As melhores apps de ilustração para iniciantes

As melhores apps de ilustração para iniciantes

Não há nada como desenhar no papel com as tradicionais canetas, lápis ou pincéis. No entanto, quando se engana numa linha que ficou torta ou numa cor que saiu do contorno, o famoso command+Z está lá para o ajudar. Neste artigo damos-lhe 6 sugestões de apps de ilustração para tablets.

Com as melhores aplicações móveis de ilustração, é possível poupar muito tempo e esforço a corrigir erros durante o seu processo de criação. Quer goste de criar obras artísticas ou o mundo da ilustração inspira-o a retratar a realidade, existem apps para todos os gostos. Vamos conhecer algumas!

 

Apps de ilustração para todos os gostos

Uma coisa é certa: a ilustração em papel, apesar de todas as vantagens que traz consigo, acaba por ser mais desorganizada, já que implica utilizar vários materiais artísticos como o papel, os lápis e as afias, as tintas e os pincéis molhados e sujos.

Por isso, se não quer ter o trabalho de instalar a sua secção de criação e limpá-la de cada vez que quer ser criativo, a ilustração digital é o caminho a seguir. De facto, existem já dispositivos bastante aprimorados de ilustração — as mesas digitalizadoras — que lhe conferem um elevado nível de precisão nos seus trabalhos e o podem ajudar a evoluir.

Contudo, existem outras opções igualmente prazerosas e que o podem inspirar a criar mais e melhor, como é o caso dos tablets, onde pode instalar aplicações de ilustração. Existem várias opções que se podem adequar mais ou menos ao seu estilo de trabalhos.

Algumas aplicações são pagas e outras são gratuitas. Dependendo se se trata de um hobby ou de um percurso profissional futuro, poderá querer considerar as suas alternativas e o investimento que quer ter com estas aplicações. São elas:

[su_dropcap class=”dropcap”]1[/su_dropcap] Procreate

O Procreate é uma app de ilustração desenhada para dispositivos iOS, possibilitando a criação de desenhos digitais, utilizando um layout multi-camada. Permite fazer ilustrações e animações nos seus trabalhos, oferecendo a opção de facilmente exportar os ficheiros para outros dispositivos para continuação dos demais projetos que tenha em espera.

Esta app é paga (10,99€), mas consiste numa única compra — o que significa que uma vez que faz o pagamento, terá acesso a ela para a vida. Oferece imensos tutoriais acerca de como utilizar a app e existem inúmeros presets de pincéis que já vêm instalados.

[su_dropcap class=”dropcap”]2[/su_dropcap] Adobe Photoshop Sketch

Esta é uma app de desenho testada e comprovada. Como qualquer outro programa ou aplicação da famosa empresa Adobe, o Photoshop Sketch apresenta uma interface limpa e simples. O painel de pincel à esquerda e as ferramentas de design minimalistas à direita oferecem um grande ecrã digital para pintar sem limites e dar asas à imaginação.

Projetado para artistas que procuram adicionar um componente digital ao seu trabalho, esta app concentra-se em ferramentas claras e simples que permitem ao criador fazer o que faz melhor — criar! Se ainda se está a estrear no mundo da ilustração digital, esta poderá ser uma boa opção para começar esta caminhada criativa.

Funciona de maneira semelhante ao layout do Photoshop com pincéis, mas com recursos sensíveis à pressão. É gratuita para utilizadores de iPad ou Android, mas deve ser usado como parte da família de aplicações da Adobe, e deve ter uma ID Adobe para usufruir dela.

[su_dropcap class=”dropcap”]3[/su_dropcap] Adobe Illustrator Draw

Esta app é destinada a designers gráficos já integrados na família Adobe, já que se torna extremamente fácil transferir um trabalho feito no iPad, através do Adobe Illustrator Draw, para um arquivo aberto do Illustrator, através das Bibliotecas CC.

A app é cuidadosamente projetada através de uma abordagem simples da app Adobe Photoshop Sketch, embora inicialmente possa ser complicado perceber como esta funciona, para aqueles que não estão familiarizados com software de design.

Esta aplicação é gratuita e apresenta uma plataforma poderosa de tutoriais e de envolvimento da comunidade, estando disponível para todos os utilizadores com níveis diferentes de experiência. É destinada à produção de gráficos vetoriais com personalização para pincéis, misturando facilmente fotografias com diferentes layers de desenho.

[su_dropcap class=”dropcap”]4[/su_dropcap] Adobe Fresco

A aplicação Adobe Fresco é um pouco diferente das restantes apps, já que conta com pincéis dinâmicos que “sangram” pelo ecrã. Com este programa, pode criar gráficos vetoriais e utilizar efeitos de blending que criam efeitos de 3D.

Uma das vantagens da app é que facilmente poderá importar projetos para Photoshop, de forma a tornar o seu trabalho ainda melhor com ferramentas mais sofisticadas. No entanto, se a simplicidade é o objetivo final, a abordagem simplificada do Fresco permite que designers e ilustradores obtenham ideias sem se atrapalharem com outras ferramentas.

