Soundbar Harman Kardon
-

Como escolher a soundbar mais indicada para si

Soundbar Harman Kardon

Uma soundbar não se “limita” a amplificar as suas músicas, filmes ou programas de televisão: traz vida diretamente para a sua casa. Saiba como escolher a mais indicada para si.

Criar um home cinema — um verdadeiro espaço de entretenimento — tem tudo a ver com personalização e uma barra de som é uma peça muito importante, que encaixa nas outras para criar o ambiente que deseja. Trata-se de encontrar o que melhor se adapta aos seus desejos e necessidades.

Com tantas opções disponíveis, escolher a barra de som certa pode parecer uma tarefa complicada, mas pouco a pouco vai compreender o que significa e o que pode esperar deste tipo de equipamento.

 

O que é uma soundbar?

Se já viu uma barra de som provavelmente está a questionar-se qual a diferença entre esse equipamento e qualquer outra coluna de som ou aparelhagem. Ao contrário das colunas ou aparelhagens, uma barra de som funciona como um sistema compacto. Requer muito pouco espaço, pode ser mais económica e opera com muito menos complexidade.

As barras de som são projetadas para serem longas e delgadas e contêm no mínimo dois altifalantes, cujo som é surpreendentemente poderoso.

Qual o tamanho ideal de uma soundbar?

Um dos fatores mais importantes a ponderar é a quantidade de espaço que a soundbar tem de cobrir a nível acústico. Quanto maior a divisão, maior deverá ser a barra de som e, assim, maior o rendimento que retira do seu investimento.

A potência destes equipamentos está designada nos watts e na base. Quanto maior o número, mais potência. Também costumam incluir um subwoofer, que pode ser ativado ou desativado conforme desejado.

Conetividade

A próxima consideração é a conectividade. As barras de som são usadas como acessório da TV a partir das saídas de áudio, mas para além disso algumas oferecem a possibilidade de serem pareadas via Bluetooth. Através desse recurso poderá reproduzir música em stream ou qualquer outro tipo de conteúdo áudio através de um dispositivo móvel como smartphone ou tablet.

Antes de adquirir um destes equipamentos deve conferir as saídas de som oferecidas pela sua TV e as saídas disponíveis na própria soundbar. Os modelos mais completos possuem entrada HDMI e USB, entrada de áudio convencional e entrada de sinal ótico.

Como complemento, alguns destes equipamentos mais recentes também integram sistemas de comando de voz integrados, como Alexa ou Google Home.

Dolby Atmos na soundbar

Um sistema de home cinema deve ser projetado para levá-lo a lugares distantes, enquanto fica no conforto da sua própria casa. Para se imergir por completo na ação e na emoção, mas longe do perigo. O sistema de som fantástico que experiencia no cinema também pode ser desfrutado na sua sala de estar com Dolby Atmos.

Dolby Atmos foi descrito como “o desenvolvimento mais significativo no áudio do cinema desde o som surround“, porque criou áudio espacial 3D com a adição de altifalantes externos. É possível obter um efeito Atmos a partir de uma barra de som, graças à adição de altifalantes de disparo ascendente, os quais refletem o som no teto para adicionar esse desejado efeito 3D.

 

É possível colocar uma soundbar na parede?

Se a sua TV estiver montada na parede, é provável que queira manter os acessórios organizados em volta da mesma, de uma forma que faça sentido. Ao contrário de um sistema de altifalantes comum, uma barra de som pode ser facilmente montada na parede logo abaixo da televisão. E como as barras de som são elegantes, podem até adicionar um nível extra de design ao seu espaço.

Há toda uma variedade de suportes de parede para facilitar a suspensão do equipamento, basta garantir que seja compatível com a barra de som que escolheu.

 

Escolher uma barra de som

Agora que já tem mais informação sobre o assunto, pode ponderar acerca do que precisa exatamente da sua barra de som. Nenhuma escolha seria propriamente errada, mas assim saberá qual o equipamento que se encaixa perfeitamente no resto do seu sistema e se enquadra na disposição da divisão da casa que destinou para este efeito.

[sc name=”assina”]