Computador portátil
-

Como limpar devidamente o computador e periféricos

Computador portátil

Dizem que limpar faz bem à saúde mental e pode existir algum fundo de verdade nesse pensamento: tal como o seu carro, a sua casa e até o seu corpo, também os seus dispositivos eletrónicos precisam de uma limpeza de vez em quando.

Em vez de olhar para as tarefas domésticas e torcer o nariz, tirar algum tempo do seu dia a limpar pode ser uma importante forma de se distrair em casa e aliviar a sensação de stress por causa do trabalho. Vamos então perceber como limpar de forma segura o seu computador e respetivos periféricos!

 

Como se livrar do pó e da sujidade nos equipamentos

Limpar eficazmente os seus equipamentos tais como computadores, teclados, ratos e monitores pode evitar a acumulação de pó e o sobreaquecimento. Vamos então descobrir a melhor forma de lhes dar uma limpeza!

Com que frequência devo limpar o computador?

Dependendo do seu ambiente, pode ser necessário limpar o computador com mais ou menos frequência, por isso o sítio onde o computador está colocado é uma variável importante.

Se tiver um desktop no chão, o pó, cabelos, células da pele e partículas de carpete poderão entrar mais facilmente. Se mantiver o seu computador acima do chão, as partículas são menos propensas a entrar.

Por outro lado, se fuma perto do computador, o alcatrão, cinzas e outros resíduos podem acumular-se nos ventiladores do computador e em superfícies internas, pelo que nestes casos limpar o computador a cada seis meses pode aumentar o seu desempenho.

Por outro lado, se tem felinos a passear pela casa, convém limpar o seu computador com mais frequência já que o interior do seu computador é igualmente suscetível a entupimentos de pêlos. E, como sempre, se o computador começar a ficar mais quente do que o habitual, abra-o para verificar se há acumulação de pó ou cabelo e limpe-o.

Como limpar o seu computador portátil e periféricos

A forma mais eficiente de se ver livre da sujidade que se vai acumulando no seu laptop ao longo dos anos é através dum pano húmido – daqueles que utiliza para limpar os óculos de sol -, cotonetes, e uma lata de ar comprimido. Estes utensílios podem ser encontrados facilmente em supermercados e lojas de ferramentas.

Agora que está em casa, poderá ser uma boa ideia limpar os seus dispositivos mais usados tais como o monitor, o rato e o teclado, que poderão ser das partes mais sujas e desgastadas.

Para limpar o monitor, utilize um pano macio e aplique uma solução desinfetante com álcool, passando suavemente pelo ecrã até as manchas de utilização desaparecerem completamente. Para limpar o mouse, repita o processo.

Já para limpar o teclado, poderá também desinfetá-lo com o pano, e se as teclas do teclado forem mais salientes, poderá utilizar a lata de ar comprimido para retirar as migalhas dos snacks que traz para a sua beira enquanto navega pela web. Caso não consiga chegar onde quer para remover as impurezas, poderá utilizar um palito ou uma agulha.

No caso de limpar os cabos, um pano seco fará o trabalho. Não se esqueça de aplicar a lata de ar comprimido nas entradas dos cabos para ter a certeza que o pó sai todo!

Tem um computador desktop? Saiba como o limpar

Se tem um computador desktop o processo já será mais complexo — uma boa limpeza a um desktop é normalmente uma tarefa mais trabalhosa do que a de necessária para o fazer num laptop. Mas se fizer o trabalho bem feito, o resultado final poderá até melhorar o desempenho do seu computador.

Em primeiro lugar, um aspeto a ter em consideração é que não deve abrir o computador enquanto estiver em execução ou com os cabos conectados. É sempre mais seguro remover todos os periféricos, como cabos USB, cabos de áudio, cabos de vídeo e, especialmente, o cabo de alimentação.

Sim, manter o cabo de alimentação conectado aterra o aparelho e geralmente é aconselhado deixá-lo conectado enquanto trabalha na limpeza da torre do computador. Porém, é aconselhado que todos os componentes deixem de receber energia enquanto estão a ser limpos não vá haver algum um desastre!

De seguida, mova o seu computador para uma área bem ventilada, como o seu quintal ou garagem. Respirar toda o pó acumulado nunca é bom e se estiver num espaço fechado, o pó só se depositará nas suas coisas – inclusive no computador.

Se tiver pouco espaço, mantenha um aspirador (mas não para limpar a parte interna do computador) por perto para uma limpeza rápida do espaço posteriormente.

Recolha os seus instrumentos para limpar o desktop

Antes de abrir o computador, precisa de reunir as suas ferramentas de limpeza. É altamente recomendável não usar um aspirador para limpar o pó dos componentes do computador. Isto pode criar uma acumulação estática e potencialmente estragar componentes elétricos importantes das placas (placa-mãe, placa de vídeo e outros locais).

Sopre o pó do PC na direção do vácuo, para que o aspirador possa aspirar a maior parte, sem nunca colocá-lo diretamente no seu computador. Existem algumas ferramentas necessárias para limpar o seu computador, são elas:

  • Chaves de fenda
  • Pano de limpeza
  • Cotonetes de algodão (opcional)
  • Lápis ou caneta (opcional)

Mãos à obra: é hora de limpar o desktop!

Agora que reuniu todos os seus instrumentos, se estiver a limpar uma placa de vídeo ou um ventilador, use uma caneta ou lápis para impedir que as lâminas girem enquanto sopra o ar comprimido.

De seguida, passe para o interior da caixa do computador. Comece a remover quaisquer partículas de pó que possam aparecer dentro dos slots de RAM. Pegue na sua lata de ar comprimido, aponte-a para um slot de RAM, segure o gatilho e mova-o por todo o slot. Repita isto para todos os slots no gabinete do computador para uma limpeza impecável.

No que diz respeito à limpeza do ventilador da CPU e a fonte de alimentação, é recomendável usar uma caneta ou lápis ao limpar os ventiladores para evitar que as lâminas girem. Use a sua lata de ar comprimido para soprar as partículas de pó soltas.

Também pode usar uma cotonete para limpar o ventilador, esfregando a cotonete nas lâminas para prender as partículas de pó – é um pouco entediante, mas, no final, terá ventilador agradável e limpo. O fundo da torre do computador terá, sem dúvida, acumulação de pó. Pode começar a soprar o pó com o ar comprimido ou um pano húmido.

É impossível não escapar do pó em casa, por isso é sempre uma boa ideia limpar o seu computador e periféricos de vez em quando para manter a temperatura ideal dos seus componentes.

[sc name=”assina”]