Como descobrir se estão a usar a sua rede wi-fi doméstica

Como descobrir se estão a usar a sua rede wi-fi doméstica

Por vezes nota que a sua Internet está lenta? Tome atenção, pois alguém pode estar a usar a sua rede wi-fi doméstica sem o seu conhecimento. Mas como descobrir se é esse o caso? É o que lhe vamos explicar neste artigo.

Em primeiro lugar, é importante garantir que a sua rede privada é protegida por uma palavra-passe. Desta forma, só lhe podem aceder aqueles a quem essa palavra-passe for concedida. Caso contrário, a rede fica disponível para qualquer pessoa e não conseguirá controlar quem a usa.

Quando adquire um router, este já vem com uma password predefinida. É importante que a altere após a instalação e durante a configuração do mesmo.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/routers-com-wireless/?utm_source=RPT” ]

No entanto, se mesmo depois de tomar essa ação de segurança nota que a sua rede está demasiado e cada vez mais lenta, é provável que tenha demasiados dispositivos conectados. Vejamos o que pode fazer para detetar o problema e corrigi-lo.

 

Como detetar dispositivos ligados à wi-fi doméstica?

Uma forma de verificar que dispositivos estão ligados à sua wi-fi doméstica é através de programas e aplicações que detetam IPs estranhos e o notificam. Vamos dar-lhe alguns exemplos.

O Inspector Wifi é um software que lhe permite saber os nomes e endereços IP dos dispositivos conectados a uma determinada rede. Se detetar um dispositivo estranho, já sabe o que isso pode significar.

O F-Secure Router Checker é uma ferramenta que lhe permite saber se alguém está a tentar entrar na sua rede e que o informa de imediato caso algo estranho suceda.

O Wireless Network Watcher é outro software que, à semelhança do já referido acima, identifica qualquer tipo de atividade estranha na rede, através da monitorização de que dispositivos se encontram ligados à sua rede, com o bónus de que também é compatível com Mac.

Fing é uma app que se foca mais na proteção móvel e permite ver que dispositivos estão ligados à sua rede, qual o tipo de equipamento e/ou a natureza da sua ligação. Esta app também lhe dá informações sobre em que momentos é que a sua rede está mais ocupada, o que pode significar que alguém está ligado à sua rede sem que saiba ou que tenha dado autorização.

Outra app a que pode recorrer é a Wi-fi Thief Detector. Fácil de usar e concebida para fornecer resultados rápidos, mostra-lhe quantos dispositivos estão a usar o seu router, ajuda-o a identificar os que estão a mais e permite-lhe ligar-se com o router para fazer qualquer alteração que pretenda.

O PTR Network Monitor oferece-lhe um conjunto de ferramentas de gestão do router, que inclui uma deteção automática de tráfego desconhecido, análise de como é que a rede está a ser usada e outras soluções semelhantes. Esta é uma solução mais indicada para pequenos negócios, que oferece um período experimental de 30 dias, na maioria dos casos suficiente para detetar qualquer tipo de problema com a rede.

Já a Wi-Fi Guard, com uma interface de fácil uso, permite-lhe verificar todos os dispositivos ligados à rede e procurar por alguma atividade suspeita. Pode também receber notificações de cada vez que um novo dispositivo se liga ao wi-fi.

Verificar através do router

As ferramentas acima mencionadas podem ser ótimas opções, mas também é possível verificar que dispositivos estão conectados à sua rede wi-fi doméstica através do seu router com um simples teste:

1. Comece por desligar todos os dispositivos wireless que habitualmente costuma ter ligados à rede. Garanta que desligou realmente tudo, caso contrário o teste não vai ser totalmente eficaz.

2. Depois olhe para o router, nomeadamente para a luz “WLAN”. Se reparar que continua a piscar então há uma grande probabilidade de alguém estar a usar a sua rede sem que saiba.

3. Para avaliar esta situação de forma mais fidedigna deve aceder ao painel de administração do router, ver o mapa de gadgets e confirmar se está lá alguém que não conhece. Para aceder ao painel, por norma, deve pesquisar (em qualquer browser) por 192.168.1.1 ou 192.168. No entanto, antes de aceder, verifique o manual de instruções do seu router. De seguida, vão ser-lhe pedidas credenciais de acesso, que deve consultar no manual do router. Depois de entrar pode verificar que dispositivos estão ligados. Esta é uma boa altura para mudar a sua password caso nunca o tenha feito.

 

Há estranhos na minha wi-fi doméstica… E agora?

O que fazer ao verificar que estão dispositivos indesejados a utilizar a sua rede privada?
Como já referido, deve proteger a sua rede wi-fi com uma palavra-passe forte. Contudo, pode ser necessário remover os intrusos da sua rede. Eis como deve proceder:

Troque a palavra-passe para uma que seja complexa. Esta ação irá ‘expulsar’ da rede todos os dispositivos a que a ela estejam ligados (mesmo os seus). Depois, ligue novamente os seus dispositivos à rede utilizando a nova palavra-passe. Os dispositivos estranhos ficarão de fora.

Faça verificações constantes dos dispositivos ligados à rede e repita esta ação sempre que necessário.

[sc name=”assina”]