Como a 5G irá melhorar (muito) a sua experiência de jogo no telemóvel

Se gosta de jogar no telemóvel, nunca houve um momento melhor para adquirir um equipamento com 5G. Saiba de que forma a geração mais recente de Internet wireless irá revolucionar a sua experiência de jogo mobile.

Da mesma forma que os telemóveis evoluíram consideravelmente ao longo dos anos, os jogos mobile também. Os smartphones mais recentes têm tanta capacidade quanto alguns  computadores portáteis e isso significa que podem executar mais — e mais complicadas — tarefas, seja um projeto partilhado em desenvolvimento em tempo real ou um jogo multiplayer online com centenas de participantes.

A 5G é o maior salto na evolução dos smartphones desde há algum tempo e vai mudar completamente a forma como jogamos os jogos que adoramos neste equipamento. Vejamos como.

 

5G nos jogos mobile

Alguma vez tentou jogar Fortnite ou Call of Duty no seu telemóvel e acabou por abdicar da experiência porque mover-se de um lado para o outro era complicado — experienciava demsiado lag? Os smartphones com Internet 5G resolvem esse problema de uma vez por todas.

Uma vez que a rede 5G é capaz de transferir mais informação do que a 4G também é capaz de fornecer uma conexão consistente aos servidores de jogos, fazendo com que cada ação pareça suave e precisa. Da mesma forma, a 5G lida melhor com várias pessoas ligadas à rede ao mesmo tempo.

Assim sendo, o facto de haver várias pessoas a utilizar a Internet na mesma rede, o jogo não será afetado. Isto significa que poderá desfrutar da mesma capacidade de resposta quando joga em multiplayer online do que quando joga numa plataforma offline.

 

A 5G irá reduzir a latência?

Quando se fala da velocidade da mais recente geração de rede sem fios, não se refere apenas à velocidade de upload e download (embora o download de um filme em segundos seja sempre útil). A maior vantagem que a velocidade 5G resolve é a latência.

Latência, ou “ping”, é o tempo entre a ordem ou comando no telefone (ou o toque de um botão) e a ação que está a decorrer no ecrã. No caso de jogos online, o comando que o utilizador dá é enviado ao servidor do jogo e depois retransmitido como a ação desejada no ecrã. A baixa latência é crucial nos momentos decisivos dos jogos em que as ações rápidas são a diferença entre passar de nível ou não.

Como o 5G reduz o tempo necessário para enviar o comando “correr”, “saltar”, “agachar” ou “disparar” para o servidor, a ação irá decorrer muito — mas mesmo muito — mais rapidamente.

É claro, ter um tempo de reação super-rápido ainda é o que separa os jogadores ocasionais dos concorrentes sérios, mas o tempo mínimo de ping do 5G ainda oferece um avanço considerável.

 

Os melhores smartphones para online gaming em 5G

A 5G estabelece novos padrões de referência para jogos que eram quase inacessíveis apenas há alguns anos atrás. Quem leva os jogos a sério, este fator é um dos itens mais desejáveis caso pense em adquirir um novo telemóvel.

Dito isto, há mais recursos a que deve estar atento. Felizmente, já existem alguns telefones que oferecem o pacote completo e uma experiência de jogo bastante agradável.

O Samsung Galaxy S20 5G e o Samsung S20 Ultra são praticamente feitos para jogos. O Samsung Galaxy S20 5G não é um telefone pequeno de 6,2 polegadas, enquanto o S20 Ultra 5G de 6,9 ​​polegadas tem quase o tamanho de um tablet.

Ambos possuem um ecrã de 120Hz para movimentos incrivelmente suaves para filmes e jogos. Na verdade, isso é provavelmente o dobro da taxa de atualização da sua TV, o que torna a experiência de jogo no telemóvel e na televisão (através de uma consola, por exemplo) muito semelhante.

Estes smartphones têm processadores diferentes, mas ambos são feitos para conectividade 5G. Variando entre 8 e 16 GB de RAM, terá, ainda, memória para rivalizar com o seu PC, mesmo no nível básico e armazenamento suficiente para uma biblioteca de jogos.

Ainda dentro da Samsung, poderá optar pelo Galaxy A51, apresentado durante a CES 2020, que incorpora um processador Octa-core avançado e 4 GB de RAM, para um desempenho suave e eficiente.

Já a Huawei também tem a gama P40 com a 5G. Pode escolher entre o P40 preto ou cinza e o P40 Pro preto ou cinza também.

 

Melhores jogos online para telemóveis 5G

Há muita oferta em jogos mobile nos quais poderá ter uma excelente experiência de jogo no seu smartphone com 5G. Sugerimos alguns por onde começar:

Call of Duty: Mobile

A série Call of Duty existe há mais de 15 anos e tornou-se um dos jogos FPS online mais populares em todo o mundo. Call of Duty: Mobile utiliza os melhores elementos do jogo de consola e incorpora-os para o seu telefone, gratuitamente.

Pode jogar battle royales, juntar-se a amigos em 5 contra 5 partidas ou até mesmo jogar  sniper vs sniper. Todos os modos são frenéticos e divertidos, e a baixa latência através da 5G provavelmente será um upgrade muito grande à sua experiência.

Fortnite: Mobile

O Fortnite já existe há alguns anos, mas o formato permanece intemporal. De forma simplificada, 100 pessoas saltam de paraquedas num mapa que fica cada vez mais pequeno ao longo do jogo, e a última pessoa em pé vence. Terá que roubar mantimentos, enfrentar outros jogadores em batalhas com muita adrenalina e construir o seu caminho para a vitória.

O movimento suave que a 5G fornece é essencial para identificar os oponentes que chegam e ouvir exatamente onde eles estão à espreita. Dessa forma, pode planear o seu ataque com antecedência e reagir mais rapidamente.

FIFA Football

Outro jogo de consola mundialmente famoso tornou-se móvel, mas a versão portátil deste favorito de décadas não dececiona. Pode enfrentar os seus amigos em partidas completas de 11 x 11 ou qualquer outra pessoa online. Além disso, pode adicionar os seus companheiros à sua lista de amigos para começar a registar as suas estatísticas.

A jogabilidade consistentemente suave e o movimento realista da conexão 5G super-rápida significam que tem aqueles momentos cruciais para antecipar fintas, fazer um passe de último segundo ou cruzar a bola antes que os defensores voltem.

[sc name=”assina”]