Aspirador robot no chão meio debaixo de um sofá
-

Aspirador robot: o aliado na limpeza diária

Aspirador robot no chão meio debaixo de um sofá

Passe menos tempo nas limpezas e mais tempo a fazer o que mais gosta: o aspirador robot é um equipamento independente, que pode ser programado e que aspira sem danificar a mobília. Conheça mais vantagens.

Não seria bom ter uma máquina que nos ajuda nas limpezas, um aliado que trabalha discretamente para manter o chão limpo? Desta forma seria mais fácil usufruir do seu tempo livre, sabendo que a poeira que as crianças trouxeram nos pés e o pêlo que o animal de estimação deixa está a ser aspirado quase sem que dê conta.

Os aspiradores robot são eletrodomésticos pequenos, que se deslocam pelo chão da sua casa a aspirar o pó e os detritos do dia-a-dia. Alguns vêm equipados com sensores, sistemas de mapeamento e programação inteligente: limpam onde é preciso e evitam ir de encontro à mobília ou outros obstáculos.

São muito úteis para quem gosta de ter sempre a casa limpa ou para quem tem animais que largam algum pêlo. Servem para muito mais do que para fazer os vídeos fofos com gatos em cima que se têm tornado virais.

Podem revelar-se uma grande ajuda na altura de limpar a casa, apesar de alguns modelos mais básicos não dispensarem uma limpeza mais aprofundada. Ainda assim, fique a saber porque deve apostar em um aspirador robot.

 

As vantagens de um aspirador robot

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] O aspirador que trabalha sozinho

Tempo não só é dinheiro como, muitas vezes, é o bem mais precioso que podemos oferecer à nossa família. Depois de um dia ou uma semana inteira de trabalho, a última coisa que queremos é estar preocupados com as limpezas domésticas nos poucos tempos livres que restam.

Um aspirador que funciona de forma autónoma e não requer supervisão pode poupar tempo e esforço, e ainda deixá-lo livre para o que realmente interessa. Já para não falar de que pode ativar este robot enquanto está fora de casa. Assim, terá o chão aspirado quando regressar.

Depois de fazer o seu trabalho, o robot volta à sua “base”. Se estiver com pouca bateria, também pode recarregar-se automaticamente.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Sensores — o robot que sabe para onde ir

Uma das vantagens destes aspiradores robots são os sensores. Uma vez que o objetivo destes equipamentos é deixá-los por sua conta, enquanto se movimentam a aspirar o chão, os sensores têm um papel fundamental a prevenir choques contra obstáculos e paredes e a evitar escadas.

Assim, os aspiradores conseguem perceber para onde devem ou não ir, por forma a não danificar o seu mobiliário ou outros elementos que estejam no caminho — também não convém que vão contra o cão que estava a passar, por exemplo. Podem detetar alterações na superfície por onde passam e ajustarem-se de acordo.

O facto da sua configuração ser pequena ajuda a que consigam chegar a locais da casa onde um aspirador normal teria dificuldades, como debaixo dos sofás.

Estes sensores inteligentes incorporados criam rotas de limpeza e são capazes de identificar lugares mais sujos para retornarem ao local. São verdadeiramente independentes.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Programar a limpeza para quando quiser

Dependendo do modelo de aspirador robot que detém, o mesmo pode vir equipado com uma aplicação para smartphone, que acompanha o movimento da máquina, e onde é possível programar a limpeza para o dia e horário que preferir.

Desta forma pode estar descansado, o robot funciona no dia e hora que o programou, sem que tenha de estar preocupado com o ligar e também não será incomodado pelo ruído quando não quiser.

Esta aplicação para programação de limpeza está disponível em alguns modelos intermédios e avançados.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Sistema de mapeamento — maior eficácia

Apesar de esta opção estar disponível apenas nos equipamentos mais avançados, não deixa de ser uma grande vantagem. O sistema de mapeamento presente nos aspiradores robot permite reunir dados sobre o local onde o mesmo se encontra, registando até a planta do espaço para depois a apresentar na aplicação de smartphone.

Recorrendo a esta funcionalidade, estes equipamentos definem os melhores caminhos a percorrer, normalmente em linha reta, para que todo o espaço seja limpo, usando pequenas câmaras ou lasers de deteção. Desta forma, a limpeza é mais eficaz.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Exige pouca manutenção

Se devidamente tratado, o aspirador robot pode durar muitos anos. Este é um aparelho que exige muito pouca manutenção, basta que mantenha as partículas afiadas ou prejudicais fora do caminho, que substitua o saco de pó conforme necessário e que limpe o filtro e as escovas ocasionalmente. Nada mais.

 

Aspetos a ter em consideração

Se está a ponderar adquirir um aspirador robot deve ter alguns aspetos em conta. Entre eles o facto de este equipamento poder não apresentar os resultados esperados em locais muito grandes. Isto pode acontecer porque a autonomia não é suficiente para conseguir limpar todo o espaço. Nestes casos, o melhor será fechar a porta do local e deixar o aspirador fazer o seu trabalho e mais tarde dedicar-se a outra divisão.

Ter muitos objetos no chão pode condicionar a eficácia da limpeza, no entanto o aparelho desvia-se dos objetos que encontra no caminho.

Na mesma medida, é importante que existem modelos com o suporte adicional para mopa e não só aspiram como também lavam o chão em simultâneo. Assim sendo, contribuem para uma limpeza diária ainda mais completa.

Nos modelos mais básicos convém que verifique a capacidade de aspiração dos cantos, zonas onde por vezes são menos eficazes.

Este é um eletrodoméstico cheio de vantagens e que pode ser uma adição muito prática ao seu lar.

[sc name=”assina”]