Como escolher a câmara fotográfica certa?

Encontrar a câmara fotográfica certa é capturar os momentos mais significantes. Tudo depende se pretende fotografar paisagens, cenas de ação, retratos de família ou filmar a sua próxima grande aventura.

O que é mais importante para si quando se trata de tirar fotos? Ter um equipamento portátil e fácil de usar, que até caiba num bolso? Captar uma imagem perfeita do pôr do sol nas suas próximas férias? Conseguir apanhar em cheio aquele momento de sorriso dos seus filhos enquanto estes correm pela praia?

A resposta a estas questões ajudá-lo-à a perceber o tipo de equipamento fotográfico que melhor se adequa ao que pretende.

Embora existam muitas informações técnicas disponíveis, não precisa de conhecer todos os detalhes para tomar uma decisão informada. Use este guia para ajudar a responder às suas questões e encontrar o equipamento certo.

 

Que tipo de fotos deseja tirar?

Fotos da suas férias

As fotografias que tiramos durante as nossas férias, regra geral, são de dois tipos: as fotos de família e as de paisagem. Um zoom de longo alcance será útil aqui, oferecendo a flexibilidade de tirar fotos de perto ou à distância com uma única lente. Para isso, irá precisar de uma bridge.

Fotos para reuniões de família ou jantares de amigos

Precisa de uma câmara fotográfica para uma reunião de família ou uma viagem de fim de semana com os amigos? Uma compacta de alta qualidade é pequena o suficiente para caber em qualquer carteira ou bolso grande, e até permite capturar vídeos curtos.

Fotos para desportos radicais

Se é um aventureiro que pratica desporto ao ar livre e gostaria de levar um equipamento fotográfico consigo para captar esses momentos, irá precisar de uma câmara fotográfica robusta o suficiente para acompanhar o seu estilo de vida.

As action cams permitem que as use, por exemplo, no capacete ou montá-la no seu equipamento desportivo para filmar enquanto pratica o seu desporto de eleição.

Para desportos aquáticos, aposte em câmaras resistentes à água, para que não tenha de se preocupar com com salpicos acidentais ou clima húmido, e algumas podem ser submersas para uso durante o mergulho ou natação. Também há modelos à prova de choque, projetados para suportar choques e quedas.

Fotos de qualidade excecional

Para imagens de qualidade francamente superior, irá precisar de uma mirrorless, também denominadas de DSLR. Com este tipo de equipamentos terá a oportunidade de desenvolver as suas capacidades fotográficas com lentes intercambiáveis, foco manual preciso e melhores resultados em ambientes com pouca luz.

Fotos para as redes sociais

Para quem aprecia publicar fotos nas redes sociais pode questionar-se se realmente precisa de uma câmara fotográfica digital. De facto, há smartphones que oferecem qualidade de imagem considerável quando se trata de capturar fotos e vídeos instantâneos.

Dito isto, uma câmara digital possui um sensor de imagem muito maior que os pequenos sensores disponíveis nos telemóveis. Um sensor maior produz fotos mais nítidas e de cores vibrantes, mesmo que o número de megapixels entre os equipamentos seja o mesmo.

As câmaras fotográficas digitais, na maioria, fotografam melhor com pouca luz e são capazes de mais zoom. Também apresentam mais configurações e versatilidade no modo manual, maior autonomia da bateria, melhor flash e uma lente maior.

 

Tipos de câmaras fotográficas

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Action cams

Para quem gosta de registar as suas aventuras, a melhor escolha será uma action cam. São pequenas, leves, portáteis, resistentes e muito fáceis de manusear. Este equipamento tem diversos acessórios preparados para o fixar a determinados locais. Muitas action cams até podem ser usadas debaixo de água.

Deve reconhecer estas câmaras devido à popularização das Go Pro, mas hoje já existem diversas marcas por onde escolher e até diversos tamanhos. Grande parte destes equipamentos são capazes de filmagens em 1080p ou 4k.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Compactas

As câmaras compactas, também conhecidas como ‘point and shoot’, servem, tal como o nome indica, apenas para isso: apontar e disparar. Para o principiante em fotografia não há câmara mais simples: pequenas, leves e baratas, com todos os ajustes automáticos garantidos num único clique. Todo o conforto de uma boa fotografia sem demasiados detalhes técnicos.

Quando o smartphone não é suficiente, mas um pouco mais de controlo sobre as configurações de disparo bastam, as compactas são a opção ideal. Permitem ao utilizador controlar a exposição, balanço de brancos, foco e outras configurações.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Bridge

Se não se importa que a sua máquina fotográfica tenha um tamanho um pouco maior, e pretende um equipamento com todas as características e lentes de super zoom, então os modelos bridge são uma boa opção.

As bridge são um meio termo — uma ponte — entre as câmaras compactas e as DSLR, mais profissionais. Estes equipamentos já são um pouco maiores e permitem controlar a exposição, a abertura de lente, a velocidade do obturador, entre outras. O alcance do zoom é impressionante e a qualidade da imagem também. Todas estas características semelhantes às de máquinas profissionais e a um preço mais acessível.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Mirrorless ou DSLR

Quando a fotografia se torna num assunto mais sério é quando se adquire uma mirrorless ou DSLR. Este tipo de câmaras oferece uma utilização personalizada de vários parâmetros. Desde a abertura de lente à velocidade de captura, a criatividade define, entre várias definições, como moldar a luz.

Com os seus grandes sensores e uma possibilidade de trocar as lentes, estes equipamentos estão a um nível quase profissional e não custam uma fortuna.

A possibilidade de trocar as lentes é um fator diferenciador de grande importância em relação aos modelos referidos até agora. Aumenta, com isso, a possibilidade de fazer fotografias com novas perspetivas, desde fotos de grande plano, de aproximação ou de retrato, entre outros. Há uma grande panóplia de escolha de lentes que oferecem um novo panorama para as suas fotos.

Os grandes sensores oferecem uma qualidade realmente superior. Para além disso, terá um total controlo manual das configurações de captura e o visor ótico nas traseiras da câmara proporciona uma visão clara da cena a fotografar. As mirrorless ou DSLR são indicadas para um amador avançado, quase profissional.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Instantâneas

A proliferação das redes sociais causou a banalização da fotografia. Por outro lado, fez surgir a procura por imagens únicas e pessoais, que se destacassem. Esta tendência constituiu uma oportunidade para reavivar as clássicas fotografias instantâneas, construindo uma relação com a nova cultura fotográfica.

Equipamento fotográfico que imprime a fotografia poucos segundos depois de a capturar não só é muito prático, como cool. As pessoas encontram novas formas de expressarem e de fotografarem de forma multidimensional. Assim, verificou-se um ressurgimento das câmaras instantâneas.

 

Como escolher a câmara fotográfica certa?

Se gosta do apelo de uma câmara DSLR ou mirrorless mas não consegue imaginar-se a carregá-la atrás de si um dia inteiro, talvez seja melhor optar por uma câmara menor e mais leve. Quando a qualidade da imagem importa mais que o tamanho, uma DSLR ou mirrorless com um sensor maior e mais recursos vale o peso extra.

Diferentes tipos de câmaras funcionam melhor em diferentes situações. Pode até já ter uma destas para os momentos mais importantes, mas gostar de ainda assim possuir uma compacta para quando tem de viajar com pouca coisa.

Um smartphone é conveniente para fotos espontâneas, uma instantânea para ficar com a fotografia em formato físico no momento e uma action cam para se filmar enquanto faz BTT ou surf.

Concluindo, o equipamento certo para si dependerá do que pretende fazer com ele. Esperamos ter ajudado.

[sc name=”assina”]