Ainda em teletrabalho? Dicas para trabalhar com novo ânimo

O regime de teletrabalho pode já ter acabado para alguns, mas muitas empresas optam por regimes mais flexíveis e muitas pessoas continuam a trabalhar a partir de casa. Caso este seja o seu caso, saiba as vantagens de continuar a trabalhar a partir de casa e formas dar outro ânimo ao seu trabalho no conforto do lar.

Pensamos ser unânime admitir que ninguém esperava o que o ano 2020 nos iria trazer… mas há que tirar partido de cada situação, por pior que seja! Se vai continuar a trabalhar em regime de teletrabalho, damos-lhe algumas dicas para não desesperar, aproveitar este período e animar o seu espaço para uma melhor concentração diária.

 

As vantagens de trabalhar em casa

Depois de vários meses fechados em casa, a ânsia de voltar à rotina começa a surgir. Mas se faz parte do grupo de pessoas que vai continuar a trabalhar a partir de casa, saiba que existem muitos benefícios em ficar mais por casa que não está a considerar.

Já parou para pensar nos hábitos menos bons que deixou e no que aprendeu? Em primeiro lugar, aprender a levar as coisas mais com calma deve ser uma importante lição a retirar deste período de confinamento. Em casa, pode organizar a sua rotina, os seus afazeres e o planeamento de tarefas de trabalho do modo que melhor lhe convier.

Exercitar o seu corpo também é uma importante vantagem de passar mais tempo em casa. Passar 8h diárias fechado num escritório não só é limitador e o tempo parece que não passa, como o inibe de se movimentar e acelerar um pouco o seu ritmo cardíaco com uma boa dose de exercício físico, vital para a sua saúde e bem-estar mental.

Por outro lado, o facto de tirar tempo para si e para os seus, aproveitar mais a companhia uns dos outros e realizar atividades divertidas em família — e até sozinho — deve ser valorizado.

 

Formas de animar o seu espaço de teletrabalho

Mas por vezes precisamos de fazer uma atualização ao espaço que nos rodeia para nos transmitir uma sensação mais motivadora para enfrentar os desafios do dia-a-dia. Por isso, deixamos-lhe algumas sugestões que podem ser úteis para aumentar a sua produtividade e enriquecer os seus projetos na comodidade do lar.

 

Da planificação à ação: a importância das agendas

Existem dois tipos de pessoas: os fanáticos da planificação e os típicos desorganizados, que se deixam levar pela corrente. Se faz parte do primeiro grupo ou se se quer tornar mais organizado/a e gerir as suas tarefas de forma a ser mais produtivo/a, então este ponto é ideal para si!

Ter um mapa mental das tarefas e eventos próximos a organizar para o trabalho muitas vezes não chega – todos temos os nossos esquecimentos por muita boa memória que possamos ter. Daí a importância de ter um planificador, onde poderá expor todas suas tarefas ou atividades a realizar nas semanas e até meses que se seguem.

Os planificadores físicos (em formato caderno) são práticos e simples de usar e podem ser uma valiosa ajuda para organizar e decidir o que fazer primeiro.

Já os planificadores ou calendários digitais com vista mensal são a melhor opção para pessoas que querem sincronizar todos os seus dados, tarefas e eventos próximos em todos os dispositivos (desde o computador ao tablet, smartphone ou até relógio digital).

Alguns websites como o Pinterest disponibilizam templates grátis de organizadores, mas poderá também optar pelo Calendário da Apple (se usar o iOS) ou o Calendário da Google, onde poderá personalizar as suas tarefas com cores e horários ao longo dos dias.

Organize o seu espaço: cada coisa em seu lugar!

Para além de escolher o sítio certo para se instalar e trabalhar sem ruídos ou interrupções, há que pensar em soluções mais práticas e cómodas para que os seus projetos, folhas, papéis e outros equipamentos não se acumulem por toda a parte.

Se trabalha melhor com objetos físicos (e prefere imprimir os papéis em vez de lê-los no ecrã, ainda que não seja a solução mais ecológica!), opte por comprar, se já não tiver, capas, dossiers, micas ou pastas organizadoras, onde pode armazenar todos os seus ficheiros mais importantes sem ter que remexer em tudo para encontrar o que procura.

A utilização de outros materiais de escritório tais como post-its, clips, furadores, agrafadores e outros instrumentos devem ser todos guardados em caixas de arrumação ou gavetas específicas, estando devidamente identificadas para saber onde está cada material.

Por outro lado, se trabalha com materiais de escritório e equipamentos digitais tais como computadores, monitores, tablets, máquinas fotográficas, ou os inúmeros cabos que todo este trabalho mais tecnológico implica, optar por atribuir sítios específicos às coisas traz uma sensação de maior organização e clareza aos espaços.

À semelhança do material de escritório, também equipamentos digitais como câmaras, objetivas, discos externos, cabos diversos, ratos de computador, microfones, calculadoras, tinteiros para a impressora, pens USB e outros objetos importantes para o seu trabalho devem ser guardados em caixas organizadores é fundamental para não os perder de vista.

Invista na melhor tecnologia para o seu trabalho

Agora que provavelmente utiliza muito mais a Internet de sua casa e está constantemente ligado à wi-fi, não será mal pensado fazer o upgrade do seu router para uma ligação mais potente e rapidez de transmissão de dados. Alguns routers são tão potentes que permitem-lhe ser mais produtivo e aumentar a sua eficiência no trabalho.

Se trabalha a partir de casa, a sua empresa pode-lhe ter concedido equipamentos tecnológicos para trabalhar. Mas caso não o tenha feito e os seus equipamentos informáticos não estejam à altura que o seu trabalho necessita, talvez não será má ideia apostar em dispositivos com maior durabilidade e resposta.

Apostar em computadores mais potentes (com um processador melhor), com melhor qualidade de ecrã (com placas gráficas melhores) ou mais armazenamento — porque mais memória nunca é demais —, podem ser soluções que lhe vão tornar o seu trabalho mais fácil e, de certa forma, minimizar os efeitos de mais algum tempo em teletrabalho.

De forma a garantir algum ânimo aos seus dias e ultrapassar a monotonia de não sair para trabalhar e ver pessoas novas, utilizar equipamentos como colunas de som pode ser uma ótima forma de trazer alguma alegria aos seus ouvidos enquanto pensa no próximo deadline.

Saiba que não é o único nesta situação. Trabalhar a partir de casa pode ser aborrecido, mas com soluções à medida é possível retirar alguma positividade de tudo isto — enquanto isso, aproveite o seu trabalho em casa!

[sc name=”assina”]