Como fazer um gelado delicioso — com e sem máquina de gelados

A carrinha dos gelados não passa na sua rua? Fazer gelado em casa pode ser muito fácil, principalmente se tiver o equipamento apropriado. Veja como fazer um delicioso e simples gelado de baunilha com e sem máquina.

Haverá maior prazer do que este snack tão saboroso numa tarde quente de verão? Confecionar um em casa é muito simples e, desta forma, pode experimentar com sabores diferentes ou mesmo só optar por aqueles toppings de que realmente gosta, fazendo a combinação que bem lhe apetecer.

 

Como fazer a base do gelado

Ao concebermos a nossa própria receita de gelado será necessário fazer uma espécie de creme como base. Alertamos desde já de que não pode simplesmente meter no congelador e esperar um resultado perfeito. Se fizer isso, irá obter um sólido bloco de creme.

Por que é que isto acontece? Quando se congela a mistura, esta cria cristais de gelo. Quanto maiores os cristais de gelo, mais sólida será a mistura. Quanto menores forem, mais cremoso o resultado. O objetivo é quebrar estes cristais à medida que se vai congelando a mistura. Como? Agitando.

Para começar, façamos uma base através desta receita realmente simples de gelado de baunilha:

Ingredientes:
115g de açúcar amarelo refinado
1 vagem de baunilha
3 ovos grandes
285ml de nata
300ml de leite gordo (leite meio-gordo ou magro não servem)

Modo de preparação: Deite o leite, a nata e metade do açúcar numa panela. Utilize uma faca afiada para cortar a vagem de baunilha longitudinalmente, de forma a revelar todas as pequenas sementes dentro da vagem e use a faca para as raspar para dentro da panela. Rasgue a vagem ao meio e deite-a também.
Aqueça a mistura lentamente em lume brando, não deixe que ferva, apenas aqueça o suficiente até que se veja algumas pequenas bolhas. Resguarde durante meia hora.
Coloque os ovos e a outra metade do açúcar numa tigela. Bata esses dois ingredientes até obter uma mistura mais espessa e amarela pálida. Despeje 125 ml da sua mistura anterior de creme nesta tigela com os ovos e bata tudo junto. Reaqueça o restante da mistura de creme de forma a que apenas comece a ferver. Retire do lume e misture o restante.
Agora aqueça toda a mistura novamente em lume brando, mexendo sempre durante cerca de 10 minutos — ou o tempo necessário para que a mistura fique espessa o suficiente para cobrir a parte de trás da colher. Não deixe que ferva, caso contrário a mistura ira coalhar.
Para diminuir a temperatura do gelado de forma a poder inseri-lo no congelador ou na máquina de gelados, deite o preparado numa tigela. Pegue numa outra tigela maior e deite-lhe água fria até um pouco menos de meio cheia. De seguida, coloque a tigela pequena com o preparado dentro da tigela grande com a água fria (quase como o oposto de cozinhar em banho-maria). Resguarde durante 20 minutos.

 

Como fazer gelado com uma máquina de gelados…

Uma máquina de gelados vai poupar-lhe muito trabalho. Não irá precisar de agitar o gelado à mão, o equipamento faz isso por si: basta deitar o preparado na máquina, inserir as configurações necessárias e deixá-la fazer o trabalho todo.

A máquina de gelado pode ficar na bancada da sua cozinha, de forma a não ser necessário libertar espaço no congelador de cada vez que quiser fazer gelado. Dependendo dos modelos, pode escolher entre as várias opções predefinidas para obter a consistência certa para o seu preparado.

Pode querer adicionar alguns toppings extras deliciosos, como alguns pedacinhos de caramelo ou nozes — o que mais lhe agradar. Nesse caso, a máquina de gelados informá-lo-á do momento certo para os acrescentar.

 

… e sem uma máquina de gelados

Sem esse equipamento tão prático terá mais trabalho, mas não é impossível. Terá de colocar o preparado no frigorífico e mexer em intervalos regulares. Quanto mais mexer, mais suave será o gelado no final, pelo que aconselhamos que mexa algumas vezes.

Aproveitamos para lhe deixar um conselho extra: coloque a mistura num recipiente que não congele e deixe no congelador durante 45 minutos; retire e mexa, de forma a realmente abanar todo o preparado — certifique-se de que o fundo e as bordas também são agitados. Repita esta ação a cada 30 minutos até que tudo esteja congelado, o que pode levar cerca de 3 horas.

Eis tudo o que precisa para preparar um gelado delicioso e perfeito para estes dias quentes de verão. Bom proveito!

[sc name=”assina”]