Homem a cozinhar panquecas
-

Benefícios de cozinhar em casa (em quarentena e não só)

Homem a cozinhar panquecas

Cozinhar em casa significa poupar dinheiro, ingerir os pratos que mais gosta quando quiser e ainda terá a oportunidade de surpreender a sua família com um gesto simples e agradável. Aproveite este tempo de quarentena para desenvolver as suas artes culinárias.

Não negamos que há vantagens em comer fora de casa. É certo que não dá trabalho a cozinhar, nem a colocar a mesa e muito menos a lavar a loiça. Às vezes é fácil cair na tentação de adquirir as refeições pré-cozinhadas, “é só mais desta vez” dizemos a nós próprios, pela vigésima vez.

No entanto, os benefícios de cozinhar em casa ultrapassam essas vantagens de comer fora. Nesta altura de isolamento social e de quarentena há ainda mais necessidade de fazer mais refeições caseiras. Já que tem de estar mais tempo por casa, porque não aproveitar para desenvolver as suas capacidades culinárias?

Conheça os vários benefícios da comida caseira. Pode haver alguns que ainda não lhe tinham ocorrido e que compensam, mesmo em tempos que não são de crise.

 

Cozinhar em casa é a opção mais saudável

Costuma dizer o povo de que não há comida melhor do que a da mãe. O que tinha a comida da mãe de especial – para além do amor, claro – era o facto de ser feita em casa.

A alimentação caseira é mais adequada para uma dieta saudável do que qualquer outra nos restaurantes ou em refeições pré-cozinhadas que se compram nos supermercados. Um dos motivos para isso é o controlo que se tem acerca da sua preparação.

Em casa pode controlar a qualidade dos ingredientes utilizados na confeção dos pratos e, se pretender, pode não usar (ou usar menos) os ingredientes que incluem gordura, calorias e até a quantidade de sal (o sal retém a água do corpo, aumentando o volume de sangue, fazendo com que o coração trabalhe mais do que seria necessário).

Se tiver problemas de coração ou qualquer outro problema de saúde pode estar completamente descansado, sabendo que tudo foi preparado de acordo com as suas necessidades. O mesmo se aplica às alergias e à higiene praticada durante a confeção.

 

Cozinhar em casa é poupar dinheiro

Cozinhar as suas receitas favoritas em casa irá conceder-lhe maior controlo sobre a sua dieta e também sobre o seu orçamento. Independentemente do quão baratos são os “pratos do dia” ou os “menus executivos” no restaurante ou café mais próximo, o prato que confecionar em casa será sempre mais em conta. Até o investimento inicial em panelas, utensílios e eletrodomésticos compensa a longo prazo.

Recorde-se que os estabelecimentos que servem refeições têm sempre que ganhar algum dinheiro com o serviço que oferecem. Assim sendo, cozinhar em casa, evitar os restaurantes, as refeições em take-away e (podendo) levar refeições caseiras para o trabalho são formas de poupar dinheiro.

Em casa tem a liberdade de escolher os ingredientes, o que significa que pode optar por marcas mais económicas nos ingredientes que menos lhe agradam e investir um pouco mais naqueles que realmente aprecia.

Para ter menos trabalho, pode fazer refeições em porções maiores do que o necessário para comer uma segunda vez no dia seguinte ou uma terceira vez para daqui a dois dias. Também pode congelar e mais tarde é só aquecer.

 

Comer o que quiser, como quiser

Cozinhar em casa é ter liberdade. Liberdade para cozinhar o que quiser, da forma que quiser e quando quiser. Pode fazer experiências com ingredientes novos sem correr o risco de desagradar a mais ninguém. Pode fazer o seu prato preferido três vezes por semana, quem o impedirá?

Pratica uma dieta muito específica ou tem gostos alimentares bastantes particulares? Uma das vantagens das alimentações caseiras é que pode escolher o que cozinhar, o estilo que pretender e aquilo que mais gostar.

Se sentir coragem ou vontade de surpreender o seu parceiro romântico, saiba que muitos corações foram conquistados pelo estômago.

 

O lado sentimental das refeições caseiras

Algumas famílias têm receitas únicas, que são passadas em segredo de geração em geração. Também há determinados pratos que só a nossa avó sabia fazer e se seguir a refeita poderá voltar a sentir o conforto dos pratos únicos da sua juventude.

O momento de partilha de uma refeição caseira com outros membros da família (ou amigos, quando terminar o período de afastamento social) é uma forma de formar laços e de criar um momento de conforto e partilha. Cozinhar e comer em casa, especialmente receitas caseiras, é uma grande parte de muitas culturas. Pode estar a transmitir uma tradição familiar.

Há também que considerar a sua pegada de carbono. Não há como negar que os restaurantes podem desperdiçar comida. Ao preparar receitas para si ou para a sua família pode optar por comprar localmente. Até pode criar uma tradição familiar semanal.

 

Como começar a cozinhar em casa?

Os inexperientes na cozinha podem sentir alguma relutância em iniciar esta aventura de cozinhar em casa. No entanto, é mais fácil do que parece. Comece por refeitas simples, fáceis e rápidas, recorrendo à Internet não terá dificuldade em encontrar algumas. Comece também por aquelas que mais lhe agradarem, como forma de motivação.

À medida que ganha experiência e desenvoltura entre os tachos e panelas poderá expandir o seu cardápio, testar novas receitas mais complexas ou aventurar-se noutros estilos de culinária, pode ser que lhe agrade.

Para começar esta aventura, deve investir num bom conjunto de panelas, se estimadas podem durar décadas. Preste atenção àquelas que são antiaderentes, que podem ser usadas no forno ou laváveis na máquina de lavar louça, que tenham alças de fácil aderência para máxima versatilidade (e para não se queimar).

Mesmo que tenha uma cozinha pequena ou eletrodomésticos menos sofisticados, não há motivo para não cozinhar em casa. Pode sempre investir em panelas elétricas ou uma fritadeira para preparar a sua refeição de forma mais rápida e fácil. Estes tipos de pequenos equipamentos também permitem preparar com antecedência, para que o jantar esteja pronto para servir quando entra pela porta.

Dê uma hipótese a si mesmo e verá que será agradável confecionar os seus pratos preferidos sempre que quiser, sem deslizes desnecessários no orçamento.

[sc name=”assina”]