Bebé a caminho? Guia de compras essencial para pais

Bebé a caminho? Guia de compras essencial para pais

A chegada de um filho é sempre emocionante e esse entusiasmo começa muito antes de o ver pela primeira vez. A preparação antes do nascimento diz respeito a muitos pais, por isso neste artigo damos-lhe algumas sugestões de equipamentos a adquirir caso esteja à espera de bebé ou já tenha recém-nascidos em casa.

De forma a ajudar a sua lista de compras relativamente a preparativos para o bebé, nomeadamente equipamentos essenciais de preparação de alimentos e outros dispositivos de conforto e bem-estar, preparamos algumas recomendações interessantes que vai certamente querer tomar nota.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/bebe-1/?utm_source=RPT” ]

 

O que comprar para quando o bebé chegar

Ter os equipamentos e dispositivos corretos para cuidar do bebé antes de ele efetivamente nascer é meio caminho andado para um período de amamentação e desenvolvimento felizes. Desta forma, dê uma vista de olhos às sugestões abaixo para que não perca nada.

Preparação de alimentos

Nos primeiros momentos após o nascimento, alimentar o seu bebé com o máximo de nutrientes possíveis é imprescindível para o seu crescimento e desenvolvimentos saudáveis e plenos. Mas a amamentação pode ser desafiadora, por isso é importante que adquira equipamentos que a ajudem nestes momentos.

Adquirir uma bomba de leite ou um extrator de leite materno pode ajudar neste processo, já que bombeia o leite e ajuda-a na preparação da alimentação do bebé através do biberão. A marca Beurer, por exemplo, possui um kit de bomba de leite que inclui 10 níveis de estimulação e bombagem, um visor iluminado, 2 biberões, suportes e muito mais.

Outro dispositivo bastante útil na preparação de alimentos é um aquecedor de biberão, que ajuda a aquecer ou manter quente o leite materno. O aquecedor de biberão da Beurer vem equipado com um visor LED que indica a temperatura contida  na garrafa, e tem total compatibilidade para todo o tipo de biberões e frascos comuns.

Por outro lado, a higienização dos biberões é crucial para evitar que bactérias, vírus e micróbios prejudiquem a saúde do bebé, pelo que um esterilizador de biberões é outra opção essencial a incluir na sua lista de compras. O modelo da marca Beurer desinfeta até 6 biberões em 7 minutos e conta com 3 horas de preservação da esterilidade.

Equipamentos de monitorização

Para além da alimentação, as horas de sono são fundamentais para o bem-estar do bebé. Na verdade, os recém-nascidos passam aproximadamente 16 horas por dia a dormir, embora com alguns intervalos entre sestas. À medida que crescem, os bebés começam a dormir mais horas seguidas, mas tudo varia de bebé para bebé.

Adquirir um baby monitor — ou intercomunicador — poderá ser um valioso recurso para monitorizar o sono do seu bebé, para saber se está acordado ou a dormir e para perceber se ele precisa de algo naquele momento específico.

Alguns monitores têm câmaras embutidas, como o monitor da Beurer, dando-lhe uma ajuda ainda mais completa. Estes dispositivos dão-lhe a liberdade de estar noutra divisão da casa sempre que a criança está a dormir, tendo assim momentos de relaxamento e descontração tão merecidos, sabendo que será alertado/a sempre que necessário.

Dispositivos de controlo da saúde

É bastante frequente as crianças sentirem-se doentes e ganharem febre, já que o organismo está constantemente a arranjar formas de ganhar defesas para combater vírus e indisposições provocadas pelo contacto com outras pessoas, outros bebés e outras crianças. Quando isto acontecer, não desespere.

Nos momentos em que nota que o bebé ou a criança está mais irrequieta e desconfortável, é sempre bem pensado ter por perto um termómetro para o controlo da temperatura da criança, de forma a apurar se foi ou não apenas um falso alarme.

Em situações em que a criança está com alguma tosse, congestionamento nasal e dificuldade em respirar, outra opção bastante útil para aliviar este mau-estar são os nebulizadores. Estes dispositivos permitem a inalação de medicamentos para o tratamento — mas deverá consultar um pediatra para perceber se esta é a melhor via de tratamento.

Outra hipótese igualmente útil poderá ser o aspirador nasal caso haja algum congestionamento da criança, provocado por constipação, gripe ou alergias respiratórias. Estes pequenos dispositivos são práticos e ajudam a aliviar alguns sintomas incómodos.

Por último, uma opção que não deverá dispensar é uma balança para bebé. O peso da criança é um importante indicativo da saúde de qualquer pessoa, e nas crianças isso não é exceção — daí a importância de esta ser pesada sempre que vai ao médico, por exemplo.

Assim, pesar a criança semanal ou mensalmente e anotar as suas oscilações de peso pode ser útil para reunir dados reais acerca do bebé para quando falar com o pediatra.

 

Estes são algumas das sugestões que temos para si, caso esteja prestes a receber um novo bebé na família ou caso tenha crianças pequenas a seu cargo. São aparelhos úteis para alimentar, ajudar na monitorização do sono e até no alívio de sintomas associados a mau-estar e desconforto na criança.

[sc name=”assina”]