Batch Cooking: como fazer render as marmitas para a semana

Batch Cooking: como fazer render as marmitas para a semana

Está cansado de cozinhar todos os dias e já esgotou todas as ideias de refeições desde o início da pandemia? Com o novo conceito de Batch Cooking, poupe tempo de preparação de refeições e crie pratos saudáveis que duram toda a semana.

Cozinhar também pode ser uma arte, mas ao longo de alguns meses pode tornar-se aborrecido cozinhar sempre os mesmos pratos. Vamos perceber melhor em que consiste o Batch Cooking, assim como alguns pratos que poderá preparar antecipadamente!

Batch Cooking: uma nova forma de cozinhar

Diminuir o tempo passado à volta do fogão é meio caminho andado para passar mais tempo a desenvolver novos hobbies, fazer exercício ou a pôr as séries em dia. E se lhe dissermos que pode preparar as suas refeições todas num único só dia, sem ter que se preocupar no resto dos dias?

Batch Cooking: o que é?

O Batch Cooking consiste na preparação e confeção de múltiplos alimentos de uma só vez, por exemplo, num fim de semana, possibilitando a criação de refeições totalmente diferentes e variadas todos os dias.

Após cozinhar os ingredientes que vai precisar para toda a semana, deve guardá-los no frigorífico ou congelador para que aguentem até 5 dias — mas atenção!

Os ingredientes devem ser armazenados separadamente para que mantenham a sua qualidade durante muito mais tempo e para que não haja a mistura de sabores, principalmente porque muitos dos alimentos serão utilizados em diversos pratos.

Quais as vantagens do Batch Cooking?

Cozinhar muitos elementos de uma só vez permite-lhe obviamente poupar muito tempo de preparação ao longo da semana, sem ter que andar às voltas no frigorífico para arranjar motivação para cozinhar algo diferente.

Para além disso, este tipo de preparação garante-lhe uma enorme flexibilidade e aproveitamento dos diferentes ingredientes que tem ao seu dispor, estimulando da mesma forma a sua criatividade para criar pratos coloridos e saborosos.

Quais os melhores ingredientes para preparar?

Os melhores ingredientes para serem utilizados na sua preparação para a semana são alimentos mais consistentes e que poderão aguentar mais tempo no frigorífico, tais como:

  • Grãos – quinoa, lentilhas, grão de bico ou arroz;
  • Massas;
  • Legumes – batatas, cenouras, pimentos, nabos, beterraba, tomates cherry;
  • Vegetais – couve flor, brócolos, couve Bruxelas;
  • Proteínas – frango, camarão, carne de vaca, feijão, tofu ou ovos cozidos;
  • Frutos – bananas, mirtilos, framboesas, nozes, amêndoas, amendoim, cajus.

Estes são todos os alimentos que poderá preparar antecipadamente e que duram até 5 dias no frigorífico, mas lembre-se que tem sempre a opção de adicionar ingredientes frescos que tenha na despensa, tais como alhos, alface ou cebolas.

Por outro lado, nenhuma refeição fica completa sem um molho especial, pelo que poderá criar molhos deliciosos para acompanhar os seus pratos e armazená-los no frigorífico tais como: molho de azeite, vinagre, alho e orégãos, molho de mostarda e mel, molho de iogurte e coentros — a lista não acaba!

Qual a melhor forma de preparar os ingredientes?

Agora que já sabe quais os ingredientes mais indicados no Batch Cooking. Mas qual a melhor forma de preparar cada grupo de alimentos? Da mesma forma que os cozinharia se estivesse a preparar uma refeição diariamente.

Os grãos e massas devem ser cozidos em água. Para os legumes e vegetais, uma boa opção é serem salteados cozinhados a vapor ou assados no forno. No que diz respeito às proteínas, pode cozê-las ou grelhá-las.

Note que é da máxima importância que deixe os ingredientes arrefecer antes de os guardar no recipiente, de forma a impedir a formação de humidade indesejada e o aparecimento de bactérias. Para além disso, deixe arrefecer completamente os alimentos antes de os inserir no frigorífico, de forma a diminuir o consumo de energia.

Qual o tempo de preparação?

O tempo que dura a preparar os alimentos e a cozinhá-los depende muito da variedade de alimentos que escolher, e do tempo que estes levam a cozinhar. Se estiver a pensar em preparar sopas, massas e bowls ricas em nutrientes, diríamos que pode gastar entre uma a duas horas na cozinha.

No entanto, não pense nisto como tempo perdido, já que irá ser muito útil quando estiver em stress por causa do trabalho durante a semana e não puder cozinhar, ou quando apenas quer uma refeição rápida para comer no sofá enquanto assiste ao seu programa de TV preferido.

O Batch Cooking é saudável?

O Batch Cooking pode ser um bom passo na direção de um corpo — e de uma mente — mais saudáveis. Isto porque ao cozinhar uma grande variedade de ingredientes de uma só vez, está a criar pratos completamente diferentes para dias diferentes, garantindo que se alimenta com os nutrientes que o seu corpo precisa.

 

Para além de estar a cuidar da sua saúde física, o Batch Cooking retira-lhe aquela pressão mental de decidir o que fazer para o almoço ou jantar, podendo aproveitar o tempo que lhe sobra para relaxar e aproveitar os momentos para cuidar de si ou da sua família.

[sc name=”assina”]