Frigorífico Zanussi
-

Como descongelar o congelador em 4 passos

Frigorífico Zanussi

Remover o gelo em excesso que se acumula no seu congelador é necessário, mas não é difícil — apesar de ser demorado. Dizemos-lhe o que deve fazer para descongelar o seu equipamento em 4 passos simples e até como acelerar um pouco o processo.

Ter que descongelar manualmente um congelador é uma tarefa doméstica que a maioria das pessoas poderia dispensar.

Alguns congeladores, principalmente os mais antigos, têm tendência para ganhar uma camada de gelo à volta do seu perímetro interior. Este acumular retira espaço útil do eletrodoméstico — tornando mais complicado colocar coisas lá dentro —, reduz a sua eficiência — o que resulta em alimentos indevidamente conservados — e aumenta bastante a conta no final do mês.

Felizmente, hoje muitos modelos estão equipados com a funcionalidade no-frost, que os impede de acumular gelo. No entanto, se este não é o seu caso, siga as etapas abaixo para descongelar corretamente o seu equipamento, de forma rápida e eficiente, e sem causar danos.

 

Como descongelar o congelador em 4 passos

Antes de mais, vamos dizer-lhe qual a forma mais correta de descongelar o congelador. Seguir este tipo de boas práticas resulta em prolongamento do tempo de vida útil do seu eletrodoméstico.

Antes de iniciar o processo, recomendamos que tenha um local como plano B para colocar os seus alimentos congelados. No caso de não ter outro congelador à disposição — de um vizinho, quem sabe —, coloque os itens num saco térmico com compressas de gelo e guarde na parte mais fresca da casa, sem luz solar direta.

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Desligar o congelador

Antes de mais nada, o primeiro passo é desligar o equipamento na tomada. Já que se trata de um processo de descongelamento, há o risco de alguma água cair no chão, pelo que deve assegurar que pousa a tomada num local onde esta não se vai molhar.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Preparar o “local de trabalho”

De seguida, prepare o “local de trabalho”. Pode usar papel de jornal ou toalhas em volta do equipamento para absorver a água que cair no chão enquanto o gelo derrete. Retire tudo o que está dentro do seu congelador, incluindo alimentos e cuvetes de gelo.

Remova todas as gavetas, prateleiras e suportes para garrafas — de forma resumida, remova tudo o que possa ser removido — e coloque de lado para depois limpar. Se algum destes objetivos estiverem presos por causa do gelo não force, pode retirá-los mais tarde à medida que o gelo derreter.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Esperar que o gelo derreta

Se o seu congelador ou arca frigorífica tem uma mangueira de drenagem ou uma bandeja por baixo, verifique que está preparado para descartar a água nestes objetos à medida que o gelo derrete. Pode colocar toalhas secas dentro do congelador para absorver a água que descongela. Lembre-se de as torcer de vez em quando ou de as substituir por outras secas.

Este é um passo muito importante: deve aguardar que o gelo derreta. É provável que encontre vários “conselhos” e “dicas” de como acelerar este processo, incluindo um secador de cabelo, ventoinhas, usar o líquido descongelante dos carros, sal ou até cortar o gelo com uma faca.

Nenhuma destas soluções é uma boa ideia, por vários motivos, sendo o mais importante o da sua segurança, que é colocada em risco. Misturar eletricidade e água, usar o anticongelante no local onde a comida ou correr o risco de danificar o congelador cortando o gelo com uma faca afiada, não é recomendado.

sprays especialmente concebidos para descongelar o congelador, mas lembre-se de que tudo o que não seja recomendado pelo fabricante pode invalidar a sua garantia.

Não force a retirada do gelo, pois pode danificar o eletrodoméstico. Pode usar uma espátula de plástico para auxiliar com os maiores blocos, mas mais nada para além disso. Seja paciente e aguarde o tempo necessário. Dependendo da quantidade de gelo acumulado e do tamanho do seu equipamento, o descongelamento pode durar pelo menos 2 horas.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Secar e limpar

Agora que o congelador descongelou naturalmente, pode aproveitar para eliminar os vestígios de gelo e secar bem o interior do aparelho — não se esqueça da porta do compartimento. Também é nesta fase que pode limpar qualquer sujidade que também se acumula.

Seque o congelador o máximo possível, limpando com toalhas secas, antes de ligá-lo novamente. Isso ajudará a atrasar o acumular de gelo. Deve deixar o congelador desligado mais umas horas.

Depois de o ligar novamente, deixe-o arrefecer antes de colocar os alimentos. Também aqui terá de ser paciente, pois pode demorar algumas horas. Se algum dos alimentos tiver começado a descongelar, não deve tentar congelá-los novamente.

 

Como acelerar o derretimento do gelo

Acabamos de o desencorajar de algumas formas de acelerar o processo de descongelamento — foi para o seu próprio bem, acredite! —, mas há uma solução que pode usar com toda a segurança para si e para o seu equipamento.

Coloque um recipiente com água quente dentro do congelador e feche-o. O vapor da água irá derreter o gelo mais rapidamente. Se adicionar vinagre ou bicarbonato de sódio à mistura, os resultados serão ainda melhores. Desta forma, em vez das referidas duas horas, aproximadamente, pode acelerar o processo para apenas meia hora.

Nada mais temos a acrescentar, exceto de que proceder a este descongelamento pelo menos duas vezes ao ano, mas também dependerá do seu equipamento. Esteja atento e verifique com que frequência é que deve realizar esta tarefa, mas o importante é mesmo não deixar o gelo acumular.

[sc name=”assina”]