Andar de bicicleta elétrica contra o vento — não é assim tão complicado

Andar de bicicleta elétrica contra o vento — não é assim tão complicado

O vento pode ser um dos maiores inimigos dos ciclistas. Se opta por uma bicicleta elétrica para se deslocar nos meses mais frios, siga estas dicas para saber lidar com os dias ventosos. Acima de tudo, é importante não desanimar!

Quem usa uma bicicleta elétrica para se deslocar com frequência, enfrenta o Inverno com alguma apreensão. As temperaturas mais frias, a chuva e o vento não facilitam a vida de quem se expõe às condições meteorológicas.

[sc name=”VP” url=”https://www.radiopopular.pt/categoria/bicicletas-e-motas-eletricas/?utm_source=RPT” ]

Há várias dicas que pode seguir para andar de e-bike durante o Inverno, mas pode seguir algumas mais específicas para saber lidar com o vento.

 

Como andar de bicicleta elétrica em dias ventosos

Baixe o tronco

A postura normal em que costuma andar de bicicleta elétrica pode não ser a mais adequada nos dias em que o vento parece querer fazê-lo levantar voo. Um dos fatores mais importantes para se pedalar confortavelmente nesses dias é a posição.

Assim, para facilitar a sua circulação deverá apostar numa posição mais aerodinâmica: segure a parte de cima do guiador com os braços a 90 graus e baixe-se, quase como os ciclistas de competição. Não é por acaso que os atletas profissionais se posicionam desta forma, é aquela que lhes permite chegar mais longe utilizando o menor esforço físico.

Use a mudança mais adequada

Pedalar contra o vento será o equivalente em termos de esforço a subir terreno íngreme. Assim sendo, não seja demasiado exigente consigo mesmo e diminua uma mudança ou duas para manter um ritmo estável e mais agradável.

Poderá ter que pedalar um pouco mais para chegar mais longe, mas em compensação estará a aplicar apenas a energia necessária para atingir o seu objetivo.

Planeie o caminho com antecedência

Os imprevistos acontecem sempre, mas alguma preparação pode fazer a diferença e facilitar a sua viagem. Verifique a previsão do tempo e se averiguar que se antecipam dias ventosos, o melhor a fazer é redefinir o seu trajeto por locais de menor altitude, onde o vento não seja tão forte.

Andar de bicicleta elétrica contra o vento — não é assim tão complicado

Locais com árvores, prédios altos ou muros são um bom exemplo de infraestruturas que o protegem da força do vento. Faça do planeamento antecipado um hábito na sua rotina e poderá evitar possíveis contratempos.

Mantenha uma atitude positiva

O vento é um grande aborrecimento? Sim, é verdade, mas não tem de ser mais do que isso. Encare este obstáculo apenas como uma chatice com a qual é necessário lidar para seguir em frente. Afinal, ninguém conquista um objetivo com uma atitude pessimista!

Em vez de lutar contra o vento, tente pedalar na mesma direção — se isso for possível. Caso contrário, pense que andar de bicicleta elétrica com estas condições climatéricas lhe dará um grande treino de resistência, preparando-o para todos os cenários possíveis. Algum exercício físico é ótimo para a saúde.

Experimente pedalar em grupo

Ainda neste sentido de manter uma atitude positiva, pode recorrer à ajuda de outros colegas ciclistas para elevar o seu ânimo. Algumas atividades são bem mais apetecíveis quando feitas em grupo.

Se optar por andar em grupo, é importante que os ciclistas da frente vão trocando ocasionalmente de posição com outros, de forma a distribuir o esforço.

Deve, já agora, ter cuidado para não se colocar exatamente atrás do ciclista que está na sua frente, mas ligeiramente ao lado do mesmo, de forma a diminuir as probabilidades de não chocar com a sua roda da frente na roda de trás do colega.

[sc name=”assina”]