Como escolher o melhor suporte de TV para a sua casa

Se é fã de tecnologia e só se contenta com a melhor instalação da sua TV em casa, deve ter escolher o melhor suporte de TV. Neste artigo contamos-lhe tudo acerca dos melhores suportes para a sua televisão, assim como algumas dicas e truques para instalar a sua TV em segurança.

Para além de economizar espaço, o suporte de TV permite uma instalação segura e pode até garantir alguma mobilidade do aparelho, dependendo das suas necessidades. Vamos conhecer o que deve ter em conta ao comprar um suporte de TV!

 

Aspetos a ter em conta para comprar o Suporte de TV

O pior que pode acontecer é adquirir uma televisão pela qual toda a família se apaixonou, e não ter a melhor instalação para ela. Escolher o sítio ideal para colocar a sua Smart TV ou simples televisão é uma decisão importante e deve ter em conta alguns aspetos.

Escolha o sítio ideal

Caso queira instalar a sua nova TV num sítio que não um móvel de televisão, há que considerar alguns pontos, nomeadamente: qual a parede em que quer instalar, a proximidade a uma tomada, o ângulo de visão, a distância do televisor ao sofá (ou cama), a luz direta da janela, entre outros.

Antes de instalar qualquer suporte de TV, é importante pensar nestas condições para que não esteja a gastar dinheiro desnecessariamente. Ter o ecrã de televisão constantemente ofuscado pelo reflexo da luz ou demasiado próximo do sofá pode arruinar por completo a sua experiência a assistir aos seus programas favoritos.

Desta forma, escolher o sítio e a parede ideal é o primeiro passo para a perfeita instalação deste dispositivo na divisão de sua casa.

Avalie a condição da parede

O primeiro aspeto a ter em consideração quando se procede à fixação da TV à parede é a avaliação se a parede pode, efetivamente, ser perfurada. Paredes de gesso, por exemplo, podem não aguentar o peso da televisão e podem mesmo vir a estragar o aparelho — e isso é tudo aquilo que queremos evitar.

Paredes feitas de alvenaria de tijolo ou concreto são mais fiáveis para a instalação de suportes de TV. Por outro lado, se não quiser fixar a TV à parede por esta ser frágil, tem sempre a solução de instalá-la diretamente no teto, com a ajuda de um suporte de TV para teto. Estas são normalmente adotadas em escritórios ou estabelecimentos públicos.

Anote as especificações técnicas da TV

Antes de comprar qualquer suporte de TV, mesmo que este seja “universal”, tenha atenção às especificações técnicas do seu aparelho — tais como o tamanho, peso e padrão Vesa da sua TV. Isto porque TV’s com as mesmas polegadas podem variar de peso, por isso é sempre bom fazer o trabalho de pesquisa de procurar pela carga máxima suportada.

Caso não saiba o que o padrão Vesa do seu televisor significa, este está relacionado com o padrão de furação presente na parte de trás da sua televisão, que basicamente permite o encaixe na parede. É composto por 4 furos, em que a sua distância pode ser facilmente medida – ou simplesmente procure por esta informação no manual da sua TV.

Por exemplo, a uma medida Vesa de 100, corresponde uma distância entre furos (vertical e horizontal) de 100 mm (10,0 centímetros).

É hora de escolher o tipo de suporte de TV

Existem vários tipos de suportes de fixação da televisão à parede. Se a sua TV para a sala, por exemplo, é de grande dimensão e pesada, escolher um suporte fixo é a melhor opção, pois estes são mais estáveis e fáceis de instalar. Os suportes fixos são mais simples, seguros e ideais para grandes televisores.

Mas se quer por exemplo instalar uma TV na cozinha, provavelmente escolheu um modelo menos pesado, mais pequeno e precisa de adaptar o ângulo de visão — neste cenário, optar por um suporte articulado (com 1 ou 2 braços) ou inclinável é o melhor caminho a seguir. Este tipo de suportes garantem uma maior mobilidade do ecrã.

Opções de suportes de TV a considerar

As opções são imensas quando falamos de suportes de TV, mas quando investimos algum dinheiro num produto de qualidade devemos pensar sempre na melhor forma de instalá-lo corretamente e com a máxima segurança. Por isso deixamos aqui algumas recomendações de marcas que cumprem os requisitos de qualidade de instalação e segurança da sua TV.

A Napofix, por exemplo, é uma marca reputada na instalação de TV’s, DVD’s, LCD/LED e outros aparelhos tecnológicos. A marca é líder em Portugal há mais de 25 anos e vende suportes para TV acessíveis e ajustáveis a qualquer televisão.

Outra opção a ter em conta são os suportes fixos, inclináveis e articulados para LCD e monitores da Lovit, de forma a garantir a localização e ângulos de visão perfeitos para a sua TV.

Para solucionar o problema de instalação das TV’s à parede, a marca Vogel’s é também um nome de referência, garantindo o posicionamento perfeito do seu ecrã, incluído no design e decoração dos seus espaços. No seu website, a marca disponibiliza alguns filtros que o ajudam a escolher qual o melhor suporte para a sua televisão sem qualquer dificuldade.

Agora que já tem algumas indicações acerca de como proceder antes de escolher o suporte de TV ideal para o seu aparelho, pode tomar uma decisão mais ponderada acerca do que funciona melhor na sua televisão e nas diversas divisões de sua casa.

[sc name=”assina”]