Exaustor Miele numa cozinha moderna
-

Como limpar o exaustor sem produtos agressivos em 5 passos

Limpar os nossos eletrodomésticos não só é importante a nível de higiene, como também ajuda a garantir o seu bom funcionamento e a longevidade dos mesmos. O exaustor deve ser limpo uma vez por mês e é bastante fácil fazê-lo, basta que siga estes passos.

Aliado fundamental na cozinha, o exaustor absorve fumos, gorduras, vapores e odores, ao mesmo tempo que deixa o ar da divisão mais respirável. Uma vez que a sua função é sugar a gordura sobressalente durante o processo de confeção dos alimentos, é natural que este eletrodoméstico esteja sempre engordurado e um pouco sujo.

A sua função é bastante útil, mas para garantir que faz bem o seu trabalho precisa de ser limpo com alguma regularidade — apesar de nos esquecermos, às vezes. Idealmente, uma vez por mês deve proceder a essa limpeza.

Não o limpar regularmente pode entupir o exaustor e este pode mesmo deixar de funcionar. Depois terá de proceder a uma limpeza mais profunda e demorada, o que é perfeitamente evitável.

Assim sendo, como é que se limpa um exaustor? Diz a sabedoria popular antiga que o melhor método é utilizar bicarbonato e vinagre, por exemplo. Esse tipo de métodos, para além de não garantirem, necessariamente, a melhor limpeza, são produtos agressivos e que representam algum risco na sua utilização.

Há formas completamente eficazes e seguras de limpar o seu exaustor. Ora vejamos.

 

1º passo

Antes de mais nada, ligue o exaustor e coloque ao lume uma panela com água, vinagre e sumo de limão. O vapor libertado por esta mistura irá amolecer a gordura do exaustor e facilitar a sua limpeza.

2º passo

De seguida, deve desligar o aparelho e aguardar que este arrefeça. Para cortar qualquer tipo de corrente elétrica desligue-o da tomada. Desta forma, a limpeza será feita com toda a segurança e sem comprometer o bom funcionamento do equipamento.

3º passo

Quando o exaustor já estiver completamente arrefecido, pode iniciar a sua desmontagem. Todas as peças devem ser retiradas e separadas, inclusive as grelhas e o filtro, se for o caso. É fundamental que fique limpo por dentro e por fora.

4º passo

Agora a parte verdadeiramente da limpeza: o produto que faz toda a diferença é o desengordurante. Qualquer desengordurante, na verdade, faz o efeito pretendido, inclusive o detergente de lavar a loiça. Até pode ser aquele que usa para limpar a sua banca da cozinha depois de cozinhar.

Com o tal produto anti-gordura e um pano húmido — ou uma esponja macia — esfregue as grelhas e deixe atuar durante alguns minutos. Repita o mesmo processo para o interior do exaustor.

No caso de a gordura persistir, pode colocar as peças de molho (incluindo o filtro) em água quente com detergente da loiça e vinagre durante 30 minutos, limpando e enxaguando normalmente a seguir.

5º passo

Para finalizar, utilize água quente nas grelhas para remover a sujidade e os produtos utilizados na limpeza. Deixe secar ao natural. Depois é só voltar a montar todas as peças no devido sítio. O seu exaustor está limpo e pronto a utilizar.

 

Fácil e rápido

Manter a cozinha limpa é muito importante, uma vez que é nesta divisão que preparamos os alimentos que ingerimos. Lave a superfície externa do exaustor com bastante regularidade e troque ou limpe o filtro mensalmente, se o seu exaustor o tiver.

Esta limpeza não tem de ser uma dor de cabeça. Até é bastante fácil não perder horas nesta tarefa se seguir estes passos simples.

[sc name=”assina”]