Chegou o novo Mac Mini, e de pequeno só mesmo o tamanho

O novo Mac Mini da Apple já chegou e com ele são trazidas muitas novidades relativamente à velocidade e capacidade de processamento de dados e operações, em grande parte por causa do novo processador M1 da marca americana.

Neste artigo contamos-lhe todos os pormenores acerca do novo Mac Mini que, como o nome indica, se trata de um mini computador. Mas de pequeno só tem mesmo o tamanho.

 

Conheça tudo o que o Mac Mini tem para oferecer

A Apple apostou tudo neste novo Mac Mini, incluindo o processador M1, que segundo a marca transporta o desktop mais versátil da Apple para uma dimensão completamente fora de série. Vamos conhecer todas as novidades deste processador tão potente.

Processamento 3x mais rápido

Através do processador M1, o seu novo Mac Mini vai estar verdadeiramente equipado com toda a velocidade e potência que precisa para trabalhar.

Isto porque a CPU — também conhecida como o cérebro de qualquer computador — tem a máxima potência de 8-core, apesar de ser um equipamento tão pequeno.

Com uma CPU 8-core, o desempenho do seu computador tem um processamento 3 vezes mais rápido do que a geração anterior e com menos de 20cm2. Esta CPU 8-core combina quatro núcleos de desempenho e quatro núcleos de eficiência, para que consiga acompanhar tarefas de monothread e multithread.

Em que é que isto se traduz na prática? Compilações no Xcode a um ritmo impressionante, gravações, misturas e masterizações de música com qualidade profissional no Logic Pro com múltiplas faixas, plug-ins e instrumentos virtuais ou criações fascinantes no Adobe Lightroom são apenas alguns dos projetos que poderá pôr em prática.

Processador gráfico mais avançado de sempre

O M1 está equipado com uma GPU 8-core, possibilitando um desempenho gráfico até 6x superior à geração anterior em apps como o Final Cut Pro.

Através da máxima potência alguma vez vista num Mac Mini com design ultra-compacto é possível confirmar que estes são os gráficos integrados mais rápidos alguma vez experienciados num computador pessoal.

Por causa da GPU 8-core, os oito potentes núcleos tornam os gráficos do seu monitor mais suaves, rápidos e extraordinários. O vídeo 8K é fluido e as tarefas exigentes a nível gráfico não têm comparação com outros computadores.

Aprendizagem automática

O Neural Engine 16-core, também conhecido como o cérebro das operações — possibilita uma aprendizagem automática bastante potente, até 15x mais rápida do que a geração anterior e executa até 11 mil milhões de operações por segundo.

Isto significa que permite acelerar a análise de vídeo com grandes quantidades de dados, reconhecimento de voz e análise de som que reconhece risos e aplausos, processamento de imagens e muito mais.

macOS Big Sur

O macOS Big Sur, o novo sistema operativo da Apple, vem já instalado no novo Mac Mini, de forma a tirar máximo partido do novo processador M1.

Com um design atualizado e moderno, atualizações avançadas para apps e as melhores funcionalidades de segurança e privacidade, este é um software poderoso que trabalha em conformidade com o hardware presente no Mac Mini.

Através deste novo sistema operativo poderá encontrar a maior coleção de apps de sempre, especialmente criadas para o processador M1, tais como o Adobe Lightroom, GOAT, Adobe Photoshop, Apple TV, entre muitos outros.

Desempenho enorme, em formato mini

O design compacto que caracteriza o Mac Mini permite-lhe realizar tarefas exigentes com um consumo energético até 60% inferior ao da geração anterior.

Opções infinitas de armazenamento

O processador M1 oferece até 16GB de memória unificada super-rápida, com elevada largura de banda e baixa latência para permitir que as apps facilmente e rapidamente partilhem dados entre a CPU, GPU e o Neural Engine.

Para além disso, o Mac Mini possui um armazenamento 100% flash com SSD até 2TB, ideal para guardar todas as suas fotografias, vídeos, ficheiros e apps.

Toda a segurança e privacidade

O Coprocessador Secure Enclave presente no Mac Mini possibilidade funções essenciais para que preserve a sua privacidade, tais como o Touch ID e Apple Pay ao nível do chip.

O Motor de Encriptação de armazenamento AES dedicado possibilita a manutenção das chaves de encriptação numa forma segura. Já o Bloqueio de Ativação dá uma ajuda extra a proteger o seu Mac em caso de perda ou roubo, aumentando assim as suas chances de o recuperar.

Versatilidade acima de tudo

Pode utilizar o Mac Mini em diversos ambientes. Um deles é o seu próprio home office, garantindo-lhe uma poderosa estação de trabalho que aumenta a sua produtividade.

Ao Mac Mini poderá adicionar um teclado, um rato ou trackpad (como preferir) e um ou dois monitores para garantir que tem acesso a todos os seus ficheiros com a melhor comodidade possível.

Mas não é só para trabalhar que o Mac Mini é útil. O processador M1 obtém desempenhos de qualidade em gaming, devido à rapidez de processamento e gráficos incomparáveis.

Também a criação musical e projetos multimédia têm um aliado extra com o Mac Mini. A velocidade da memória, os aceleradores de aprendizagem automática, a CPU 8-core e os gráficos de qualidade ímpar vão tornar os seus projetos num nível acima.

Chegar, ligar e vencer

No que toca às ligações com o Mac Mini, ele está perfeitamente equipado com as entradas e saídas necessárias para que conecte e otimize os seus dispositivos.

Com duas portas Thunderbolt/USB extra rápidas, duas portas USB-A, porta HDMI 2.0, Wi-Fi 6 e Ethernet Gigabit e saída para auscultadores, o seu Mac Mini está pronto para tudo.

As entradas Thunderbolt/USB 4 permitem-lhe transferir dados até 40 GB/s, carregar e alimentar dispositivos externos e ligar um monitor externo até 6K, assim como um segundo monitor HDMI 2.0 até 4K.

Já a tecnologia Wi-Fi 6 presente no Mac Mini oferece-lhe um desempenho global acentuado, assim como velocidades até 1,2Gb/s que permitem transferências de ficheiros a uma velocidade assustadora.

O Mac Mini vai levá-lo a trabalhar mais e melhor, devido ao poderoso processador M1 e todos as melhorias de desempenho, velocidade e gráficos que vêm com ele.

[sc name=”assina”]