Máquina de lavar roupa Indesit
-

As vantagens das máquinas de secar roupa de condensação

Máquina de lavar roupa Indesit

Há dois tipos de máquinas de secar roupa. Nesta artigo vamos compreender as características das máquinas de condensação e as vantagens.

A máquina de secar roupa permite otimizar o espaço, deixa a roupa mais macia, cheirosa e pronta a dar a ferro, e ainda economiza o tempo gasto nas lides domésticas. É um equipamento cheio de vantagens e uma ótima adição em qualquer lar.

Se já não tem uma 2-em-1 e está a ponderar adquirir um destes equipamentos, descubra como funciona as máquinas de condensação e o porquê de dever apostar numa delas.

 

Características das máquinas de condensação

O que é que define uma máquina de secar roupa de condensação? Antes de mais, se tem a sensação de nunca ter ouvido falar em tal coisa é porque estes equipamentos também são conhecidos por máquinas “de gaveta”. Já vai perceber porquê.

Ao contrário das máquinas de exaustão, estas não precisam de tubo de ar porque o ar circula dentro de um circuito fechado. O primeiro fator que influencia na escolha dos modelos é a divisão onde vai inserir o eletrodoméstico: se não tem janelas, nem possibilidade de fazer buracos na parede para instalação do tubo de exaustão, tem mesmo de optar por uma máquina de condensação.

Então, como funcionam? O ar frio é aquecido para poder absorver a humidade da roupa e, de seguida, é novamente arrefecido, passando a humidade para o depósito de condensação. O ar seco e frio resultante é novamente aquecido, fechando desta forma o circuito de ar.

Esse depósito de condensação é, regra geral, uma gaveta — aqui está a origem da nomenclatura popular — que tem de ser despejada de quando em vez, exceção feita a alguns modelos que também têm tubagem com ligação ao exterior para extração da água da condensação.

 

Vantagens

As máquinas de secar roupa de condensação são muito práticas, porque não precisam de condições especiais no local onde são instaladas: podem ficar praticamente em qualquer lado, desde que tenha uma tomada elétrica por perto. Esta é a sua principal vantagem.

A água da condensação que fica acumulada no reservatório pode ser reaproveitada, por exemplo, para regar as plantas. No entanto, é necessário despejar a água de pouco em pouco tempo (a cada 2 ou 3 secagens, dependendo do modelo), o que pode tornar-se aborrecido. Se se esquecer e o reservatório ficar cheio, processo de secagem é interrompido.

Estas máquinas de condensação usam temperaturas inferiores às de exaustão, o que faz com que os consumidores que não estão habituados se queixem de que as roupas saem da máquina sem aquela sensação quente. No entanto, isso é uma boa notícia para os seus tecidos, uma vez que temperaturas mais baixas são mais gentis com as suas roupas. Menos calor resulta em menos danos nos tecidos.

Outra boa notícia é que estes eletrodomésticos precisam de menos manutenção. Com exceção de ter de esvaziar a tal “gaveta”, não precisa de limpar a abertura da máquina com tanta frequência como se fosse de exaustão. É recomendável que o faça a cada 3 meses.

Saiba que se dobrar as peças de roupa imediatamente após o término do programa de secagem, muitas das peças nem precisarão de ser passadas a ferro, o que contribui para uma poupança significativa de energia.

Deve sempre ter em atenção as indicações de utilização do fabricante, nomeadamente o peso que deve introduzir na sua máquina de secar roupa com condensação, de modo a garantir os melhores resultados.

A utilização de máquinas de secar roupa de condensação é realmente muito prática, uma vez que não são necessárias obras, nem janelas abertas, permitindo assim uma instalação rápida e cómoda.

[sc name=”assina”]