-

Como escolher entre um MacBook Pro e um MacBook Air?

Apple Macbook Pro 13'', 16'' / Macbook Air
Ao fundo: Macbook Pro 13” e 16” / Em baixo: Macbook Air (perfil lateral)

Acabou de decidir que vai comprar um MacBook mas não faz ideia de qual seria o modelo mais apropriado para si? Este novo passo pode parecer complicado mas aqui vão algumas dicas para o ajudar a escolher entre os modelos.

A sua decisão de qual portátil da Apple escolher, entre o MacBook Air ou MacBook Pro, deve ter em consideração o propósito para o qual está a pensar investir esse dinheiro. Mas em que é que diferem exatamente estes MacBooks e qual a razão para os preços variarem?

 

Primeiro passo: Porque precisa de um MacBook?

Se é um apaixonado por tecnologia, é fácil ficar deslumbrado pelos produtos da Apple, conhecidos pelo seu design e tecnologia inovadora. Mas é importante perceber, antes de qualquer compra por impulso, exatamente quais as necessidades que quer ver preenchidas quando comprar o seu novo laptop, para que não gaste mais do que necessário.

A Apple é uma marca conhecida pelos seus produtos e serviços premium, tais como os iPhone’s, iMac’s, iPad’s, Apple Watch, Apple TV ou até Apple Music.

Os MacBooks da Apple têm especificações técnicas diferentes e não devem ser confundidos, visto que servem funções e objetivos diferentes, dependendo da utilização que lhes queremos dar.

Um conselho que lhe damos é fazer uma pequena lista de must-have’s que quer no seu novo portátil antes de realizar qualquer compra. Deixamos aqui alguns exemplos de especificações que possa querer considerar:

    • Prefere um ecrã maior para trabalhar – e por isso mais pesado -, ou contenta-se com um display mais pequeno, que ocupe menos espaço e seja mais leve?
    • Precisa de um computador com maior potência, que aguente programas e ficheiros bastante pesados, por exemplo para edição – tais como Final Cut Pro, Adobe Illustrator ou Adobe Photoshop –, ou pretende um equipamento apenas para o uso normal diário, para aceder ao e-mail, redes sociais ou websites?
    • Deseja um portátil com uma bateria mais duradoura, que aguente muitas horas sem ser ligado, ou essa não é uma das suas prioridades?
    • E, finalmente, qual o orçamento que tem para a compra desse laptop?

Depois de decidir quais as principais features que quer para o seu novo computador, é tempo de começar a escolher qual o modelo perfeito para si.

 

Segundo passo: Escolha o modelo ideal para si

Neste momento, as únicas opções disponíveis de MacBooks são o MacBook Air (13 polegadas) e o MacBook Pro (13 e 16 polegadas). Vamos conhecer melhor cada um deles.

MacBook Pro – Uma autêntica máquina para profissionais

O MacBook Pro é o computador portátil da Apple com os melhores níveis de performance, ideal para profissionais que trabalham diariamente com programas que exigem um melhor desempenho por parte do equipamento tais como edição de vídeo, som ou imagem.

A Apple permite ao utilizador personalizar as especificações do computador de acordo com as suas exigências e budget, desde o espaço de armazenamento, processador, memória interna à existência (ou não) de touch bar.

O primeiro passo será decidir se prefere o portátil com o ecrã de 13 polegadas – mais pequeno, prático e leve -, ou um de 16 polegadas – maior e mais pesado, mas com um display mais confortável à vista e outras especificações mais desenvolvidas do que o modelo mais pequeno.

O MacBook Pro 13” tem um ecrã Retina, um processador que pode ir até ao Intel Core i7, 16GB de memória interna, 2TB de armazenamento (SSD), e 10 horas de autonomia de bateria.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/02/ytyu2xn9.mp4[/KGVID]

Já o MacBook Pro 16”, para além do ecrã maior (também Retina), o processador pode ir até ao Intel Core i9, 64GB de memória interna e até 8TB de armazenamento (SSD) e 11 horas de autonomia da bateria.

MacBook Air – Clássico, acessível, leve

O MacBook Air é o modelo de laptop mais antigo e acessível da Apple. Este portátil é direcionado para pessoas que utilizam software menos pesado e fazem um uso diário, comum, desse computador, por exemplo para a faculdade, para estudar, consultar as redes sociais ou até trabalhar.

Atualmente está apenas à venda a opção de 13 polegadas, com ecrã Retina. O MacBook Air 13” tem um processador Intel Core i5 2-core, enquanto o MacBook Pro 13” tem um processador 4-core.

O MacBook Air tem, à semelhança do Pro 13”, 16GB de memória interna, pode chegar a 1TB de armazenamento SSD (menos do que o Pro, mas ainda assim bastante espaço), e uma bateria com 12 horas de autonomia – mais do que os modelos Pro, já que não foi concebido para trabalhar com programas tão exigentes.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/02/zln686t0.mp4[/KGVID]

 

Veredito final sobre os MacBooks

Se precisa realmente de uma máquina que aguente um tipo de trabalho mais profissional, com rapidez e desempenho elevado, o MacBook Pro será a melhor opção em termos de investimento. Isto porque possui especificações mais aprimoradas do que o MacBook Air, que é mais destinado para uso diário com tarefas que não puxam tanto pelo computador.

Uma das principais diferenças entre o MacBook Air e o MacBook Pro é a placa gráfica, que no Pro é melhor, mas se o seu objetivo é ter um computador para uso diário e não liga tanto a detalhes importantes quando se trabalha com imagem, provavelmente nem vai notar no contraste entre eles.

Para além de tudo isto, outro aspeto a considerar é que os modelos MacBook Air e Pro de 13” têm apenas duas entradas USB-C. Isto significa que, em alguns casos, pode ficar algo limitado em termos de acessórios e entradas para carregadores, mouses e pens USB-C.

O que acontece é que muitas vezes temos que optar por utilizar dois acessórios de cada vez ou, se tiver que usar mais do que isso, poderá ser preciso comprar um adaptador com mais entradas. Contudo, o modelo Pro de 16” já possui quatro entradas USB-C.

Por fim, se nenhum destes MacBooks lhe enche as medidas, pode sempre optar por um iMac, um desktop com um ecrã muito maior, mais memória, qualidade de imagem diferente e especificidades mais desenvolvidas do que aquilo que se obtém normalmente num computador portátil.

[sc name=”assina”]