Micro LED Lifestyle Samsung
-

Como configurar a sua TV para obter a melhor imagem

Micro LED Lifestyle Samsung

Escolher o local ideal para a sua nova TV e saber como a configurar são dois passos muito importantes no processo de instalar o seu espaço de entretenimento.

Se planear o posicionamento e a configuração do seu novo aparelho televisivo é provável que obtenha uma experiência de visualização muito superior.

Antes de adquirir uma nova TV, este guia irá orientá-lo pelas etapas de como configurar o equipamento para obter a melhor imagem. Esses fatores incluem onde o deve colocar, qual deve ser a altura da televisão e as vantagens de um suporte.

 

Onde colocar a TV?

Antes de adquirir o seu novo aparelho televisivo, a primeira coisa que deve fazer é ponderar acerca da localização onde irá colocar o dispositivo e a forma como se irá integrar na divisão onde será inserido.

A disposição da sua sala pode influenciar o local onde será mais conveniente colocar a sua nova TV. A luz externa que incide na divisão é um dos fatores que mais influencia esta questão. Se colocar o televisor demasiado perto de uma janela ou porta de vidro, o brilho terá um efeito adverso na sua experiência visual.

Caso não seja possível afastar o equipamento da luz natural, poderá precisar de persianas ou cortinas para limitar a luz que entrará no seu espaço de entretenimento durante o dia.

Além do brilho, se a colocar perto de uma área de passagem — como uma porta, por exemplo — é provável que o movimento das pessoas seja distrativo ou mesmo incomodativo para quem está a tentar ver algo que lhe agrada.

Por fim, outro fator que afeta o posicionamento da televisão é o ângulo de visualização. À medida que se afasta do centro da televisão para a esquerda ou direita, a sua experiência de visualização diminui, embora algumas TVs atenuem isso melhor do que outras. Estar fora do centro afeta a cor, o brilho e a qualidade geral da imagem.

Ao configurar a sala, tente alinhar o maior número de assentos por forma a ficarem diretamente alinhados com o centro do aparelho de televisão.

 

A que altura deve estar o televisor?

Depois de decidir o local onde vai instalar o televisor, deve ponderar acerca da altura a que este estará. A maioria das pessoas analisa sempre os ângulos de visão dos lados primeiro, mas não analisa o posicionamento vertical do dispositivo.

Com alguns modelos, estar entre 15 e 20 graus muito alto ou muito baixo pode prejudicar gravemente a qualidade da sua experiência visual. Para além disso, se tentar aliviar essa perda da qualidade com posições sentadas não naturais, poderá sentir as consequências no corpo, literalmente sobre a forma de uma dor no pescoço, por exemplo.

Se já comprou o mobiliário e não consegue atingir um ângulo de visão desejável com a configuração atual da sala, poderá alterar a altura ou o ângulo da sua televisão comprando uma montagem ajustável separadamente.

Montagem ajustável na TV

Regra geral, os aparelhos televisivos incluem um suporte. Isso não significa, no entanto, de que tem obrigatoriamente de o usar. A maioria das TVs tem compatibilidade com outros suportes, para que possa escolher o ajustamento que mais lhe convém e alterar o ângulo horizontal do ecrã.

Também existem suportes para aguentar o peso de uma TV grande e permitir inclinar e girar em todos os eixos. Há várias soluções disponíveis para que consiga a posição e o ângulo que melhor funciona para si na divisão onde o aparelho se insere. As montagens são flexíveis o suficiente para permitir configurar como bem entender.

 

Calibrar o seu televisor

Depois de instalar e montar o seu aparelho televisivo, terá de passar pela configuração inicial. Essa calibração é absolutamente necessária? Para resumir, a resposta é não, mas pode estar inclinado a fazê-lo. Antes de investir numa calibração profissional, uma das predefinições da sua televisão pode fornecer uma ótima imagem que atenda às suas necessidades.

Quando acede ao menu de opções, provavelmente verá opções com nomes como de categorias como “Desporto” ou “Filmes”. Também poderá verificar que existem funções como “Dinâmico” ou “Padrão”. Cada uma dessas predefinições ajustará funcionalidades como contraste, brilho, balanço de branco e suavização de movimento.

Se nenhuma das predefinições padrão da sua TV for do seu agrado, poderá personalizá-los ao seu gosto. Se não estiver satisfeito com a imagem depois de pesquisar no menu de opções do seu aparelho, pondere investir numa calibração profissional.

[sc name=”assina”]