Como fazer a bateria do smartphone durar mais tempo

Como fazer a bateria do smartphone durar mais tempo

Perceber como funciona a bateria do smartphone é o primeiro passo em perceber como fazê-la durar mais tempo. Siga as nossas dicas e não voltará a ficar com um telemóvel inutilizado a meio do dia.

Os telemóveis têm cada vez mais funcionalidades. Seja para procurar informação, ver mapas, jogar ou aceder às redes sociais, é um dos objetos que mais utilizamos diariamente e, por isso, não queremos perder a nossa ligação ao mundo em nenhum momento.

Para isso é importante preservarmos a bateria do nosso dispositivo, para que não seja necessário andar sempre com o carregador do smartphone atrás. Conheça algumas ações que pode efetuar facilmente e prolongar a autonomia da bateria do seu dispositivo.

 

Como funciona a bateria do smartphone

Antes de avançar, é importante conhecer e perceber como funciona a bateria do seu smartphone. Atualmente, quase todos os dispositivos eletrónicos possuem baterias de lítio (Li-ion – iões de lítio), composta por um elétrodo positivo, outro negativo, e um eletrólito entre ambos. Os iões de lítio movimentam-se simplesmente de um elétrodo para o outro, permitindo que a bateria esteja num estado de carga, ou descarga.

Um ciclo de bateria do smartphone

Um ciclo é quando é utilizado 100% da carga da bateria, sendo que cada bateria tem uma quantidade de ciclos antes de começar a perder a capacidade total. Dependendo do seu aparelho podem ser 300, 500 ou 1000 ciclos.

Quando se atinge estes valores de ciclos, a bateria não pára de funcionar. Porém, com o tempo, vai perceber que retém menos energia e começa a durar menos tempo. E essa é uma das causas de a bateria perder vida útil.

Com isto, não fique com receio de ligar o seu aparelho no carregador achando que é isso que vai gastar os ciclos da bateria — não é assim que funciona. Se carregar o seu dispositivo até 100% e durante o dia gastar 75% da bateria, terá gasto 75% do ciclo.

Capacidade da bateria (mAh)

A unidade de medida da capacidade de uma bateria utilizada é o miliampere-hora (mAh). Uma bateria de 5000 mAh tem uma duração bastante superior quando comparada a uma de 3000 mAh, o que significa que, quanto maior for a sua capacidade, mais energia consegue armazenar, o que se traduz numa maior duração.

É importante sublinhar que apesar desta distinção, a duração da bateria depende também do hardware do dispositivo, isto é, existem modelos de processadores (por exemplo) que consomem menos energia que outros, o mesmo acontece com os ecrãs, entre outros fatores.

 

Como fazer a bateria do smartphone durar mais

Ativar o modo de economia de bateria

Simples e eficaz, a primeira dica não poderia ser outra. As versões mais atuais do Android têm o modo de poupança de bateria que, dependendo do fabricante, pode até ter diferentes níveis. No modo de maior poupança, as funções secundárias são desativadas, o que garante um tempo de uso bem maior do que aquele que geralmente consegue.

Este modo é indicado para uma maior eficiência e rentabilidade da bateria, pelo que pode utilizar nos casos em que vai ficar muito tempo longe da tomada, mas vai precisar de usar bastante o dispositivo. Lembre-se que isto pode afetar notificações, já que processos em segundo plano ficarão inativos. O ideal será utilizar o modo de poupança mais ligeiro, o que já reduz bastante os processos desnecessários e aumenta consideravelmente o tempo de uso do aparelho.

Diminuir o brilho do ecrã

Talvez este seja o ponto mais importante, já que o ecrã é um dos componentes que mais energia requer para funcionar. A maioria dos aparelhos possui a opção de adaptação automática do brilho do ecrã, de acordo com os níveis de luz do ambiente, mas costumam, ainda assim, deixar o ecrã com um brilho elevado.

O ideal é ser o próprio utilizador a ajustar sempre que achar necessário, tentando manter o mais baixo possível. Há alguns modelos que utilizam a inteligência artificial para aprender as preferências do utilizadores.

Ativar o modo escuro (dark mode)

Ativar o modo escuro (dark mode) deve ser algo a considerar, principalmente para quem possui um smartphone com ecrã OLED. Nesses casos, o uso de aplicações e recursos de sistema com interface escura diminui o consumo do ecrã, o que tem um efeito positivo na duração de bateria.

O modo escuro não só reduz o cansaço que o smartphone causa nos nossos olhos, como também melhora a vida útil da bateria, porque leva menos energia para exibir fundos escuros em ecrãs OLED. Neste sentido, selecionar imagens escuras para ter como ‘papel de parede’ permitirá um menos consumo da bateria.

Desligue as notificações

O modo ‘não incomodar’ dá à sua mente a oportunidade de fazer uma pausa do constante vibrar de notificações. Para isso, a maioria dos smartphones oferece este modo que irá manter o seu dispositivo mais silencioso. Para além do seu descanso, irá permitir que também o seu smartphone repouse.

Como fazer a bateria do smartphone durar mais tempo

Se apenas verifica o seu e-mail à noite, para quê receber notificações sempre que recebe um e-mail? Desative as notificações das aplicações que considera menos importantes e que não utiliza frequentemente. Caso precise de poupar bateria ao máximo, pode simplesmente desativar as notificações de todas as aplicações.

Um facto curioso é que a vibração das notificações consome mais energia do que o próprio toque. Assim, se precisar de ter algumas notificações ativadas (como as mensagens) o melhor é mesmo deixar o smartphone com som ou em silêncio.

Evite descarregar toda a bateria

Esperar que a bateria fique completamente descarregada para voltar a carregar é uma prática que é ainda muito comum por receio de que fique viciada. Porém, é algo que reduz a vida da bateria porque quanto maiores os ciclos de carga e descarga, maior o stress sobre a bateria e menor será a vida útil. Quanto menores forem os ciclos de carga e descarga da bateria, maior será a vida útil da bateria. O ideal é procurar manter o nível da bateria acima de 20%.

Controle a temperatura da bateria do smartphone

Um dos principais problemas das baterias de lítio é a temperatura, isto é, perder vida útil quando expostas a uma temperatura elevada. Todas as baterias sofrem com o calor, mas as de lítio são particularmente sensíveis. Quando sobreaquecem, pode ocorrer redução na reação química entre os elétrodos.

Exemplo do benefício de evitar que o seu smartphone fique exposto a altas temperaturas é que as pessoas que moram em regiões mais frias têm baterias que duram mais do que quem mora em regiões mais quentes.

Desative recursos desnecessários

Neste ponto falamos dos serviços de localização, Bluetooth, dados móveis, sincronização automática, NFC, wi-fi, entre outros. Se não tiver necessidade de utilizar um destes recursos, o melhor será mesmo desativá-los. Assim, além de sua bateria durar mais durante o dia a dia, também evita que a bateria se esgote facilmente pelo uso excessivo de em recursos desnecessários.

[sc name=”assina”]