No fundo, trata-se de uma aplicação de desenho e pintura digital simples e otimizada, sendo ótima para iniciantes. Contudo, a versão gratuita estende-se apenas até aos 2GB de armazenamento e, à semelhança das apps da Adobe anteriormente faladas, é necessário possuir um ID da Adobe para poder usufruir dela.

[su_dropcap class=”dropcap”]5[/su_dropcap] Inspire Pro

A app Inspire Pro é uma ótima introdução à ilustração digital. O layout simples com que foi pensada e construída permite uma fácil navegação, oferecendo também muitas ferramentas excelentes para a criação de designers gráficos iniciantes ou simples apaixonados pelo mundo das artes.

Os tempos de renderização rápidos tornam esta app uma candidata a uma das melhores aplicações de desenho que existem atualmente na App Store. O foco da mesma está no desenho e na pintura, sendo a ferramenta ideal para alcançar e aprender os fundamentos básicos do desenho digital.

A app não é tão poderosa em comparação com as outras apps de desenho, mas possui muitas opções de blending com pincéis de alta qualidade pré-carregados, que também têm pinceladas de alta renderização. Custa 21,99€ para dispositivos iOS, mas consiste também numa compra única.

[su_dropcap class=”dropcap”]6[/su_dropcap] Assembly

Esta aplicação é definida como uma ferramenta de “Mobile Vector Design”. Vem equipada com conjuntos de ferramentas que consistem no sonho de qualquer designer gráfico ou ilustrador, tendo pacotes de formas integrados para fácil uso.

O layout limpo e simples da app Assembly faz maximizar o espaço do ecrã para uma criação fácil. Esta app de design tem uma comunidade crescente de criativos que utilizam esta ferramenta, para além de tutoriais divertidos para ajudá-lo a começar.

Funciona no iPhone ou iPad, pode ser flexível entre os dois dispositivos e promove a informação de não ser necessária nenhuma experiência prévia para a utilizar. Apresenta ferramentas mais aprimoradas em comparação com outras apps, incluindo a saída SVG vetorial e ferramentas de tipografia bastante úteis para tornar os projetos ainda mais ricos.

 

Vantagens e desvantagens da pintura digital

Desenhar pode ser uma importante atividade de distração e alívio do stress. Agora que já conhece algumas apps que foram especialmente desenhadas para o ajudar no percurso enquanto ilustrador profissional, vejamos quais são os pontos a favor e contra de apostar neste modo de desenhar.

Vantagens

No que toca às vantagens, podemos desde logo admitir que fazer ilustração digital é mais cómodo e prático, já que apenas precisa de dois objetos: o tablet ou mesa digitalizadora e a caneta. O mesmo não acontece com o desenho no papel, que implica comprar os materiais que acabam por ser dispendiosos e causam bastante sujidade e desarrumação.

Para além disso, a pintura digital permite-lhe explorar vias criativas com as quais por norma teria alguma prudência ao desenhar em papel, com o medo de gastar materiais desnecessariamente e sem saber se iria correr bem. Através das apps de ilustração, é extremamente fácil apagar uma ação que correu mal ou uma cor que não resultou.

Outra vantagem da utilização das aplicações de ilustração em dispositivos móveis é a facilidade de transferência de ficheiros e projetos criativos entre aplicações, de forma a enriquecer o resultado final com ferramentas que só existem em determinados programas de edição e animação — o que se torna impossível com o desenho em papel.

Desvantagens

No que toca às desvantagens, podemos dizer que a ilustração digital poderá ter alguns custos, já que algumas apps são pagas e os próprios equipamentos eletrónicos implicam um certo investimento inicial quando são adquiridos.

No entanto, poderão revelar-se uma compra com bastantes benefícios a longo-prazo, já que como sabemos os tablets são aparelhos multifuncionais e com elevada durabilidade ao longo do tempo. Não só permitem desenhar, como permitem trabalhar, ler, jogar, assistir a séries e filmes, realizar videochamadas e muito mais.

Por outro lado, criar desenhos e ilustrações no mundo digital retira-lhe a possibilidade de ver o seu trabalho exposto com o relevo natural das tintas presentes nos trabalhos, assim como as técnicas utilizadas durante o processo.

No entanto, a maior parte dos ilustradores digitais aproveitam as suas criações para utilização na web, tais como em websites, redes sociais, newsletters, vídeos dinâmicos e outros suportes digitais e interativos. Poderá sempre imprimir essas obras criativas com a máxima qualidade de resolução, caso seja essa a sua intenção.

 

Como pode ver, existem inúmeras vantagens em utilizar este modo de ilustração criativa para desenvolver as suas aptidões de desenho. A partir de um simples tablet e uma caneta, existem à sua disposição várias opções de apps de ilustração gratuitas e pagas que o podem ajudar a tornar-se num ilustrador profissional.

[sc name=”assina”]