Android 12: as novidades apresentadas pela Google durante a CES 2022

Android 12: as novidades apresentadas pela Google durante a CES 2022

O Android 12 irá trazer-nos um sistema ainda mais transversal entre dispositivos e reforçar o ecossistema Android. A Google apresentou novidades que vão muito para além dos smartphones —​ há integração de várias plataformas. O objetivo é só um: aprimorar a experiência do consumidor.

Os agregados familiares têm cada vez mais dispositivos eletrónicos em casa, uma evolução natural que acompanha o progresso. Não só queremos os equipamentos mais adequados à nossa situação, como pretendemos passar facilmente de um dispositivo para o outro ao longo do dia, sem ter de recomeçar uma tarefa vezes sem conta.

Tendo isso em consideração, o Android foi desenvolvido ao longo dos anos para suportar cada vez mais dispositivos, tais como smartwatches, tablets, televisores e até carros. Dentro do universo da Google existem computadores portáteis, auscultadores e colunas de som, dispositivos domésticos inteligentes e muito mais.

É nesse sentido que ambas as empresas unem esforços para introduzir formas mais simples e úteis de fazer com que os dispositivos, a partir do ecossistema do Android e para além dele, trabalhem melhor em conjunto.

Com o Android 12 já lançado e a ser distribuído para várias plataformas, a Google aproveitou a CES 2022 para revelar todas as melhorias preparadas para este sistema operativo nos próximos meses.

 

O ecossistema do Android 12

Configuração rápida de novos equipamentos

O entusiasmo de adquirir um novo equipamento é muitas vezes rapidamente eclipsado pelo processo de configuração e iniciação. Este é um dos aspetos que a Google está a trabalhar.

A funcionalidade Fast Pair já ajudou os utilizadores a ligar os seus smartphones Android a acessórios Bluetooth mais de 100 milhões de vezes. Isto permite a configuração instantânea e o emparelhamento de dispositivos, criando a aplicação correspondente para instalação e transferindo as credenciais Google.

Agora, pretende-se continuar a desenvolver esta funcionalidade para que conecte instantaneamente todos os dispositivos da tua vida.

Já num futuro próximo, quando ligares fones Fast Pair a um Chromebook​, este irá detetá-los automaticamente e emparelhar com um único clique. Nos próximos meses, poderás assim configurar os teus fones à tua TV Google ou Android TV OS​.​​

Bloquear e desbloquear dispositivos​

Atualmente já podes usar o teu smartphone Android para desbloquear ​o Chromebook, para que possas usá-lo sem atrasos. Nos próximos meses, o Android 12 vai tornar possível esta funcionalidade no smartwatch com sistema operativo Wear, para que possas desbloquear e aceder instantaneamente ao telemóvel ou ao tablet Chromebook e Android quando estiveres perto — e usando apenas o relógio ​inteligente.

Agora também já podes usar um telemóvel Samsung ou Pixel​ compatível com uma chave digital para bloquear, desbloquear e ligar os teus veículos BMW​​​ (que suportem a funcionalidade). A partir do final deste ano, usando os smartphones com tecnologia Ultra Wideband (UWB), não terás sequer de tirar o telemóvel do bolso para o utilizar como chave do carro. Até poderás partilhar a chave do carro de forma segura e remota com amigos e familiares.

Para além disso, a Google está a trabalhar para levar as chaves digitais de carro a mais smartphones Android ​e veículos no final deste ano.​

Completar tarefas e partilhar ficheiros entre dispositivos​

As experiências visuais e sonoras só podem ser aprimoradas se os equipamentos souberem instintivamente quais é que pretendes usar e quando.

Assim, neste Android 12, a Google pretende incorporar uma tecnologia para auscultadores com Bluetooth​ que lhes permitirá mudar automaticamente o áudio para qualquer dispositivo que estejas a ouvir. ​

Ou seja, se estiveres a usar fones para ver um filme num tablet Android e receberes uma chamada, o filme fará uma pausa e o áudio dos auscultadores mudará automaticamente para o teu smartphone Android e depois voltará a mudar para o filme quando a chamada tiver terminado. Estas características estarão disponíveis nos próximos meses nos auscultadores suportados.

Facilitar a movimentação e gestão de conteúdo através de qualquer dispositivo​ é outra tarefa em que a Google está a trabalhar. Com o Chromecast incorporado, o smartphone Android já permite partilhar vídeos para ecrãs e televisões, bem como conteúdos áudio.

Ainda este ano, se estiveres a trabalhar no teu Chromebook e o smartphone estiver fora de alcance (como por exemplo a carregar numa divisão diferente), poderás manter-te em contacto acedendo a aplicações de chat do teu telemóvel diretamente a partir do Chromebook —​ sem necessidade de as instalar neste último.​

Hoje, com o Android 12 podes usar comandos de voz enquanto conduzes para fechar a porta da garagem, desligar as luzes da cozinha, desligar o termóstato ou verificar se trancaste a porta da frente. ​

Em breve, poderás pedir ajuda ao Google​ ainda antes de saíres de casa. Com ações à distância, podes usar a tua voz para acionar o aquecimento ou ar condicionado do carro, trancar e destrancar as portas, ou obter informações (como a quantidade de bateria que resta) em todos os dispositivos com assistente Google.​

 

Seja no presente ou no futuro, a Google continua a investir em formas de tornar os dispositivos mais úteis e intuitivos, fazendo-os trabalhar melhor em conjunto em favor do utilizador. O Android 12 é mais um passo em frente nesta evolução.

[sc name=”assina”]​