-

CES 2020: as novidades tecnológicas para este ano

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/01/h36e6i2.mp4[/KGVID]

As mais recentes novidades do mundo tech foram apresentadas na CES 2020. Entre carros voadores, computadores dobráveis e câmaras ocultas, as expectativas foram excedidas.

A maior e mais importante feira de tecnologia para consumo é a Consumer Electronics Show — CES —, que se realiza no início de janeiro em Las Vegas, nos EUA. O evento é uma forma de os fabricantes de tecnologia exibirem os produtos que vão marcar e ser lançados ao longo desse ano, bem como conceitos que nunca chegarão às prateleiras.

TVs, auriculares, computadores, consolas, drones, dispositivos de realidade virtual, carros: são imensas as categorias representadas e é a primeira vez em que os órgãos de comunicação social têm acesso à maior parte dos gadgets e dispositivos que são novidade no mundo tecnológico.

O CES 2020 é a 53ª edição anual e ocorreu entre 7 e 10 de janeiro. Este evento não é aberto ao público, está reservado para afiliados à indústria de tecnologia de consumo. Os tech lovers têm que aguardar a cobertura dos órgãos de comunicação social para ficarem a saber tudo.

 

Destaques da CES 2020

TVs QLED 8K da Samsung

A Samsung está a preparar-se para ter a TV mais vendida de 2020: a sua QLED de 8K Q950TS, praticamente sem moldura e com um design deslumbrante, destacou-se facilmente.

Enquanto as bordas dos painéis de TV estão a ficar cada vez mais finas a cada ano, a Samsung agora eleva esse elemento de design premium a um novo nível: com uma impressionante proporção ecrã / corpo de quase 99%, estes aparelhos são praticamente só display, criando o efeito “Infinity Screen” (“ecrã infinito” em tradução literal livre).

O Q950TS pode aprimorar todos os vídeos em 4K e Full HD que pode assistir no presente enquanto aguarda pelo conteúdo 8K nativo. A ideia é oferecer uma experiência sonora imersiva, em combinação com a impressão de profundidade tridimensional oferecida pela resolução 8K.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/01/v0_egae_.mp4[/KGVID]

Depois de ter apresentado as QLED no ano passado, a Samsung volta a surpreender e a superar expectativas. Não foi revelado quanto custará o Q950TS quando for lançado ainda este ano, mas os modelos estarão disponíveis em 65, 75 e 85 polegadas.

Ballie, um robô muito inteligente

Os novos filmes da saga cinematográfica Star Wars abriram-nos o apetite de adquirir pequenos robôs em formato de bola e equipados com inteligência artificial. A nova aposta da Samsung é a Ballie. Este pequeno robô amarelo é capaz de conhecer e acompanhar as rotinas do utilizador, ajudando-o em pequenas tarefas diárias ou até a manter a forma física.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/01/cig0cso.mp4[/KGVID]

Este aparelho tem a capacidade de responder a comandos de voz — apesar de não falar, emite sons robóticos —, mas a diferença do Ballie para outros assistentes virtuais está na sua proatividade. Este equipamento pode detetar que a sua casa está suja e acionar um robô de limpeza, por exemplo.

Uber e Hyundai unem-se: Uber Air

Uma das grandes surpresas desta edição do CES resulta da parceria da Uber com a Hyundai: um serviço de táxi aéreo, denominado Uber Air, que deverá arrancar oficialmente em 2023. Enquanto a Hyundai produz os veículos, a Uber disponibiliza o serviço de partilha aéreo, como já faz no Uber Copter.

O objetivo deste programa ambicioso é tentar resolver o problema do congestionamento nas grandes cidades, melhorar a circulação e acelerar as deslocações.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/01/qj9f5xm0.mp4[/KGVID]

Carro voador da Hyundai

E por falar em carros voadores, o S-a1 é o novo carro voador da Hyundai. Com aspeto de avião, o automóvel chega a uma velocidade máxima de 290 km/h e é movido a eletricidade. Desta forma, a empresa torna-se a primeira a anunciar um projeto de carro voador com parceria comercial.

Concept UFO: a consola da DELL

Com claras semelhanças com a famosa Nintendo Switch, a Concept UFO da Dell pretende ser a conjugação de um computador portátil com uma consola.

Apesar de ainda ser uma versão de testes e de ainda não estar disponível muita informação técnica, este equipamento pesa 900 gramas, tem resolução de 1200 pixels e corre no sistema operativo Windows 10.

[KGVID]http://rptech.ciberia.com.br/wp-content/uploads/2020/01/9ur1yrq.mp4[/KGVID]

Esta nova plataforma para os gamers de PC da linha Alienware possui dois comandos laterais amovíveis, que podem ser conectados ao ecrã de 8 polegadas do aparelho ou simplesmente funcionar como um hub, permitindo jogar à distância. Até à data, não existe uma previsão da sua chegada ao mercado português.

Horseshoe Bend: o PC dobrável da Intel

Depois da Lenovo anunciar o seu primeiro modelo dobrável (o Think Pad XL Fold) no CES, chegou a vez da Intel entrar no mercado dos computares portáteis dobráveis com o Horseshoe Bend.

À primeira vista parece que estamos perante um tablet, mas o seu ecrã OLED de 17.3 polegadas faz-nos crer que se trata de algo mais. A capacidade de dobramento do ecrã tátil a 90 graus transforma-o igualmente num computador portátil.

Horseshoe Bend, o laptop dobrável da Intel

A tecnologia apresentada pela marca é na realidade um protótipo e foi idealizado com o intuito de promover simultaneamente a geração de processadores Tiger Lake. Não se sabe mais detalhes técnicos nem tão pouco se prevê a sua comercialização.

Ao contrário do Horseshoe Bend, o Thinkpad X1 Fold da Lenovo foi desenvolvido como produto e chegará futuramente às lojas.

Televisões com Apple TV

Apesar de a LG não ter sido a primeira a anunciar a compatibilidade com a aplicação Apple TV — que dá acesso à biblioteca do iTunes e ao serviço de streaming Apple TV+ —, a marca conseguiu levar esta novidade a aparelhos televisivos mais antigos. Os modelos lançados em 2018, 2019 e 2020 terão acesso à app. O mesmo se aplica à linha de produtos OLED e NanoCell da LG.

Já a Samsung oferece, desde o ano passado, a aplicação da Apple em todas as Smart TVs fabricadas desde 2019.

 

Não as vai querer perder

Terminou mais uma edição da maior feira de tecnologia do mundo. A CES 2020 o evento contou com a presença de grandes marcas e figuras de referência do ramo da eletrónica, dando a conhecer as tendências tecnológicas que marcarão este ano.

Resta saber quanto tempo demorará a chegar a Portugal alguns dos produtos aqui mencionados — se é que vão chegar de todo, porque muitos são apenas para definir um conceito. Nenhum tech lover irá querer perder estas novidades. Fique atento.

[sc name=”assina”]