria impossível porque tudo depende da utilização diária, da quantidade de pessoas que o usam e do tipo de alimentos armazenados.

Dito isto, é possível afirmar que fazer uma limpeza profunda e completa pelo menos 2 vezes por ano é fundamental para evitar odores, mofo e outras surpresas desagradáveis. Esta indicação também se aplica ao congelador, o qual deve ser limpo depois de descongelado.

Limpezas profundas e ocasionais à parte, todos os meses deve realizar uma manutenção cuidada para pelo menos eliminar as maiores partículas de sujidade. No dia a dia também deve manter alguns cuidados de prevenção: quanto menos sujar, menos terá que limpar.

 

Como limpar o frigorífico profundamente

De seguida, vamos indicar-lhe como proceder à tal limpeza profunda que deve ser feita 2 vezes por ano. Antes de mais, comece por desligar o frigorífico e por retirar todo o conteúdo. Se tiver alimentos perecíveis lá dentro, poderá ter de formular um plano de contingência para os manter, como colocá-los em sacos térmicos.

Aguarde que o eletrodoméstico atinja a temperatura ambiente — ou muito perto disso —, e deixe o congelador descongelar. Gavetas, prateleiras e acessórios amovíveis devem ser retirados.

Temos duas soluções de limpeza para lhe recomendar: bicarbonato de sódio ou vinagre. Para a primeira opção pode preparar uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio para cada 250ml de água, que convém estar morna. Ou pode mesmo usar o vinagre que também usa para temperar a salada. O curioso de usar vinagre é que não deixa cheiro no equipamento depois de este estar limpo.

O bicarbonato de sódio é excelente para verdadeiramente desinfetar o frigorífico e para fazer desaparecer os maus cheiros. É uma solução conhecida pela sua eficácia, mesmo nas manchas de sujidade mais teimosas e apesar do seu nome assustador é um produto completamente seguro na sua utilização, mesmo que os alimentos entrem em contacto.

No entanto, deve ter sempre o cuidado de deixar a porta ou uma janela aberta para garantir a circulação de ar durante a limpeza.

Lave todas as partes do frigorífico — desde o interior ao exterior, sem esquecer as borrachas que selam a porta — com uma esponja embebida na solução da sua escolha. As borrachas merecem atenção redobrada: pode reforçar a limpeza desta área com uma velha escova de dentes e usar pasta dos dentes para esfregar. Desta forma estará a evitar o crescimento de bactérias.

No fim da limpeza, deixe secar bem ao ar. Garanta que está tudo bem seco e sem resíduos de humidade antes de voltar a ligar o equipamento. Pode acelerar o processo de secagem com papel de cozinha. Depois pode voltar a colocar todas as gavetas, prateleiras e acessórios que retirou no sítio, desde que também estejam bem secos.

 

Cuidados de prevenção a ter em conta

Para manter o seu frigorífico limpo e higienizado por mais tempo, manter alguns cuidados de prevenção é meio caminho andado. Já sabe como o limpar a fundo, resta saber que ações pode realizar para evitar sujar e manter boas práticas de utilização.

Os alimentos não devem estar em contacto direto com as prateleiras ou qualquer outra superfície no interior do frigorífico. Há quem aproveite as sacas de plástico que traz do supermercado para guardar os legumes e vegetais dentro do eletrodoméstico, mas uma alternativa mais amiga do ambiente seria usar uma tupperware com ou sem tampa.

Manter o interior organizado é meio caminho andado para não se criarem bolores ou outros odores estranhos: tenha em atenção a data de validade e sempre que algo se derramar no frigorífico, limpe de imediato, para não deixar que os resíduos se acumulem e que os cheiros proliferem.

Não sobrecarregue o frigorífico para que o ar circule livremente e ainda facilita ao equipamento a tarefa de manter a temperatura uniforme em todo o espaço interior.

http://rptech.ciberia.com.br/qual-a-temperatura-para-o-frigorifico-e-para-o-congelador/

Ainda em relação à organização, saiba que os vegetais devem ser mantidos na prateleira de baixo, os alimentos prontos a consumir na prateleira superior e a carne e peixe devem ficar nas prateleiras do meio. Já a porta serve para colocar refrigerantes, água, vinho, temperos, entre outros.

Para uma boa manutenção do seu equipamento, não precisa de estar constantemente a limpar, mas há algumas partes a que deve dar mais atenção, e as borrachas vedantes da porta é uma delas. Pode passar um pano húmido e secar logo de seguida com papel de cozinha.

Por fim, pode colocar dentro do frigorífico um frasco com algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio ou com algodão embebido de vinagre para eliminar maus odores.

[sc name=”assina”]