Criar um penteado perfeito, aprender os truques dos profissionais e cortar o seu cabelo sem sair de casa: este guia pretende ensinar-lhe tudo isto. Saia desta quarentena com estilo e uma nova habilidade muito útil.
Se há altura boa para treinar cortar o próprio cabelo em casa é durante a quarentena. Tem tempo para isso, é útil (uma vez que não pode ir a cabeleireiros ou barbeiros), já para não falar de que este é o timing perfeito para novas experiências.
Os cortes de cabelo curtos exigem idas regulares ao cabeleireiro. Se o fizer em casa estará a poupar dinheiro, a ganhar tempo e ainda muitas outras vantagens. Neste guia vamos indicar-lhe como cortar o seu próprio cabelo no conforto de sua casa.
Ter as “ferramentas” certas
Para um corte impecável precisa das ferramentas certas. A nova gama da Philips (disponível nos modelos HC5612/15, HC3510/15 e HC5630/15) irá surpreender qualquer utilizador.
O design inovador do pente destes aparadores permite que o cabelo cortado se afaste das lâminas durante a utilização, evitando que até os cabelos compridos fiquem presos no pente.
Uma inovadora unidade de corte de dois lados corta os cabelos duas vezes mais rápido do que as lâminas de um lado: esta é a denominada tecnologia DualCut. Para além disso, pode selecionar uma das 28 regulações com a roda de aumentar e diminuir o comprimento: de 0,5 a 28 mm.
Como cortar o cabelo em casa: passo a passo
[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Escolha o corte ou estilo que vai querer
Se é a primeira vez que vai tentar cortar o cabelo a si próprio não complique a situação para si mesmo: escolha algo fácil.
Ao pesquisar cortes e estilos para escolher o seu tenha em atenção o formato do seu rosto, que é um fator importante para garantir que o corte lhe ficará bem. Comece sempre por um corte ligeiramente mais comprido do que considera necessário, porque pode sempre cortar um pouco mais, já o contrário não é possível.
[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Prepare o espaço de “trabalho”
Antes de mais nada, lave o cabelo tal como o faz normalmente. Cabelo limpo é mais fácil de trabalhar e não prejudica a eficácia das ferramentas. Seque-o com uma toalha (não deve ficar totalmente seco, nem a pingar água) e penteie, se necessário, para remover os emaranhados.
Encontre um local fácil de limpar. A casa de banho é, regra geral, o recomendado. Tenha o aspirador por perto, para não criar uma grande confusão no local.
Prepare todo o material que vai utilizar. Familiarize-se com o seu aparador de cabelo antes de começar o quer que seja. Ligue-o e desligue-o, experimente mudar as velocidades, coloque e retire as proteções, troque as lâminas, etc. O ideal é que não tenha de andar à procura do manual de instruções com metade do cabelo cortado.
Agarre num espelho de mão: use-o com as costas voltadas para um espelho fixo para poder verificar o progresso na parte de trás. Tenha também uma tesoura à mão e pelo menos uma toalha para colocar à volta do pescoço.
Lembre-se que deve sempre cortar na direção oposta ao crescimento do cabelo.
[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Comece pelos lados
Coloque o tamanho de pente que escolheu na lâmina. Corte o cabelo na direção contrária ao crescimento, começando de baixo e movendo o aparador para cima. Passe algumas vezes no mesmo sítio para garantir que chegou a todos os cabelos dessa zona.
Na parte inferior deve cortar um pouco mais curto e depois uniformizar os dois comprimentos, para criar um degradé. Este pequeno truque fará com que o seu corte de cabelo pareça feito por um profissional.
[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Como cortar a parte de trás do cabelo
A parte de trás da sua cabeça é o passo seguinte. Use um espelho de mão para ver o que está a fazer e prossiga de forma calma e constante. Corte o cabelo movendo o aparador para cima. Como antes, corte a parte inferior um pouco mais curta. Verifique se o corte está nivelado e se liga bem com os lados.
[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Fazer o efeito degradê
Atualmente, usa-se bastante o efeito degradê nos cortes de cabelo mais curtos ou quase rapados, e pode fazê-lo em casa.
Para isso, deve aumentar o contraste entre os comprimentos do cabelo na parte superior da cabeça (que deve estar mais comprido) e na parte inferior (o qual deve estar rapado). De seguida, imagine uma linha que divide estas duas partes, a qual deverá ser simétrica e prolongar-se de um lado ao outro da cabeça.
Para criar o efeito degradê terá de suavizar essa linha, misturando os dois comprimentos de cabelo de forma suave e pouco notória. Irá precisar de trocar o tamanho de pente algumas vezes. Arraste cuidadosamente o aparador sobre a linha que separa os dois comprimentos diferentes num movimento ascendente.
[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Cortar o topo curto
Está quase! O sexto passo é cortar a parte de cima da cabeça, onde o cabelo está um pouco mais comprido. Neste passo é melhor utilizar uma tesoura e separar o cabelo em sessões, por que assim irá notar se está a ficar com um tamanho uniforme.
Quando terminar, dê um passo atrás e verifique o seu cabelo. O corte de cabelo parece uniforme e simétrico? Aqui poderá tentar dar um jeito a possíveis erros ou irregularidades.
[su_dropcap class=”dropcap”]7[/su_dropcap] Limpar a linha do cabelo e finalizar
O passo final é limpar a linha do cabelo e, no caso dos homens, limpar os pelos faciais também, para que se note onde termina o cabelo e começa a barba. Cuidadosamente, apare as patilhas e os pelos do pescoço a um comprimento curto. Cuidado para não aparar demasiado em redor das orelhas.
Por fim, finalize lavando e secando o cabelo. Dê-lhe um toque de estilo, se quiser: este é o momento para aplicar os produtos que entender.
[sc name=”assina”]