Máquina de lavar e secar roupa BALAY 3TW976BA
-

As vantagens de uma máquina de secar roupa com bomba de calor

As vantagens de uma máquina de secar roupa com bomba de calor

Já deve ter ouvido falar em máquinas de secar roupa com bomba de calor, uma das mais recentes adições ao mundo dos eletrodomésticos. Será este equipamento o mais indicado para o seu lar? Vejamos quais são as vantagens associadas.

Se há uns anos era considerado um equipamento de luxo, hoje compreende-se que a máquina de secar roupa é um eletrodoméstico essencial. Mais conveniente e com várias vantagens associadas, esta máquina tem conquistado os lares portugueses e é fácil compreender o porquê.

Há dois tipos de máquinas de secar roupa: as convencionais e as com bomba de calor. Quais são as diferenças? Como funcionam as que incorporam bombas de calor? Vamos tentar esclarecê-lo, para que possa fazer a sua compra com toda a informação a que tem direito.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/maquinas-de-secar-roupa-1/?filters%5BSECAGEMFUNCIONAMENTO%5D%5B%5D=Bomba+de+Calor#/#utm_source=RPT” ]

 

O que é uma máquina de secar com bomba de calor?

As máquinas com bomba de calor já são consistentemente utilizadas em vários países da Europa, como a Suíça e a Alemanha. Esta tecnologia foi concebida como forma de conservar energia. Enquanto os modelos convencionais libertam o ar quente que é utilizado para secar a roupa, a tecnologia de bomba de calor atua no sentido de o conservar e reutilizar.

O ar quente passa através do tambor da máquina, absorvendo a humidade da sua roupa. Depois, passa por vários filtros, onde o ar é parcialmente arrefecido e a humidade removida. A água é recolhida e encaminhada para um depósito — utilizando o mesmo processo que uma máquina de secar convencional.

À medida que este processo decorre, o ar quente é aquecido de volta e circula de regresso ao tambor. O facto de o ar quente ser reutilizado significa que a energia é mantida dentro da máquina em vez de se permitir a sua fuga. Este processo reduz drasticamente a energia necessária para o funcionamento da máquina, reduzindo assim os custos operacionais.

 

Vantagens da máquina de secar com bomba de calor

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Consumo de energia reduzido

Sem tubos externos e ligada apenas à eletricidade, a máquina com bomba de calor conserva a água resultante da secagem num tanque fácil de esvaziar. A tecnologia por trás deste eletrodoméstico permite o reaproveitamento de calor, o que reduz o consumo de energia.

Esta redução ajuda a colmatar um dos motivos pelos quais alguns consumidores consideram desnecessário apostar numa máquina de secar: o custo de funcionamento.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Instalação mais conveniente

Outro dos inconvenientes que uma máquina de secar com bomba de calor resolve é o associado à instalação: há quem não possa ter um destes equipamentos pois não tem local para a instalação da canalização dos mesmos.

Senhora a colocar a sua roupa numa máquina de lavar ou de secar roupa

As máquinas com bomba de calor dispensam a instalação do tubo para libertar a água resultante da secagem, que teria de ser colocado numa janela ou através de canalização própria. Esta exigência restringia muito a colocação da máquina e causa inconveniência em dias mais frios ou de chuva, uma vez que exigia a abertura da janela. Basta que tenha acesso a uma tomada.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Solução mais vantajosa…

Juntar à máquina de lavar uma máquina de secar fará com que consiga poupar imenso tempo no tratamento da roupa, sem perder o tempo a estendê-la, e conseguindo gerir muito mais facilmente o seu tempo e quanto do seu dia terá de gastar a tratar a roupa.

Nesta altura em que apartamentos com varandas, terraços ou marquises são menos frequentes, com a construção a ser mais minimalista e eficiente, cresceu o mercado das lavandarias self-service e o mercado das máquinas de secar. Entre estas duas soluções, a máquina de secar com bomba de calor é certamente a mais conveniente e em conta a médio e longo prazo.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] … e mais higiénica

Quando comparado com deixar a roupa estendida dentro de casa, além da rapidez, é também uma solução mais higiénica, não deixando a roupa tanto tempo exposta aos elementos, evitando reações alérgicas e não criando humidade no ar, que poderá causar a criação de fungos no teto, que são prejudiciais para a saúde.

[sc name=”assina”]