Balança inteligente: a sua saúde, na medida certa

Muito mais do que indicar-lhe o seu peso, há outras medidas fundamentais para a sua saúde — esteja ou não num plano de dieta e de treino — que só uma balança inteligente lhe pode transmitir. Conheça as várias vantagens destes dispositivos conectados.

Pesar-se semanalmente é uma das partes mais importantes de um programa de dieta e exercício. Uma pesagem diária ou semanal pode mantê-lo concentrado e motivado em direção aos seus objetivos, até porque em princípio terá a motivação adicional de ver a diminuição do seu peso ao longo do tempo.

O único problema em se pesar semanalmente numa balança tradicional é que só poderá constatar um único número: o peso. No entanto, quando tem apenas esta métrica em consideração, está a descurar outros aspetos importantes relacionados com a saúde e bem-estar.

As balanças inteligentes são uma das adições recentes às tecnologias de saúde conectadas, disponíveis para facilitar a manutenção da sua saúde. Com um destes equipamentos, poderá constatar que o seu peso corporal é apenas uma medida entre outras: poderá medir uma série de indicadores de saúde, como gordura corporal (através da massa gorda), Índice de Massa Corporal (IMC), frequência cardíaca e muito mais.

Já para não falar de que graças à sua conectividade, pode registar as variações de todos estes valores ao longo do tempo, para que tenha um histórico do seu progresso.

 

O que é uma balança inteligente?

Uma balança smart é semelhante a uma balança tradicional, com a particularidade de, dependendo dos modelos, se conectar e comunicar com outros dispositivos. O que realmente a distingue é ser capaz de medir mais do que uma única métrica — o peso — e partilhar esses dados com o seu smartphone ou tablet, por exemplo, para que possa guardá-los e usá-los para comparação ou para registar a sua evolução.

Para além disso, alguns modelos também podem ser usados em sintonia com aplicações de saúde e pulseiras fitness, oferecendo funcionalidades e benefícios adicionais.

 

Como funciona uma balança inteligente?

Uma balança inteligente possui tecnologias integradas, projetadas para coletar dados de quem as pisar. Esse tipo de balança usa a análise de impedância bioelétrica (BIA) para obter as suas medidas. A BIA envolve a passagem de uma corrente elétrica muito fraca e indetetável através dos seus pés. Os resultados são precisos e fornecerão uma imagem do estado do seu corpo no dia da pesagem.

Alguns destes equipamentos comunicam com outros dispositivos via wi-fi ou Bluetooth. Se for o caso, todos os seus dados serão registados na aplicação da balança inteligente e poderá usá-los para os sincronizar com a sua pulseira fitness, por exemplo, ou para os partilhar nas redes sociais.

Antes de adquirir uma, confirme a compatibilidade entre os sistemas da balança smart e os seus restantes aparelhos.

 

O que mede uma balança inteligente?

Uma balança inteligente informa-o do seu peso, mas vai muito além disso: apresenta-lhe uma imagem mais completa de sua saúde. Existem várias métricas diferentes.

Massa gorda

Da várias componentes do seu corpo, a massa gorda é o “inimigo número 1” — ou, pelo menos, assim a percecionamos. Quando perdemos peso, nem sempre é porque a gordura está a diminuir.

Uma balança smart permitirá que saiba qual é o seu índice de gordura corporal atualmente e acompanhará o seu IMC ao longo do tempo, para que possa descobrir se está realmente a perder gordura ou se, na verdade, está a perder massa muscular ou a já não fazer retenção de líquidos.

Índice de Massa Corporal (IMC)

O índice de massa corporal (IMC) é uma fórmula válida internacionalmente e usada para calcular se está no seu peso ideal. Esta medida indica-lhe se tem um peso normal, se este está abaixo ou muito abaixo, bem como se está acima ou em obesidade.

Um IMC acima de 24,99 pode significar que tem gordura corporal significativa e é boa ideia que vigie a situação, mesmo que não esteja propriamente a fazer dieta ou um programa de exercícios. Esta medida é-lhe indicada por uma balança smart.

Massa muscular

Se está a cumprir um plano de exercícios e a tentar aumentar a sua capacidade física, provavelmente também estará a tentar perder peso. Quanto utiliza uma balança tradicional e percebe que o seu peso aumentou, pode ficar alarmado.

Com uma balança inteligente poderá ver se o seu peso aumentou devido à massa muscular adquirida durante os exercícios de treino de força.

Nível de hidratação

A quantidade de água que retém pode afetar o número que vê na balança. Assim sendo, conhecer o seu nível de hidratação é importante, para que saiba se está desidratado e precisa de beber mais líquidos ou se está a fazer muita retenção.

Frequência cardíaca

Saber o quanto seu coração bate em repouso é tão importante quanto saber o quanto bate durante o exercício. Uma balança inteligente pode obter o seu batimento cardíaco e acompanhá-lo ao longo do tempo, o que também é uma ideia para a sua saúde cardíaca  em geral.

 

Mais do que um utilizador

Uma das vantagens deste tipo de balanças é que pode configurar vários perfis na aplicação corresponde ao equipamento. Assim, cada pessoa pode ter os seus próprios dados atribuídos ao seu perfil e registá-los devidamente. Dependendo dos modelos, até podem ter modos para gravidez ou para bebés em especifico.

Para além da dieta alimentar saudável, um plano de treinos e uma pulseira fitness para o manter motivado, uma balança inteligente pode uma ferramenta valiosa para quem deseja ter uma imagem completa da sua saúde em geral.

[sc name=”assina”]