Moinho de café Caso Barista Crema
-

Como fazer a chávena de café perfeita em casa

Moinho de café Caso Barista Crema para uma chávena de café perfeita

A chávena de café perfeita e deliciosa está ao seu alcance no conforto da sua própria casa. Saiba como a conseguir e até como a tornar ainda melhor.

O que seria de nós sem uma boa chávena de café logo pela manhã? Para milhares de pessoas, é um pequeno hábito indispensável para começar bem o dia. Para quem realmente aprecia esta bebida, com certeza que nota as diferenças entre os cafés servidos em vários estabelecimentos.

Se calhar, considera que nunca irá conseguir preparar por si próprio uma chávena de café verdadeiramente saborosa, mas não há absolutamente nenhuma razão para que isso não possa acontecer. Veja o que é necessário para fazer a chávena de café perfeita com a sua própria cafeteira em casa.

 

Como fazer a chávena de café perfeita

Água destilada é essencial

Os grãos de café são o que dão sabor ao seu café, mas água que não está nas melhores condições transforma qualquer grão em algo intragável. Para obter o melhor resultado possível deve sempre usar água destilada. Pode adquirir o seu próprio destilador de água ou comprar num supermercado.

Moinho de café para os grãos mais frescos

Ao contrário do café embalado, um moinho de café irá moer com precisão os seus grãos de café antes de o fazer. Dessa forma, irá obter sempre o sabor mais fresco.

Pode encontrar moedores de café que medem com precisão os grãos necessários para a quantidade pretendida e alguns também incluem recipientes de armazenamento para manter o café fresco depois de moído.

Termómetro para determinar a temperatura da água

Se gosta do seu café ao estilo French Press, triture os grãos enquanto a chaleira ou jarro térmico está a ferver a água. Depois de fervida, deverá testar para determinar a temperatura e uma boa temperatura para a chávena de café perfeita fica entre os 91ºC e os 96ºC.

Teste inserindo um termómetro de carne num copo com água da chaleira. Se sente que já é cuidado a mais, lembre-se de que estamos a tentar atingir a perfeição, pelo que nenhum passo deve ser descurado.

Diferentes tipos de cafeteiras

Pode usar essas dicas para criar a chávena de café perfeita em qualquer tipo de máquina, seja de saco, de cápsula, automática ou expresso.

Qual é a melhor proporção de café para água?

A maioria das pessoas não mede a quantidade de café e de água quando prepara a sua chávena, afinal são apenas dois ingredientes. Mas a proporção certa pode fazer a diferença em obter um excelente resultado ou não.

Já ouviu falar do “Golden Ratio”? É a proporção perfeita de café para a água e, de acordo com especialistas em café, a proporção áurea é de uma a duas colheres de sopa de café moído na hora por cada seis onças — ou 170 gramas — de água. Esta é a medida para uma chávena de café.

Assim, para duas chávenas o ideal será 4 colheres de sopa de café para 340 gramas de água e 12 colheres de sopa de café com mil gramas de água para 6 chávenas de café.

 

O que colocar no café para torná-lo ainda melhor

Agora que preparou a chávena de café perfeita, como fazer para que fique com um sabor ainda melhor? Se gosta de café preto direto então já está pronto para beber, mas se deseja adicionar um pouco de sabor ou um pouco de profundidade ao seu café, há algumas ótimas adições que pode tentar.

Damos-lhe uma lista com 7 sugestões que pode adicionar ao seu café de manhã ou apenas ocasionalmente.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Xarope com sabor

Um pouco de xarope com sabor é uma das melhores adições a qualquer chávena de café. Pode escolher entre uma grande variedade de xaropes, incluindo coco, avelã, caramelo e baunilha.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Leite de todos os tipos

Adicionar leite dá uma textura cremosa ao seu café. Acrescente o leite da sua preferência, seja gordo, magro, meio-gordo ou integral. Para quem intolerância à lactose também há solução: leite de amêndoa, de arroz, de aveia ou se soja. A consistência será um pouco mais fina, mas igualmente deliciosa.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Extrato de baunilha

Uma das melhores formas de adicionar sabor ao seu café é usando uma dose de extrato de baunilha puro. Também pode raspar os grãos de baunilha diretamente no copo ou polvilhá-los sobre uma camada de espuma de leite.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Canela

Canela ou até mesmo noz moscada dá um toque diferente e muito saboroso ao seu café.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Uma bola de gelado

Para o meio da tarde ou até para depois do jantar num dia quente, nada melhor do que acrescentar uma bola de gelado de nata ou de baunilha ao café.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Natas

Para quem desfruta de uma bebida verdadeiramente cremosa, nada melhor do que um pouco de natas no café matinal, para uma doce de algo doce para começar bem o dia.

[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Bebidas alcoólicas

Adicionar um “cheirinho” ao café é uma tradição muito portuguesa. Para se aquecer num dia frio de inverno um pouco de licor na chávena de café é o toque extra de que pode estar a precisar.

 

Desfrute todos os dias

Aqui estão todas as etapas e dicas para criar a sua chávena de café perfeita. Não só fica mais económico tomar o seu café em casa, como também poderá impressionar os seus amigos e familiares com uma bebida deliciosa.

Confira as cafeteiras, os moinhos de café e as chaleiras de que pode precisar para começar a fazer a sua própria chávena de café perfeita em casa. Disponíveis na Radio Popular.

[sc name=”assina”]